A televisão é um aparelho muito presente na decoração de salas e quartos. E um dos comentários que mais ouço dos meus colegas de profissão a respeito dela é sobre o cliente querer incluir no ambiente uma daquelas TVs enormes, para ter aquela sensação de ter um cinema na casa dele!
Antes de dizer que sim e sair escolhendo o modelo da televisão para o projeto a gente tem que ver se o cliente tem problema de circulação no ambiente!
Se o espaço for pequeno, temos que nos atentar ao tipo de tela, resolução e número de polegadas deste eletro. A boa notícia é que existem aparelhos de TV com a tela bem fina (cerca de 1cm de espessura), ideais para esses casos.
Além disso, é importante saber se a TV vai ficar na parede ou sobre o rack, qual o tipo de suporte indicado para ela e quanto esse suporte vai roubar do espaço de circulação (tudo isso vai fazer diferença no resultado, fique bem atento).
Tamanho do aparelho
Na hora de especificar uma TV para a sala temos que pensar no tamanho do aparelho em relação à distância que ele vai ficar do sofá.
Não adianta querer colocar uma televisão de 80 polegadas a uma distância de 3 metros porque pode acabar ficando desconfortável para quem for utilizá-la no dia a dia.
Não basta só escolher o aparelho, a gente precisa fazer com que ele fique confortável para o cliente e ter certeza de que ele vai sentir esse conforto.
Como calcular a distância ideal
- Pegue a medida da diagonal da televisão (em centímetros);
- Multiplique o valor dessa diagonal por 1,5 para saber a distância mínima e 2,5 para saber a distância máxima.
E qual a altura ideal para instalar a TV? Posso usar a mesma altura para a sala e para o quarto?
Um ponto que eu gosto de salientar é que a altura de instalação da TV no quarto e na sala não é a mesma! Sabe por quê? Porque isso vai depender da altura do sofá e da altura da cama em questão (que são muito diferentes de acordo com o modelo escolhido, não é mesmo?)!
Normalmente a altura da cama é superior à altura do sofá. Por isso indicamos a instalação da TV na sala com altura de 120cm a 130cm a partir do chão – leve em consideração a altura dos moradores da casa (minha dica é pedir para um adulto se sentar em frente à TV e observar se ele vai precisar levantar ou abaixar muito o pescoço para assistir), já em um quarto a altura recomendada é de 130cm a 150cm a partir do chão.
Outro detalhe que eu insisto bastante é sobre como fica desagradável deixar aquele monte de fios aparecendo.
Uma das dicas que a gente gosta de usar em nossos projetos para evitar esse “varal de fios” é deixar a previsão dos pontos elétricos e a passagem do HDMI. De nada adianta ter uma TV linda e de último modelo com um monte de fios aparecendo! Neste texto eu te ensino diferentes formas para evitar que isso aconteça: Cinco Formas Para Esconder Os Fios Da TV.
Evite ainda posicionar estes pontos no eixo da televisão. Isso porque, deixando no eixo, vai ficar muito ruim o acesso. Por isso eu indico posicionar mais para a direita, que é onde acaba ficando a tomada da eletricidade (a marcação do ponto da televisão e a posição norteará o layout da sala). Se você tem intenção de mudar o ponto da TV, chame a empresa responsável no início do processo, para evitar dor de cabeça e retrabalho depois.
Gostou das dicas de hoje? Espero que sim, pois elas são muito úteis no meu dia a dia! E para você que também ama decoração, comece a ler agora mesmo o meu E-book Guia da Casa – Sala de Estar! Ele é um manual prático para qualquer pessoa decorar e transformar a própria sala, seja buscando maior conforto e aconchego, funcionalidade e praticidade ou por questões estéticas! Nele você vai encontrar um conteúdo inteirinho sobre esse assunto, falando mais sobre iluminação, diferentes layouts para a sala de estar, com passo a passo para desenvolver o seu ambiente e muito mais!!! Lê e depois me conta o que você achou aqui nos comentários!
Beijos e até depois,
Rê.