Organizar uma lavanderia não é uma tarefa fácil, principalmente quando ela é pequena!! Mas não é porque a sua lavanderia é compacta que você não pode deixá-la mais bonita, organizada e funcional! Afinal, ninguém merece viver no meio da bagunça!

E como fazer para resolver o problema de armazenamento? Em primeiro lugar a gente precisa analisar o espaço e suas possibilidades. Na maioria das vezes a solução é bem simples, basta aproveitar melhor as paredes, com prateleiras e nichos (pense que o aproveitamento vertical do espaço é essencial nos dias atuais).

Balcões livres para dobrar e empilhar a roupa ou ainda móveis planejados para embutir os eletros também ajudam a dar outra cara para o seu ambiente! Mas aí você me pergunta: por onde a gente começa a pensar o projeto? A minha primeira dica é: seu cliente tem uma lava e seca, uma lavadora, uma torre com lavadora e secadora ou nenhuma delas?

Solução 1: Qual a melhor opção? Máquina de lavar com abertura frontal ou superior?

Vamos supor que o seu cliente já tenha uma máquina de lavar. Qual tipo de abertura ela tem? Frontal ou superior? Vai ter um tanque ao lado dela? Essa resposta é importante porque através do modelo vamos conseguir determinar qual tipo de armários e bancada vamos poder detalhar, o que vamos conseguir encaixar ao redor dela (sempre tomando cuidado para não bloquear a entrada natural de luz), como fazer a abertura das portas, o tamanho da luminária, quantas tomadas serão necessárias para ligar os aparelhos... 

Máquina de lavar com abertura frontal Máquina de abertura frontal permitem aproveitar o espaço acima dela para fazer uma bancada ou prateleira

No link a seguir tem um texto onde eu falo mais sobre o detalhamento da lavanderia, pontos elétrico e hidráulicos, medidas... Vale conferir: 4 Dicas Para Detalhar Um Projeto De Lavanderia

Solução 2: Varal, sim ou não?

Quem aí já viveu o dilema de colocar ou não um varal na área de serviço? Tem quem não ache bonito, tem quem acredita que ele toma muito espaço...

Tá aí um assunto que não é todo mundo que gosta! Mas, mesmo que ele não seja prioridade para muita gente, é fundamental saber escolher o modelo e o posicionamento adequado para colocar as roupas para secar (principalmente para quem mora em um espaço pequeno, sem que isso atrapalhe a circulação na área de serviço).

A máquina pode até ajudar a agilizar a secagem, mas ela não substitui o uso dos varais (alguns tecidos não suportam altas temperaturas e tem também aqueles momentos em que a gente tem poucas peças e não quer usar a função secadora).

Varal é essencial para quem não tem secadora Seu cliente não tem secadora? Neste caso o varal será essencial!

Colocar um varal próximo a uma janela, em busca de uma boa ventilação, costuma ser um dos recursos mais utilizados.

Mas qual modelo escolher? Listei aqui alguns modelos de varal para você dar como opção para o seu cliente:

Varal de Parede Retrátil

Vendido em modelos sanfonados ou com várias hastes retas, é prático, não ocupa muito espaço e não atrapalha a passagem quando não está em uso. Ideal para apartamentos pequenos (não suporta pendurar muitas peças).

Varal de Parede com Fios Retráteis

São bastante práticos e funcionais, mas precisam de duas paredes para sua fixação. Estando ou não em uso, ocupam o mesmo espaço e sua capacidade varia de acordo com a área onde será instalado.

Alguns modelos contam com hastes individuais e a desvantagem desse modelo é o preço, por ele ter um sistema mais complexo e sua instalação ser mais difícil.

Varal de Teto

Por ficar próximo ao teto, esse modelo não atrapalha a circulação, mas sua instalação pode ser um pouco complicada pela necessidade de fixar parafusos.

Fique atenta às medidas do varal pois, como ele desce inteiro, qualquer obstáculo pode virar uma dor de cabeça no dia a dia (janela basculante, suporte de vassouras, prateleiras)!

Pense na posição antes de instalar e verifique se o forro consegue sustentar o varal (o gesso pronto, por exemplo, não tem força para aguentar o peso).

Varal de Chão

Ele é fácil de ser transportado, mas ocupa muito espaço e costuma atrapalhar bastante a circulação. Pode ser encontrado em modelos com abas, torre, giratório e sanfonado.

Pode ser usado para complementar outros varais (como no caso de uma família grande).

Varal de chãoExemplo de varal de chão

Solução 3: Vai projetar uma lavanderia? Comece pelo checklist

Faça uma lista de tudo o que o seu cliente vai precisar colocar na área de serviço! Inclua os equipamentos que serão armazenados, tire as medidas de tudo aquilo que você pretende guardar / colocar no local: lavadora, secadora, ferro de passar, produtos e panos de limpeza (mantenha estes em locais mais altos se a casa tiver crianças), vassoura, rodo, bacias, espaço para a roupa suja e afins.

A melhor forma de aproveitar bem o espaço e garantir uma boa organização é projetando um armário que esteja de acordo com as medidas dos itens que o seu cliente já tem. Meu conselho é: anote tudo e faça da trena a sua melhor amiga.

Produtos de Limpeza devem ficar fora do alcance das criançasNas casas com crianças prefira acondicionar os produtos de limpeza em um lugar alto! 

Solução 4: Vai trocar o piso? Detalhe importante!

Como o chão da lavanderia costuma ficar molhado, dê preferência a um revestimento antiderrapante para evitar acidentes! Eu já comentei sobre o perigo da escolha errada do piso neste texto aqui (vale ler para entender a importância da escolha): 10 Dicas Para Evitar Erros De Projeto

Solução 5: E a pedra da bancada, qual escolher?

O granito é muito utilizado em lavanderias pela sua resistência, baixa porosidade e excelente custo-benefício (quando comparado a outras pedras). Além disso, ele é muito resistente a absorção de água! Dica: se você mora em um apartamento compacto e a sua lavanderia fica bem visível, opte por uma pedra de bancada no mesmo padrão utilizado na cozinha.

Viu só quantos detalhes envolvem o projeto de um ambiente? Como já falei em outros momentos, eu acredito que a gente cresce estudando, aplicando na prática e compartilhando o nosso aprendizado.

A minha forma de AJUDAR outros profissionais é compartilhando aquilo que eu já apliquei em projetos de clientes meus e que eu sei que funciona, tudo isso para você evitar uma obra com "perrengues".

Já pensou em aprender todo tipo de detalhamento? Os nossos e-books de Detalhamento tem 4 edições super ilustradas, com muitos detalhes, desde móveis à detalhes construtivos, que com certeza vão te ajudar a projetar com mais agilidade e confiança! Clica para conferir os e-books!


Por hoje é isso pessoal!!!

Beeeeeijos e até mais!!!