Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

Quem disse que arquitetura é uma coisa só? Encontre o seu nicho e seja feliz!

Quem disse que arquitetura é uma coisa só? Encontre o seu nicho e seja feliz!

| Renata Pocztaruk

Em qual nicho você quer trabalhar?

Vai me dizer que você nunca pensou nisso?

Hoje a arquitetura te oferece milhares de possibilidades!

Tem gente que está nichada na arquitetura de luxo (ou na decoração de luxo), tem gente que optou pela arquitetura comercial (fazendo somente lojas), tem gente que se especializou somente em quartos de bebê...

Existe uma grande possibilidade entre todos os nichos e, o meu conselho para você que ainda não se encontrou na profissão, é experimentar para entender como cada um deles funciona!

Pense em algo que você gosta de fazer, que você se identifique e vá para a ação!

Se você tiver a chance de trabalhar em algum lugar, vá (mesmo que você não ganhe muito por isso, mas você vai ganhar experiência).

Teste um projeto na sua casa, ofereça para os amigos, experimente, faça um projeto de graça se precisar, pode ter certeza de que vale muito a pena porque vai te ajudar a aprender!

Tudo isso para descobrir com qual nicho você se identifica!

Comece olhando a sua volta (família, amigos) e tente perceber se existe alguma possibilidade de negócio.

Quer um exemplo? No início da pandemia muitas pessoas se viram com a necessidade de montar um home-office para se adequar à nova realidade.

A mesa da sala e a iluminação usada nela, que tinham sido projetadas para outra finalidade, já não atendiam as horas e horas seguidas do trabalho remoto.

O mesmo aconteceu em relação ao espaço de estudos dedicado às crianças. Uma coisa era fazer as tarefas e estudar por algumas poucas horas, outra era ter de acompanhar todas as aulas em um espaço inadequado...

Viu só? É assim que você vai conseguir identificar: observando, perguntando, conversando!

Para encontrar o nicho correto de mercado você precisa, antes de tudo, entender o que acha que pode fazer diferente do que já está sendo feito pelos seus concorrentes. Existe alguma falha no processo deles que você conseguiu perceber? Isso já é um ponto a seu favor!

Pense nos diversos segmentos e possibilidades, o tipo de projeto que você gosta de fazer, o tipo de público que você mais gosta de trabalhar, quais as dores desse público, como vai fazer para comunicar o seu trabalho (as redes sociais podem te ajudar muito nisso).

Aqui vão algumas dicas de mercado em que você pode atuar: 

Arquitetura cenográfica

A arquitetura cenográfica trabalha com a construção, reconstrução e transformação de ambientes em cenários para show, TV, eventos, filmes teatro...

Docência e desenvolvimento de conteúdo educativo

É o que eu mais faço hoje, dedicando boa parte do meu tempo a ensinar (e sou completamente apaixonada por isso)! Compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo dos anos de trabalho e ajudar as pessoas a atingir melhores resultados me dá muito prazer!

Arquitetura corporativa

Ela é focada em criar ambientes profissionais que proporcionem bem-estar e produtividade aos funcionários dos ambientes corporativos.

Arquitetura verde

A arquitetura verde tem como o principal objetivo a criação de espaços onde as pessoas possam se conectar a natureza, projetando casas e prédios comerciais sustentáveis e que reduzam os impactos no meio ambiente através da economia dos recursos naturais.

Produção de Maquetes

Neste nicho o profissional vai criar maquetes físicas para diversos ramos de atuação. Elas devem ser idênticas ao projeto final, seguindo o padrão de coloração, texturas, mobiliário e suas dimensões.

Escolher um nicho de mercado para trabalhar faz com que você otimize o seu tempo, uma vez que, conhecendo a fundo cada um dos processos, você vai conseguir executá-los de forma mais eficiente e estará pronta para bombar!

Quer uma dica minha sobre nicho? Você oferece serviço de consultoria online? Não?

A Consultoria Online mudou a forma como as pessoas enxergam a nossa profissão! Isso porque ela é um serviço que tem um processo, o prazo de entrega é curto e o resultado é muito bom!

Quer aprender mais sobre ela? Então comece agora mesmo o meu “Curso Aprenda a Fazer Consultoria Online”, uma grande chance para ganhar dinheiro fazendo o que você gosta e, se você souber cultivar o seu cliente, vai te render muitos frutos!

Beijos e até depois,

Rê.

Deixe um comentário