Diferente de tendências de decoração, eu acredito que o uso de cores em um projeto é MUITO IMPORTANTE! Elas personalizam, podem dar VIDA à decoração e despertam muitas sensações. Elas podem ampliar os espaços ou dar a impressão de que um ambiente é menor e com pouca profundidade.

Por isso nós, profissionais que trabalhamos com as cores, precisamos saber de que forma elas afetam as pessoas. Cada cor atua de uma diferente forma, o que vai implicar na mudança será a intenção com que ela é usada.

O amarelo, por exemplo, pode ter um efeito caloroso ou irritante, dependendo da forma e do local onde ele for aplicado.

Observe a imagem de um projeto de quarto de bebê da ArqExpress:

Projeto de Quarto de Bebê - ArqExpress

Aqui aplicamos o amarelo de forma bem pontual, para complementar a neutralidade do cinza (perceba que o amarelo funciona como um ponto de cor).

Neste outro texto eu falo um pouco mais sobre a psicologia das cores na decoração.

Existe alguma regra?

Eu penso que quanto mais a gente faz, mais a gente aprende! Importante lembrar que as cores nunca estão sozinhas, elas estão sempre cercadas de outras cores. Por isso, cada efeito, cada composição é o resultado de uma escolha e o desafio do profissional é se preparar ao máximo para compartilhar suas percepções e gerar o melhor resultado possível no ambiente.

Tão importante quanto a cor predominante é a combinação de cores, a criação de um “acorde cromático.” A seguir vamos falar mais sobre as cores e as possibilidades de combinações.

Cores complementares

São as que mais contrastam entre si no círculo cromático e se encontram sempre uma diante da outra. Você sabia que todos os pares de cores complementares misturados resultam em uma mesma cor? É um tom marrom acinzentado.

Podemos dividir as cores em quentes e frias, primárias e secundárias.

Círculo Cromático

Cores primárias

São as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. São consideradas cores vibrantes, então, para o uso delas na decoração é preciso ter cuidado!

Se usadas da forma errada podem deixar o ambiente cansativo visualmente. Mas, se bem utilizadas, deixam o ambiente cheio de personalidade!

Projeto de Sala de Estar - ArqExpress

Você já pensou em decorar um ambiente fazendo uso das cores primárias (juntas)? Sim, é possível incluir cores primárias no seu projeto! Muitas vezes é uma questão de achar o tom certo de cada uma delas.

Cores secundárias

São aquelas criadas a partir da mistura de duas cores primárias, resultando no roxo (através da mistura do vermelho e do azul), verde (através da mistura do azul e do amarelo) e laranja (através da mistura do amarelo e do vermelho). No círculo cromático elas estão localizadas entre as cores primárias.

Cores terciárias

Localizadas entre as cores primárias e as cores secundárias no círculo cromático, as cores terciárias nascem da combinação das primárias com secundárias, resultando no amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-violeta, vermelho-alaranjado e vermelho-violeta.

Projeto de Dormitório - ArqExpress

Cores quentes

São o vermelho, o amarelo, o laranja e suas variações e tonalidades. Elas são cores que remetem ao sol, ao calor, ao fogo, a alegria e descontração.

Na decoração associamos bastante à sensação de aconchego e ao estímulo do relacionamento entre pessoas. Quando precisamos esquentar e alegrar visualmente um ambiente, indico usar este grupo de cores.

Por exemplo: amarelo e laranja são cores ótimas para criar a sensação de vitalidade, dinamismo e alegria. São cores que podem ser usadas em cozinhas, academias, locais de trabalho e de estudo.

Além delas estimularem a energia física, estimulam a energia mental também.

Cores frias

São o azul, o verde, o roxo e suas variações e tonalidades. São cores que remetem à água, ao gelo, ao céu, às árvores.

Elas devem ser aplicadas em ambientes que necessitam de um sentimento de tranquilidade, organização, limpeza e paz.

Por exemplo: SPAs, centro de estéticas, salas de massoterapia... O uso de azul, verde ou roxo é ótimo para levar à sensação de relaxamento e tranquilidade em consultórios e hospitais justamente por causa da associação com organização e limpeza.

E como incluir as cores vibrantes na decoração?

Eu acredito que uma ótima forma de incluir cores vibrantes ou fortes em um ambiente é colocando-as em itens de decoração que são mais fáceis de trocar, como almofadas, luminárias decorativas, quadros e outros objetos.

Neste post eu dou 5 Ideias Para Você Usar Cores Vibrantes Na Decoração. Confira!

Enfim, você cria uma base neutra que vai durar uns bons anos e os demais itens podem ser trocados conforme a preferência do cliente for mudando. Pode ter certeza de que ele vai te agradecer por isso!

E você? Faz uso de cores nos seus projetos?

Se você quiser encontrar estas e muuuuuuuuitas outras informações sobre proporção, equilíbrio, percepção & harmonia, percepção visual, aplicação de cores, processo criativo, programa de necessidades, materialidade, layout, iluminação, como organizar e como transformar, confere o nosso E-Book de Decoração!

Garantindo o seu, você recebe o acesso imediatamente após a compra para já sair lendo e aplicando tudo o que aprendeu!!!

Beijos e até depois,

Rê.