Quando a gente está falando de detalhamento de projeto não importa necessariamente a ordem que ele é feito! Cada escritório ou cada profissional trabalha com uma ordem diferente.
Na Dica do Dia de hoje eu vou apresentar para vocês 15 pontos que eu acho essenciais para o desenvolvimento do projeto, que é mais ou menos a forma como eu trabalho para não ter nenhum problema!
Primeira etapa: levantamento
O levantamento a gente só começa a fazer depois que já está contratado! Depois que o cliente te contratou e está tudo certo é que vamos marcar a medição. Se você tiver a planta da construtora ou uma planta existente, consegue fazer a marcação de todos os pontos, saber onde passa as tubulações hidráulicas.
No levantamento a gente tem que lembrar de marcar as paredes, tentar identificar a estrutura, marcar todos os pontos elétricos, se tem ar-condicionado (se sim, já faça a marcação dele)... Tente deixar esse levantamento o mais rico possível!
Próxima etapa: reunião de briefing
É nela que a gente levanta todas as questões importantes para o projeto e para o cliente. E por quê? Porque às vezes o que é bom para nós, não necessariamente é bom para o nosso cliente!
Quando a gente está desenvolvendo um projeto temos de ir ao local, fazer a medição, conhecer tudo e somente aí fazer uma reunião de briefing. Isso porque a gente vai falar sobre o que está legal e o que não está, o que dá para manter e o que não...
Na Arqexpress nós temos um relatório de briefing para cada um dos ambientes. Quando vamos falar com o nosso cliente temos uma lista para cada ambiente. Por exemplo: se ele nos contratou para fazer uma cozinha, tem uma lista de perguntas somente sobre a cozinha. Se é uma sala, tem uma lista de perguntas sobre a sala.
Nos meus guias tem vários checklists onde a gente mostra os pontos importantes que devem ser levantados. Depois de fazer a reunião de briefing precisamos alinhar as necessidades do cliente, saber o que ele gosta e o que ele não gosta!
É legal ir até o local, tirar fotos para visualizar o projeto e também para fazer qualquer tipo de alteração. É importante ainda fazer todos os questionamentos sobre o que o cliente quer que fique e o que deve sair.
Terceira etapa: programa de necessidades e estudo de layout
Essa é a que eu considero uma das mais importantes, que é o que eu chamo de etapa de programa de necessidades e estudo de layout.
Nessa etapa eu tenho a planta, onde consigo enxergar se existe algum tipo de interferência. Vamos usar como exemplo uma cozinha. Nós vamos pegar o checklist da cozinha e começar a marcar tudo o que tem e o que não tem no ambiente (fogão, forno, micro-ondas, coifa, etc)...
Esta é uma forma de conseguir lembrar tudo o que o ambiente precisa. Por exemplo: tem a tomada da geladeira? Tem a tomada do micro-ondas?
Entenderam a importância de fazer o checklist? Com ele a gente vai passar item por item, desta forma não precisamos nos preocupar se vamos esquecer algum ponto do projeto.
E o que mais a gente precisa se preocupar? Voltagem e amperagem das tomadas, a potência dos eletrodomésticos (no caso de uma potência muito grande é preciso um disjuntor separado), tomadas para usos específicos, considerar o raio de abertura de uso dos equipamentos (para mim uma coisa essencial quando estamos organizando um layout inicial).
Junto do layout temos também temos que apresentar um orçamento estimado, que é onde a gente vai conseguir entender mais ou menos os custos do projeto. Esse é dos pontos mais difíceis, mas também um dos mais importantes!
Aí a gente vai começar a criar um kit de plantas de projeto, conforme o layout que a gente organizou. Nele vamos marcar todos os pontos que temos que construir o os que temos que demolir.
Uma forma bem fácil de fazer isso é listar tudo isso na planta, marcando todas as demolições, colocando de acordo com a legenda que você usa no seu escritório. Na parte que precisa construir é a mesma coisa. Tem de lembrar que, quando vamos demolir uma parede, vai ficar uma parte do ambiente sem piso.
Pergunte para o seu cliente se ele tem esse piso de reserva, se você sabe onde encontrar um piso exatamente igual... Se não tem, o cliente tem que saber que uma parte do ambiente vai ficar com o piso diferente!
Forro e iluminação
E a iluminação? Quem vai definir a iluminação é o tipo de forro! Quando você tem um forro de gesso, forro de PVC, gesso acartonado ou gesso convencional, consegue brincar com a iluminação.
Quando não tem forro, precisa colocar um tipo de luminária que sobreponha o teto, como um plafon de sobrepor, um trilho, uma calha externa...
Revestimentos
Na planta de revestimento a gente sempre precisa marcar o tipo de piso, o alinhamento dos pisos, ou seja, como é o encontro deles. Vai ter rodapé? De que tipo? Qual a altura dele?
Lembrando que soleira é horroroso! Não use!
Imagens ilustrativas
Paralelo a isso a gente levanta um 3D e nele a gente consegue ter as primeiras imagens ilustrativas. Por mais que a gente detalhe, o nosso cliente quer ver a imagem. Somente quando tudo isso está de fato aprovado a gente começa a fazer as escolhas dos acabamentos.
Imagens dos acabamentos
Nesta fase a gente começa a pensar qual cor vai usar nas paredes, qual a cor da marcenaria, o tom dos tecidos...
Escolhas dos acabamentos
Quando tudo está 100% escolhido a gente faz o que chamamos de projeto executivo e as escolhas de detalhamento.
Detalhamento
Aqui é quando a gente realmente entra no detalhe: medida das portas, acabamentos, alturas e coloca tudo em vista.
Lista de atividades
Para mim esta é a etapa mais importante de todas!
É na lista de atividades que a gente coloca todos os pontos que vão ser realizados no decorrer do projeto. Desde a parte de remover paredes, instalação... Na imagem abaixo você pode ver que a gente separa as etapas em cores.
A parte civil é a mais clarinha: demolição, posicionar a nova porta, tirar a esquadria, nivelar.
Na próxima etapa ainda estão intervenções civis, só que mais leves. Depois a gente vai para a parte de acabamentos, instalações, mobiliário e, por último, vamos para a parte de finalização.
O principal deste processo é que você entenda o que vai fazer, a ordem que você vai desenvolver o material e depois disso, tirar uma lista de atividades para conduzir e controlar tudo o que está acontecendo.
Se você for instalar o tijolinho, vai saber que antes tem que comprar o tijolinho. Se for fazer a iluminação, tem que saber que antes tem que fazer a iluminação chegar. Temos que organizar para que tudo aconteça da forma como a gente está esperando!
Não adianta só fazer um projeto todo detalhado, mandar para a obra e não conseguir saber quais são as etapas de cada uma das coisas.
Não se preocupe em fazer uma imagem de render linda e maravilhosa! Se preocupe em fazer levantamento, briefing, compatibilizar todas as plantas, fazer esta lista final e a lista de atividades para conseguir levar isso para a obra!
Orçamento
Esse é um ponto importantíssimo! E como a gente organiza isso? Quando a gente pensa num orçamento?
Você tem que montar a sua planta, listar todos os itens que você precisa fazer e enumerar cada um deles, para depois colocar na planilha e orçar um por um.
Para facilitar o nosso dia a dia, para facilitar a nossa vida, a gente precisa criar um processo, uma forma como o nosso projeto acontece no nosso escritório e na nossa cabeça.
Não importa o que você vai fazer primeiro e o que você vai fazer depois. Importa o que você não pode deixar de fazer! Aqui vai a lista completa dos 15 pontos essenciais para o desenvolvimento do projeto:
- 01 - Levantamento
- 02 - Briefing
- 03 - Programa de necessidades / estudo de layout
- 04 - Análise de viabilidade
- 05 - Definição de Layout
- 06 - Planta de demolir / construir
- 07 - Planta elétrica
- 08 - Plantas de Forro e Iluminação
- 09 - Definição de revestimentos
- 10 - Imagens ilustrativas
- 11 - Aprovação final
- 12 - Escolhas de acabamentos
- 13 - Detalhamento
- 14 - Lista de atividades
- 15 - Orçamento
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Beijos e até depois,
Rê.