Todo mundo me pergunta como a gente faz para esconder os fios da TV nos nossos projetos (inclusive essa é uma das dúvidas que eu mais recebo no instagram).

A resposta é simples: existe mais de uma forma! Podemos esconder através de um túnel embutido na parede, atrás do painel, usando uma canaleta.

O importante mesmo é que você escolha o jeito que mais se adapte ao seu projeto, porque, sinceramente, não tem nada mais feio do que fazer aquele decor maravilhoso e deixar uma porção de fios pendurados, aparecendo!

Confira na Dica do Dia de hoje cinco formas para esconder os fios da TV:


1. Painel

Aqui usamos um painel afastado da parede, com os fios passando por trás.


2. Canaleta

Esta é, com certeza, a solução mais simples e mais barata. Se você quiser deixar mais discreto a dica é pintar a canaleta da mesma cor da parede.


3. Painel com porta de acesso

Aqui fizemos um painel de madeira com porta de acesso. Não esqueça que precisa deixar o painel pelo menos 12cm afastado da parede para colocar a dobradiça.


4. Galvanizados aparentes

Se a decoração é no estilo mais moderno, industrial, essa é uma ótima opção para esconder os fios.


5. Túnel embutido

Esta é a minha preferida, mas requer uma obra que costuma levar de um a dois dias. Fazendo desse jeito não precisa de painel.
O segredo aqui é fazer um túnel na parede, usando um conduíte de uma polegada (ou um tubo de PVC) para a passagem do cabo HDMI (uma ponta vai ficar atrás da TV e a outra próxima ao piso). Aí a gente passa o fio de cima para baixo. É essencial que o tubo seja largo o suficiente para passar o cabo (um conduíte mais fino não resolve).

E aí, gostou das dicas de hoje? Quer descobrir mais segredos de decoração? Então eu te convido a se inscrever no meu Diário de Obra!

Lá eu vou compartilhar o dia a dia da reforma do meu novo lar e você vai acompanhar junto comigo os problemas e as soluções que vão fazer deste projeto um sucesso.

Beijos e até depois,

Rê.