Como eu uso CORES VIBRANTES na decoração

Oii gente!!!! Boooom Diaaaaa!!!
Diferente de tendências de decoração, eu acredito que o uso de CORES em um projeto é MUITO IMPORTANTE! Elas personalizam, podem dar VIDA a decoração e despertar SENSAÇÕES.
Por isso nós, profissionais que trabalhamos com cores, precisamos saber de que forma elas afetam as pessoas. Cada cor atua de uma diferente forma, o que irá implicar a mudança, será a ocasião. O amarelo, por exemplo, pode ter um efeito caloroso ou irritante, dependendo a forma e local onde for aplicado.
Neste quarto de bebê, aplicamos o amarelo de forma bem pontual, para complementar a neutralidade do cinza.
As cores nunca estão sozinhas, estão sempre cercadas de outras cores, cada efeito, cada composição é resultado de uma escolha. E tão importante quanto a cor predominante, são as combinações de cores, a criação de um “acorde cromático.”
As cores complementares são aquelas que mais contrastam entre si no círculo cromático, as cores complementares se encontram sempre uma diante da outra. Você sabia que todos os pares de cores complementares mistura­dos fornecem a mesma cor?! É um tom marrom acinzentado.
Podemos dividir as cores em cores quentes e cores frias e cores primárias e secundárias. As cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. Elas são consideradas como cores vibrantes, então para o uso delas na decoração é preciso ter cuidado, o ambiente pode ficar cansativo, visualmente, mas se as cores forem bem usadas, podem tornar o ambiente cheio de personalidade.
Você já pensou em decorar um ambiente fazendo uso de cores primárias (juntas)? Muitas vezes é uma questão de achar o tom certo de cada cor.
Já as cores secundarias são aquelas que são criadas a partir da mistura das cores primárias, o roxo, o verde e o laranja.

E as cores quentes? É o vermelho, o amarelo, o laranja e suas variações e tonalidades. Elas são cores que remetem ao sol, ao calor, ao fogo, a alegria, a descontração. Na decoração associamos bastante a sensação de aconchego e estímulo ao relacionamento entre pessoas. Quando precisamos esquentar e alegrar, visualmente, um ambiente devemos usar este grupo de cores. Por exemplo, o amarelo e laranja são ótimos em criar sensação de vitalidade, dinamismo e alegria, podem ser usados desde cozinhas a academias e locais de trabalho e estudo também, além serem estimulantes de energia física estimulam mentalmente também.

As frias são o azul, o verde, o roxo e suas variações e tonalidades. São cores que remetem a água, ao gelo, ao céu, arvores. Elas devem ser aplicadas em ambientes que necessitam de um sentimento de tranquilidade, organização, limpeza e paz. Por exemplo, em ambientes de usos como spas, centro de estéticas, salas de massoterapia, o uso de azuis, verdes e roxos são ótimos por causa da necessidade de estimulo a sensação de relaxamento e tranquilidade e consultórios e hospitais por causa da associação com organização e limpeza.

Eu acredito que uma forma ótima de usar cores vibrantes ou fortes, em um ambiente, é colocando naqueles itens de decoração que é mais fácil de trocar depois, como almofadas, luminárias decorativas, quadros e outros objetos. Você cria uma base neutra que irá durar uns bons anos (normalmente com a parte que tem um custo maior) e os demais itens podem ser trocados conforme a preferencia do cliente for mudando. E você? Faz uso de cores nos seus projetos?
Sabe onde você encontra mais conteúdos sobre CORES?! No nosso Guia de Decoração !!! Nós temos a versão em E-book dele, que você recebe o acesso dele logo após a compra e já sair lendo tudoooo!!!
Beijoooo e um ótimo final de semana a todos!!!!
Etiquetas: CORES, projeto