Vocês sabem que eu amo usar cinza na decoração! Ele é um tom neutro, que não interfere nas sensações e a escolha ideal quando queremos fazer composições surpreendentes! Além disso, ele dá um ar moderno, sofisticado e combina facilmente com qualquer material!

Mas não se engane, porque cinza não é tudo igual!

Existe uma gama imensa de tonalidades dentro dessa escala de neutro. Elas podem ter o fundo quente ou frio, por isso mesmo devemos ter muito cuidado na hora de misturar os tons de cinza, precisamos treinar o nosso olhar para identificá-los.

Aí você me pergunta: Renata, por que você gosta tanto de cinza?

Por causa da versatilidade!

O cinza é uma cor básica, mas que tem o poder de, quando misturada com cores quentes, criar contrastes marcantes e cheios de personalidade! Já com as cores frias ele dá uma identidade urbana aos espaços.

Antes de escolher a paleta de cores, pense em qual a sensação que você deseja transmitir. Definido isso, basta brincar com os tons e optar pelo cinza que mais combina com o seu projeto!

Hoje eu vou te mostrar algumas aplicações do cinza em diferentes ambientes que fizemos na ArqExpress:

No dormitório kids: Aplicamos o cinza ao longo de toda a superfície de uma parede em cimento queimado. Para aquecer usamos a madeira imitando galhos, que foram usados como prateleiras para acomodar pelúcias e outros objetos.

A escolha de cores neutras e atemporais fazem com que o ambiente combine com as fases do desenvolvimento da criança, necessitando de poucos ajustes nas transições naturais da idade.

Na cozinha integrada: Aqui usamos conceito aberto e estilo industrial, com as paredes em cimento queimado e os eletrodomésticos em inox.

A madeira foi o material escolhido para esquentar o ambiente de refeições, que integra a cozinha e a sala, dando continuidade ao rack e abraçando a parede divisória.

Na sala de estar: A combinação da parede de cimento queimado e da madeira, presente nas prateleiras e no rack, conferem à esta sala de estar um toque industrial e leveza por meio dos tons sóbrios.

No lavabo: Ele é um ambiente de razoável visibilidade e utilizado recorrentemente pelas visitas. Para quem não gosta de ousar, aposte em texturas ou revestimentos para trazer um ar mais clean.

No home office: Para quem deseja que o conteúdo do trabalho e a funcionalidade do cômodo prevaleçam, o cinza deixa este espaço neutro.

No dormitório adulto: Os tons de cinza deixam o ambiente neutro tanto para o feminino quanto para o masculino, gerando aconchego e tranquilidade.

Quer aprender mais sobre Acabamento e Cores para Ambientes?

Então se inscreve agora na minha próxima Super Aula, que vai acontecer no dia 30/08 e vai contar com a participação especial das Tintas Coral!

Nela vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de tinta, como a cor afeta a percepção espacial, como combinar cores e muito mais!!

Te espero lá!

Beijos e até depois,

Rê.