Hoje eu estou escrevendo sobre detalhamento, porque a nossa responsabilidade como profissionais que projetam a casa dos nossos clientes é muito grande! E cada detalhe que planejamos (ou esquecemos de planejar) pode afetar a rotina deles. 

Existem coisas básicas que não podem faltar nos ambientes, por exemplo:

- Uma lavanderia sem espaço para guardar um balde não funciona, certo?

Ou um closet sem gavetas para guardar meias e calcinhas também não pode acontecer!

Não adianta a gente apresentar um projeto lindo para o cliente e depois, na hora de executar, esse projeto não funcionar!

Por isso é essencial que um bom profissional saiba desenvolver os detalhes do seu projeto.

Vou te dar um exemplo:

- Em um projeto de uma lavanderia, por onde começamos?

01 - Precisamos saber quais os equipamentos o cliente vai usar. Com as medidas dos equipamentos definidas, saberemos o espaço que teremos para projetar os móveis.

02 - Precisamos definir também quais os revestimento mais adequados para cada superfície. 

O material da bancada deverá ser resistente a absorção de água! Granitos são muito utilizados em lavanderias por esse motivo! Eles são resistentes, têm baixa porosidade e um bom custo-benefício (se comparado com outras pedras).

Usar um revestimento lavável para as paredes próximas do tanque vai protegê-la contra os respingos de água e produtos de limpeza. 

03 - Ter as medidas corretas dos pontos elétricos existentes é essencial para que não aconteçam imprevistos durante a execução da obra!

Assim você não terá dúvidas se deve incluir novos pontos ou modificar a posição deles para conseguir a alimentação elétrica adequada para todos os equipamentos.

04 - Da mesma forma deve acontecer com o pontos hidráulicos. 

O móvel do tanque vai ter prateleira? Caso tenha, precisa ser previsto a passagem da tubulação de água e esgoto. O ponto previsto para a torneira fica na parede ou será torneira de mesa? 

Viu só quantos detalhes envolvem o projeto de um ambiente? 

Como eu já falei em outros momentos, acredito que a gente cresce estudando, aplicando na prática e compartilhando o nosso aprendizado!

A minha forma de ajudar outros profissionais é compartilhando aquilo que eu já apliquei em projetos de clientes meus e sei que funciona.

Pontuei aqui apenas 4 dicas básicas sobre o projeto de uma lavanderia para despertar em você o interesse em detalhes, para falarmos um pouco sobre a importância deles para um bom projeto e, consequentemente, para que você tenha uma obra sem "perrengues".

Mas você pode (e deve) ir muito mais além! Já pensou em aprender todo tipo de detalhamento?

Confira nossos livros super ilustrados, com detalhes que vão desde móveis à detalhes construtivos. Com certeza eles vão te ajudar a projetar com mais agilidade e confiança!

Por hoje é isso pessoal!!!

Beijos e até depois,

Rê.