Você sabia que cada cor tem um efeito diferente no nosso sistema nervoso? Há anos o marketing usa a psicologia das cores para construir estratégias realmente efetivas e que impactam positivamente na maneira como os consumidores pensam nas marcas.

No entanto, esse conhecimento pode ter uma aplicação um pouco mais cotidiana: a psicologia das cores pode ser usada também na decoração de diferentes espaços da casa. Dessa maneira ela impacta diretamente no nosso humor, concentração, vontade de trabalhar e muito mais.

Para entender um pouco melhor como as cores influenciam o ambiente em que nós estamos e quais combinações podem ajudar a sua decoração, basta continuar lendo este conteúdo!

Como as cores influenciam o ambiente?

A psicologia das cores está focada em determinar quais impactos determinadas cores podem ter nas pessoas, dependendo da maneira e do ambiente onde elas são colocadas. Afinal, a roda cromática pode ajudar a intensificar emoções, acalmar os nervos, aumentar o foco e muito mais.

círculo cromático

E por falar em emoções, quer saber como eu uso as cores vibrantes na decoração e como aplicar estas cores da melhor forma? Então clica nesse link para a sua próxima leitura!

Estudos comprovam que nem todas as pessoas reagem da mesma maneira às cores. Isso tem a ver com o contexto em que essa cor está inserida para cada um, além de simbologias que podem estar vinculadas a ela. Para uma pessoa, o amarelo pode lembrar doença ou apatia; para outra, pode significar luz e alegria.

No ambiente doméstico as cores têm uma influência ainda maior, já que são usadas para compor a decoração. No design de interiores elas desempenham uma função que vai além da estética, podendo mudar completamente o espaço.

Abaixo eu separei alguns significados comuns para as principais cores do círculo cromático. Confira:

Azul

O azul é considerado uma cor calmante, com frequência associada à tranquilidade e à passividade. Sendo assim ela é ideal para ambientes em que a pessoa pretende relaxar, como a sala e o quarto.

Mas é preciso estar atento! O excesso de azul causa a sensação de esfriamento no ambiente, enquanto o uso de azul com suas cores opostas — o vermelho, o amarelo etc. — pode ajudar a aumentar a concentração.

Roxo

O roxo é, tradicionalmente, uma cor dramática e que passa a sensação de um ambiente mais sofisticado, principalmente quando combinada com outras cores claras, como o branco.

Também costuma ser uma cor muito associada ao equilíbrio e à espiritualidade. Ela combina bem com outras cores, como o azul, o verde e o amarelo.

Rosa

Pensada principalmente como uma cor ligada à feminilidade e à ingenuidade, o rosa passa a sensação de ambientes delicados, quando usado em tons claros. Nesses cenários vale combiná-la com outras cores frias, como o azul e o lilás, que ajudam a criar a sensação de aconchego.

Já em tons mais escuros o rosa pode ser combinado com cores mais quentes, reforçando a sensação de conforto e calor. Por ser uma cor próxima do roxo, ela também é usada em ambientes em que a espiritualidade vai ser estimulada, como salas de meditação.

Vermelho

O vermelho é, como sabemos, a cor da paixão. Por isso ela está ligada ao aumento de entusiasmo e energia.

Pode afetar positivamente o humor quando combinada com outras cores que passam a sensação de conforto, mas em excesso pode gerar incômodo e agitação excessiva — não recomendo usar em quartos. Quando combinada com o dourado e o amarelo, estimula o apetite.

Laranja

O laranja é a cor associada à comunicação e ao calor, aumentando o entusiasmo e estimulando o apetite. Em tons mais claros pode ser positiva para o estímulo da criatividade e da curiosidade. Em tons mais escuros, gera a sensação de insegurança.

Por ser um tom quente o laranja também pode ser responsável pela sensação de aconchego e conforto. Pense, por exemplo, em tons outonais, que remetem ao calor e ao espaço interno. Ela também pode ser usada com o azul para criar a sensação de um ambiente acolhedor.

Amarelo

O amarelo é uma cor frequentemente ligada à energia, à luz e ao calor. Afinal o sol é amarelo — e é principalmente a sua imagem que nos vêm à mente! Desta forma ela é uma cor quente e expansiva, que ajuda na criatividade e no raciocínio.

Quando associada a tons claros, como o branco, ela pode gerar a sensação de instabilidade. No entanto, tons muito escuros de amarelo também geram sentimentos negativos, como o pessimismo. Minha dica é usá-la em ambientes de pouca luz e, de preferência, onde acontece estudo e trabalho.

Verde

Por fim, o verde é uma cor que remete à natureza e está associada à sensação de tranquilidade e frescor. Também conhecida como a cor do equilíbrio, seu uso é muito comum em ambientes de atividades como a yoga, a meditação e a massagem.

Não indico que ele apareça sozinho na decoração dos ambientes. Isso porque pode dar a sensação de monotonia. Se usado em tons escuros, estimula a afetuosidade; em tons claros, o relaxamento.

Como combinar cores na decoração?

Agora que você já conhece os efeitos das principais cores na decoração de seus ambientes, fica muito mais fácil aprender a combiná-las, não é?

Além de definir qual sensação você deseja passar, outras dicas que podem te ajudar a combinar cores na decoração são:

  • Seguir o círculo cromático e se basear em cores opostas e cores complementares. Elas ajudam a criar um ambiente mais harmônico, pois tendem a combinar entre si;
  • Levar em consideração a iluminação (natural ou não) do ambiente, focando em tons que realçam a sensação de ambientes mais frios ou mais quentes.

Quando usar estampas, leve em consideração as cores presentes nela, desta forma você consegue manter uma paleta harmônica (para não ter erro, determine a estampa mãe, identifique as cores dela, faça uma família de cores compatíveis, misture padronagens e evite texturas muito diferentes nas superfícies).

como usar a psicologia das cores

Gostou das dicas da dica do dia de hoje?

Então confere agora mesmo o e-book do meu Guia de Decoração! Nele você vai encontrar uma série de informações sobre proporção, equilíbrio, aplicação de cores, processo criativo, como organizar e como transformar!

Beijos e até depois,
Rê.