Você acaba de se formar, está com o diploma na mão, mas já pensou em qual nicho você vai querer trabalhar? Com qual deles você se identifica mais? Hoje a arquitetura te oferece milhares de possibilidades!

Tem gente que está nichada na arquitetura de luxo (ou na decoração de luxo), tem gente que optou pela arquitetura comercial (fazendo somente lojas), tem gente que se especializou somente em quartos de bebê...

Projeto Quarto de Bebê ArqExpress

Existe uma grande possibilidade de você se apaixonar por um, entre todos os nichos e, o meu conselho para você que ainda não se encontrou na profissão, é experimentar para entender como cada um deles funciona! Pense em algo que você gosta de fazer, que você se identifique e vá para a ação!

Se você tiver a chance de trabalhar em algum lugar, vá (mesmo que você não ganhe muito por isso, mas você vai ganhar experiência, bagagem, repertório).

Teste um projeto na sua casa, ofereça para os amigos, experimente, faça um projeto de graça se precisar, pode ter certeza de que vale muito a pena porque vai te ajudar a aprender, a entender melhor o público, suas expectativas e dificuldades!

- Renata, isso vai mesmo me ajudar a descobrir com qual nicho eu me identifico?

Claro que sim! Comece olhando a sua volta (principalmente com a família, amigos) e tente perceber se existe alguma possibilidade de negócio.

Olhe em volta

Quer um exemplo? No início da pandemia muitas pessoas se viram com a necessidade de montar um home office para se adequar à nova realidade.

A mesa da sala e a iluminação usada nela, que tinham sido projetadas para outra finalidade, já não atendiam as horas e horas seguidas do trabalho remoto (o que antes servia para uso eventual, passou a ser um local fixo para trabalhar).

O mesmo aconteceu em relação ao espaço de estudos dedicado às crianças. Uma coisa era fazer as tarefas e estudar por algumas poucas horas, outra era ter de acompanhar todas as aulas em um espaço inadequado. E o que acontecia por conta desse improviso? Dores nas costas, nas pernas, dores de cabeça por causa da iluminação incorreta...

A necessidade do home office e da mesa de estudos ficou muito clara para todas as pessoas tempos depois, mas para conseguir identificar em que nicho você pode se encaixar a regra é a mesma: observe, pergunte, converse!

Para encontrar o nicho correto de mercado você precisa, antes de tudo, entender o que acha que pode fazer diferente do que já está sendo feito pelos seus concorrentes. Existe alguma falha no processo deles que você conseguiu perceber? Que tipo de entregas fazem parte do escopo da concorrência? Saber disso já é um ponto a seu favor!

Quer saber como apresentamos os projetos na Arqexpress? Neste texto eu te conto!

Tentativas

Pense nos diversos segmentos e possibilidades, pense também no tipo de projeto que você gosta de fazer, qual o tipo de público que você mais gosta de trabalhar, quais as dores desse público, como você vai fazer para comunicar o seu trabalho (te digo por experiência própria que as redes sociais podem te ajudar muito com isso).

Agora que já falamos como você deve fazer para identificar as possibilidades que podem estar te rondando, vamos conferir algumas dicas de nicho de mercado em que você pode atuar:

Arquitetura cenográfica

A arquitetura cenográfica trabalha com a construção, reconstrução e transformação de ambientes em cenários para show, TV, eventos, filmes, teatro. Um projeto de arquitetura cenográfica inclui, além da decoração, a iluminação e a sonorização do espaço.

Docência e desenvolvimento de conteúdo educativo

É o que eu mais faço hoje, dedicando boa parte do meu tempo a ensinar e escrever os meus guias (e sou completamente apaixonada por isso)! Compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo dos anos de trabalho e ajudar os meus colegas de profissão a atingir melhores resultados, através dos métodos e práticas utilizados por mim e pelos meus colaboradores, me dá muito prazer!

Arquitetura corporativa

Ela é focada em criar ambientes profissionais que proporcionem bem-estar e produtividade aos funcionários nos espaços corporativos. Ela não se aplica somente aos escritórios, mas também é usada em shoppings, aeroportos, hospitais. A ideia deste nicho é potencializar a funcionalidade dos empreendimentos através de melhorias na ergonomia (tipo de cadeira, altura de mesa) e organização do negócio.

Arquitetura verde

A arquitetura verde, também conhecida como arquitetura sustentável ou ecoarquitetura, tem como o principal objetivo a criação de espaços onde as pessoas possam se conectar a natureza, projetando casas e prédios comerciais sustentáveis e que reduzam os impactos no meio ambiente através da economia dos recursos naturais. Como a sustentabilidade é uma pauta constante, este nicho está cada vez mais em alta.

Produção de Maquetes

Neste nicho o profissional vai criar maquetes físicas, de alta fidelidade, para diversos ramos de atuação. Elas devem ser idênticas ao projeto final, seguindo o padrão de coloração, texturas, mobiliário e suas dimensões (antes de escolher este nicho é preciso ter em mente que produzir uma maquete é representar o projeto de forma volumétrica, para uma melhor compreensão de como ele ficará materializado).

E qual deles eu escolho?

Aqui eu volto a dizer que, antes de optar por um deles, é preciso entender o que você gosta, o que você faz melhor! Escolher um nicho de mercado para trabalhar faz com que você otimize o seu tempo, uma vez que, conhecendo a fundo cada um dos processos, você vai conseguir executá-los de forma mais eficiente e estará pronta para bombar!

Quer mais uma dica sobre como escolher um nicho de mercado para atuar?
Você oferece serviço de consultoria online?
Ainda não?

Consultoria Online

O que é consultoria online

A Consultoria Online mudou a forma como as pessoas enxergam a nossa profissão! Isso porque ela é um serviço que tem um processo com princípio, meio e fim, o prazo de entrega é curto e o resultado é muito bom! Posso te afirmar isso com base na quantidade de clientes da minha empresa que contrataram esse serviço e voltaram para fazer outros espaços da casa (fora as indicações para amigos e família; cliente feliz é aquele que volta).

Quer aprender mais sobre isso? Então comece agora mesmo o meu “Curso Aprenda a Fazer Consultoria Online”, nele você vai ter acesso a todo o processo que eu uso na minha empresa e aprender tudo o que precisa saber para realizar uma consultoria! Vai desenvolver autoridade no relacionamento com seus clientes e ter melhores resultados em seus projetos! Faz o curso e depois me conta aqui, nos comentários!

Beijos e até depois,
Rê.