Organizar uma lavanderia não é uma tarefa fácil, principalmente se ela for pequena!! Mas não é porque a sua lavanderia é compacta que você não pode deixá-la mais bonita, organizada e funcional!

Basta adotar algumas soluções simples, como prateleiras, nichos, balcões livres ou ainda móveis planejados para embutir os eletros que o seu ambiente vai ficar com outra cara!

Mas você sabe por onde começar? Em primeiro lugar você deve observar o modelo da máquina de lavar e se ela tem um tanque ao lado. Qual tipo de abertura a máquina tem?

Frontal ou superior? Com essa resposta é possível pensar em que tipo de armários e bancada você vai conseguir encaixar ao redor dela (cuidado para não bloquear a entrada natural de luz), como fazer a abertura das portas, o tamanho da luminária, quantas tomadas são necessárias para ligar os aparelhos... 

O dilema do varal

Tá aí um assunto que não é todo mundo que gosta! Mas, mesmo que ele não seja prioridade para muita gente, é fundamental saber escolher o modelo e o posicionamento adequado para colocar as roupas para secar (principalmente para quem mora em um espaço pequeno, sem que isso atrapalhe a circulação na área de serviço).

A máquina pode até ajudar a agilizar a secagem, mas ela não substitui o uso dos varais (alguns tecidos não suportam altas temperaturas e tem também aqueles momentos em que a gente tem poucas peças e não quer usar a função secagem).

Colocar um varal próximo a uma janela, em busca de uma boa ventilação, costuma ser um dos recursos mais utilizados. Conheça alguns modelos de varal que podem auxiliar nesta tarefa:

Varal de Parede Retrátil

Vendido em modelos sanfonados ou com várias hastes retas, é prático, não ocupa muito espaço e não atrapalha a passagem quando não está em uso. Ideal para apartamentos pequenos (não suporta pendurar muitas peças).

Varal de Parede com Fios Retráteis

São bastante práticos e funcionais, mas precisam de duas paredes para sua fixação. Estando ou não em uso, ocupam o mesmo espaço e sua capacidade varia de acordo com o área onde será instalado.

Alguns modelos contam com hastes individuais e a desvantagem desse modelo é o preço, por ele ter um sistema mais complexo e sua instalação ser mais difícil.

Varal de Teto

Por ficar próximo ao teto, esse modelo não atrapalha a circulação, mas sua instalação pode ser um pouco complicada pela necessidade de fixar parafusos no teto.

Fique atenta às medidas do varal pois, como ele desce inteiro, qualquer obstáculo pode virar uma dor de cabeça no dia a dia!

Pense na posição antes de instalar e verifique se o forro consegue sustentar o varal (o gesso pronto, por exemplo, não tem força para aguentar o peso).

Varal de Chão

Ele é fácil de ser transportado, mas ocupa muito espaço e costuma atrapalhar bastante a circulação. Pode ser encontrado em modelos com abas, torre, giratório e sanfonado.

Pode ser usado para complementar outros varais (como no caso de uma família grande).

Vai projetar uma lavanderia? Faça uma lista de tudo o que você vai guardar!

A melhor forma de aproveitar o espaço e garantir uma boa organização é projetando um armário que esteja de acordo com as medidas dos itens que você tem.

Por isso, faça uma lista dos equipamentos que serão armazenados na lavanderia e tire as medidas de tudo aquilo que você pretende guardar / colocar no local: lavadora, secadora, ferro de passar, produtos e panos de limpeza (mantenha estes em locais mais altos se a casa tiver crianças), vassoura, rodo, roupa suja e afins.

Vai trocar o piso? Importante!

Como o chão da lavanderia costuma ficar molhado, dê preferência a um revestimento antiderrapante para evitar acidentes!

Viu só quantos detalhes envolvem o projeto de um ambiente? Como já falei em outros momentos, eu acredito que a gente cresce estudando, aplicando na prática e compartilhando o nosso aprendizado.

A minha forma de AJUDAR outros profissionais é compartilhando aquilo que eu já apliquei em projetos de clientes meus e eu sei que funciona, tudo isso para você evitar uma obra com "perrengues".

Já pensou em aprender todo tipo de detalhamento? Os nossos e-books de Detalhamento tem 4 edições super ilustradas, com muitos detalhes, desde móveis à detalhes construtivos, que com certeza irão te ajudar a projetar com mais agilidade e confiança! Clica aqui!

Por hoje é isso pessoal!!! Beeeeeijos e até mais!!!