A televisão é um aparelho muito presente na decoração de salas e quartos. E um dos comentários que mais ouço dos meus colegas de profissão a respeito dela é sobre o cliente querer incluir no ambiente uma daquelas TVs enormes, para ter aquela sensação de ter um cinema na casa dele!

Antes de dizer que sim e sair escolhendo o modelo da televisão para o projeto a gente tem que ver se o cliente tem problema de circulação no ambiente!

Se o espaço for pequeno, temos que nos atentar ao tipo de tela, resolução e número de polegadas deste eletro. A boa notícia é que existem aparelhos de TV com a tela bem fina (cerca de 1cm de espessura), ideais para esses casos.

Além disso, é importante saber se a TV vai ficar na parede ou sobre o rack, qual o tipo de suporte indicado para ela e quanto esse suporte vai roubar do espaço de circulação (tudo isso vai fazer diferença no resultado, fique bem atento).

Sala de estar

Tamanho do aparelho

Na hora de especificar uma TV para a sala temos que pensar no tamanho do aparelho em relação à distância que ele vai ficar do sofá.

Não adianta querer colocar uma televisão de 80 polegadas a uma distância de 3 metros porque pode acabar ficando desconfortável para quem for utilizá-la no dia a dia.

Não basta só escolher o aparelho, a gente precisa fazer com que ele fique confortável para o cliente e ter certeza de que ele vai sentir esse conforto.

Como calcular a distância ideal

  1. Pegue a medida da diagonal da televisão (em centímetros);
  2. Multiplique o valor dessa diagonal por 1,5 para saber a distância mínima e 2,5 para saber a distância máxima.

E qual a altura ideal para instalar a TV? Posso usar a mesma altura para a sala e para o quarto?

Um ponto que eu gosto de salientar é que a altura de instalação da TV no quarto e na sala não é a mesma! Sabe por quê? Porque isso vai depender da altura do sofá e da altura da cama em questão (que são muito diferentes de acordo com o modelo escolhido, não é mesmo?)!

Normalmente a altura da cama é superior à altura do sofá. Por isso indicamos a instalação da TV na sala com altura de 120cm a 130cm a partir do chão – leve em consideração a altura dos moradores da casa (minha dica é pedir para um adulto se sentar em frente à TV e observar se ele vai precisar levantar ou abaixar muito o pescoço para assistir), já em um quarto a altura recomendada é de 130cm a 150cm a partir do chão.

Altura ideai da TV

Outro detalhe que eu insisto bastante é sobre como fica desagradável deixar aquele monte de fios aparecendo.

Uma das dicas que a gente gosta de usar em nossos projetos para evitar esse “varal de fios” é deixar a previsão dos pontos elétricos e a passagem do HDMI. De nada adianta ter uma TV linda e de último modelo com um monte de fios aparecendo! Neste texto eu te ensino diferentes formas para evitar que isso aconteça: Cinco Formas Para Esconder Os Fios Da TV.

Evite ainda posicionar estes pontos no eixo da televisão. Isso porque, deixando no eixo, vai ficar muito ruim o acesso. Por isso eu indico posicionar mais para a direita, que é onde acaba ficando a tomada da eletricidade (a marcação do ponto da televisão e a posição norteará o layout da sala). Se você tem intenção de mudar o ponto da TV, chame a empresa responsável no início do processo, para evitar dor de cabeça e retrabalho depois.

Gostou das dicas de hoje? Espero que sim, pois elas são muito úteis no meu dia a dia! E para você que também ama decoração, comece a ler agora mesmo o meu E-book Guia da Casa – Sala de Estar! Ele é um manual prático para qualquer pessoa decorar e transformar a própria sala, seja buscando maior conforto e aconchego, funcionalidade e praticidade ou por questões estéticas! Nele você vai encontrar um conteúdo inteirinho sobre esse assunto, falando mais sobre iluminação, diferentes layouts para a sala de estar, com passo a passo para desenvolver o seu ambiente e muito mais!!! Lê e depois me conta o que você achou aqui nos comentários!

Beijos e até depois,
Rê.