Como começar um projeto de cozinha

Oie!

 Ainda tô na ‘adrenalina’ da Super Aula de segunda-feira. [Vocês são demais!!! Muito obrigada por todas as mensagens que recebi]

 

Vi que ficaram algumas dúvidas ainda não respondidas, então resolvi trazer aqui alguns dos melhores momentos da aula:

 

Começando pelas medidas mínimas de um projeto!

 

Mas o que eu quero dizer com medidas mínimas, exatamente?

 

Existem algumas coisas básicas que a gente precisa prestar atenção, no início do projeto, para que o ambiente possa funcionar. 

 

Por exemplo, no espaço de uma cozinha precisa poder ser transcrito, pelo menos um círculo de 1,50 m, dentro dela.  Observa essa planta baixa:

 

 

A porta de acesso a cozinha precisa ter, no mínimo, 80 cm (de largura) de vão livre, para que não haja problemas, na hora deslocar um equipamento como a geladeira, por exemplo, para dentro da cozinha.


E, principalmente, se a cozinha for caminho da área de serviço, é necessário ter esse espaço para deslocar a máquina de lavar roupas, que costuma ser um equipamento maior.


E assim como a medida mínima da porta, você pode conferir os espaços mínimos para o fogão, bancada, geladeira aqui:

 



Então, se você somar essas medidas, vai descobrir que uma cozinha precisa ter, no mínimo, 2,50 x 1,50 m. E a partir disso, vocês pode ajustar a posição e medidas, conforme a prioridade do seu cliente.



E muito cuidado com os espaços para abertura das portas dos equipamentos!!! Não esquece do espaço que elas ocupam abertas!! Observa na planta baixa a cima, a projeção das aberturas também.


Outro assunto que foi motivo de dúvidas, foi a questão do layout ideal para cozinhas.

 

 

Porque não se deve colocar o fogão ao lado da geladeira?


O fogão esquenta e a geladeira tem motor. Então se eles estiverem lado lado, sem uma proteção, o risco desses equipamentos estragarem, ao longo do tempo, é grande!


E, da mesma forma, não se deve colocar madeira ou mdf muito próximos do fogão, porque pode estragar. Então a disposição ideal para uma cozinha, é como no exemplo acima, uma bancada entre a geladeira e o fogão.


E falando em bancadas, qual as medidas mínimas?


Já falamos que a largura mínima é de 1,20 m, certo? E a profundidade? 55 cm [ mínima!]


A posição da cuba dentro dessas medidas, vai depender de cada projeto. Eu gosto de posicionar a cuba em dos lados da bancada, justamente para ter um espaço de bancada livre maior.

Mas, vai depender do projeto, porque faz parte do programa de necessidades de cada cliente. Se ele vai ter máquina de lavar louças, ou uma cuba maior, uma menor...  Enfim, o importante é conseguir criar uma disposição funcional, entre esses três elementos: geladeira ↔️ fogão ↔️ cuba/pia,



imaginando a ordem de uso deles: armazenamento na geladeira, retira o alimento e apoia na bancada, higieniza na cuba, prepara na bancada e cozinha no fogão.


Falando em disposição de cozinhas, você conhece o sistema de triângulo funcional?

 

 

 

 

 

Amanhã volto para desenvolver melhor este assunto sobre o triângulo funcional! Enquanto isso você pode aproveitar para aprender mais sobre projetos de cozinhas, através do nosso Guia de Cozinha
Aperta aqui e garante o teu!!


Beijos e até depois!

Deixe um comentário