Muita gente me pergunta o porquê da minha implicância com soleiras. E o motivo vai muito além de não gostar delas! Ao apresentar um projeto eu poderia apenas dizer: não use soleiras e pronto!

Só que respondendo dessa forma eu daria a impressão de indicar para o cliente este “não uso” por conta de um gosto pessoal, não acham? E a minha decisão de abolir soleiras sempre que possível vai muito além disso!

Eu amo a sensação de unidade que o uso de um único revestimento pode dar aos ambientes! Fica lindo, deixa os espaços visualmente mais amplos e gera economia para quem me contrata (afinal, para quê gastar com mármore ou granito se eles não vão ter função na obra?).

Quando não usar soleiraSeja sincera, você usaria neste caso?

Mas então, para que serve uma soleira?

Meu pai sempre justificou o uso da soleira dizendo que ela serve para dar acabamento. Mas a principal função dela é marcar o desnível entre dois ambientes (fazendo com o próprio piso pode quebrar a peça com o passar do tempo).

Mesmo em caso de desnível eu costumo recomendar para o cliente que seja usada uma pedra na cor mais próxima do revestimento (o impacto visual é menor, menos agressivo e deixa tudo mais clean). Não tem desnível? Então não vejo motivo para usar (principalmente quando temos um único tipo de piso).

Se assim como eu, você optar por não usar, lembre-se de contar com a ajuda de um bom profissional para a colocação do revestimento, isso porque quando deixamos de usar a soleira temos de estar muito atentos com a paginação do piso (que seguirá a mesma por todos os ambientes, podendo gerar mais recorte das peças). Fique sempre atenta para que o excesso de recortes não prejudique a estética dos espaços.

E quando é preciso fazer a transição entre um ambiente e outro e o recorte do piso não encaixa? Uso a soleira?

A minha dica de ouro para as situações em que não é possível seguir com a mesma paginação (para evitar perda de material) é fazer uma soleira do próprio revestimento (com o porcelanato, por exemplo).

E como escolher o revestimento? Tem algum segredo?

A função do revestimento é ressaltar a decoração e "vestir" o ambiente! Então, na hora de escolher esse material é importante pensar na manutenção, funcionalidade e segurança do cliente e do espaço!

Pense que uma escolha errada pode causar inúmeros acidentes. Por isso, cada vez mais é necessário conhecer, pesquisar, acompanhar tendências, lançamentos e inovações do mercado. Esta é a melhor dica para saber como especificar o produto certo para cada ambiente da casa!

Piso quente ou piso frio, qual o melhor?

Falando especificamente sobre o piso, o mais comum é ver a parte social da casa e as áreas úmidas com piso frio (cerâmica, porcelanato, etc) e a parte íntima (dormitórios) com piso quente (laminado, vinílico, parquet).

Aqui eu estou me referindo a uma decisão que costuma acontecer em 80% dos casos. Mas também pode acontecer do seu cliente querer usar amadeirado em tudo, ou até mesmo inverter esse padrão!

Em apartamentos pequenos, quanto menos diferença de piso existir entre os ambientes, mais integrado e amplo o espaço vai parecer!

Os pisos vinílicos cumprem bem essa função, isso porque eles podem ser usados em cozinhas (por terem a base composta por fibras de PVC, que suportam bem a umidade, desde que não fiquem submersos em água).

IMPORTANTE: Nem pense em despejar um balde de água no seu piso vinílico durante a limpeza! Se você ama limpeza com muita água, o vinílico não é uma boa opção!

Distribuição dos pisos quente e frio no projeto - opção 1

Distribuição dos pisos quente e frio no projeto - opção 2

Distribuição dos pisos quente e frio no projeto - opção 3

Alerta para o uso de piso polido!

Cuidado também com o uso de porcelanato com acabamento polido em cozinhas e banheiros!

Como ele tem a superfície lisa e brilhante é mais propenso a escorregamentos. Além disso, este tipo de piso não é recomendado para pessoas idosas e crianças, especialmente em ambientes que têm contato com umidade/água (já te contei dos meus tombos no antigo apartamento por conta de ter porcelanato polido no box, né?).

Explique para o seu cliente todos os contras antes de especificar porcelanato com acabamento polido somente porque ele acha bonito. Quanto mais informações você der sobre o material, mais confiança vai transmitir (mas lembre-se que a última palavra é do cliente, afinal, é ele que vai morar).

Gostou das dicas de hoje? Quem me segue no instagram sabe o quanto eu sou team #semsoleira, por isso hoje eu resolvi te contar mais sobre essa minha cisma!

Agora sou eu que te pergunto, você é team #soleira ou team #semsoleira? Me conta aqui nos comentários!

Pisos com e sem soleira

Quer saber mais dos meus segredos para aplicar nos seus projetos, evitando surpresas e perrengues durante a obra? No meu curso “Aprenda o passo a passo de uma obra” eu te conto por onde começar, o que fazer e como evitar aqueles probleminhas que tiram o sono da gente!

Beijos e até depois!