Hoje eu vou te mostrar uma forma bem simples de como nós apresentamos os nossos trabalhos aqui da ArqExpress para os clientes. E esse formato de apresentação pode ser usado para qualquer tipo de serviço, seja ele um projeto de arquitetura ou de interiores, o mais importante é que a gente entenda a forma como temos que organizar!

A principal ideia desse processo, quando ele foi formatado, era diminuir o tempo que a gente demorava em cada atividade.

Imagina que o teu escritório começou a crescer e você passou a atender mais clientes. Isso é ótimo, mas para a gente não se perder, temos que organizar cada parte do nosso serviço, começando pela forma como identificamos cada cliente.

Se eu te perguntar sobre um projeto específico, como você vai acessar esse projeto no teu computador, como ele está identificado? Pelo nome do cliente? Pelo estilo da decoração? Pelo tipo de serviço contratado?

Aqui nós criamos uma legenda padrão, que começa com o número do cliente, o mês e o ano. E por que fazemos desta forma? Para facilitar tanto na hora de encontrar as informações que precisamos, quanto para acompanhar a evolução deste projeto.

O segundo item dessa apresentação é o layout de projeto. E como a gente vai montar esse layout? Primeiro você vai desenvolver o projeto, a consultoria, depois tem que listar tudo o que vai colocar neste projeto, como no exemplo abaixo, onde todos os elementos estão na legenda:

Junto da legenda vai também uma lista com todos os itens e pré-escolhas (quadros, luminárias, mobiliário, cortina), as sugestões de acabamentos (cor da tinta, revestimento de piso e parede, marcenaria).

É importante saber que na apresentação do projeto devem constar todos os itens que precisamos, referenciar quais são esses itens, os acabamentos, para aí sim fazer as vistas de acordo com o que você está propondo para o cliente entender a tua ideia (aí você vai definir quantas vistas quer incluir).

Outro ponto importante é o detalhamento da marcenaria. Se o teu projeto incluiu móveis, o cliente quer ver como eles vão ficar, as medidas, o tipo de acabamento...

E por que fazemos dessa forma? Porque isso facilita o processo, facilita o orçamento e, se o cliente não puder ou não quiser fazer tudo, você vai entregar para ele todos os móveis detalhados para que ele faça como e quando quiser.

Aí você me pergunta: é só isso, Renata?

Claro que não! Agora vem a parte que mais interessa ao cliente: o orçamento! E o que é importante constar nesse orçamento? Além do descritivo, com o valor de cada um dos itens, a área total do ambiente, o valor total e o valor estimado por metro quadrado.

Para que serve incluir o valor estimado por metro quadrado? Você faz projetos de diferentes valores, certo? Quando um cliente chegar para você e te pedir um modelo de sala, por exemplo, e disser que tem um valor X para gastar, você vai saber exatamente o que pode oferecer a ele. Isso vai facilitar a venda, o orçamento e também a sua vida!

Está precisando de ajuda para montar os seus orçamentos? Então corre para fazer o meu curso Aprenda como Fazer Orçamento de Projeto! Nele eu vou te contar os segredos para planejar e montar orçamentos eficientes para os seus projetos de arquitetura e decoração!

Beijos e até depois,