Um dos maiores erros na hora de decorar a casa é querer fazer tudo sozinho, ignorando a assessoria de um profissional! Isso porque o trabalho do arquiteto e do designer de interiores envolve muito mais questões que apenas misturar cores e objetos!

Envolve pensar na proporção dos móveis em relação ao ambiente, (não entulhando o espaço com móveis grandes demais para ele, deixando o lugar parecendo menor do que realente é), considerar um bom espaço de circulação livre (andar tropeçando nas coisas é sempre péssimo!), fazer uma iluminação adequada (imagine um quarto iluminado com luz fria, como relaxar?), aproveitar bem todos os espaços (a marcenaria é uma ótima aliada para isso).

Hoje vou te contar alguns dos que considero os maiores erros na hora de decorar a casa:

Não use soleiras!

Antigamente as soleiras eram muito utilizadas, mas eu, particularmente, não gosto!

Principalmente em ambientes pequenos, quando precisamos fazer a transição de um espaço para outro a minha sugestão é que a soleira tenha o mesmo material utilizado no piso ou que a cor seja semelhante (você vai ver como esse detalhe dá uma sensação de amplitude imensa).

Isso porque quanto menos diferença de piso existir entre os ambientes, mais integrado e amplo ele vai parecer!

Cuidado com o porcelanato de acabamento polido!

O porcelanato com acabamento polido pode ser extremamente perigoso quando usado em cozinhas, banheiros e em qualquer ambiente que tem contato com umidade/água. Isso porque esse acabamento com a superfície lisa e brilhante é muito mais propenso a escorregamento.

Piso liso em contato com a água é um perigo e tanto, te digo por experiência própria! Durante uma viagem o piso do meu banheiro precisou ser trocado (eu não estava lá para ver) e adivinhem qual revestimento foi escolhido? Porcelanato polido!

Agora me pergunte quantas vezes eu já caí durante o banho???? Várias!!!!!!

Este piso também não é recomendado para casas com pessoas idosas e crianças.

Cuba esculpida em banheiro de uso diário

A pia esculpida é linda, mas ela é muito mais complicada de limpar, com o tempo os cantinhos encardem (pode até mesmo manchar a pedra).

O seu cliente é apaixonado por ela e não abre mão de ter uma em casa? Sugira para o lavabo!

Ele vai ficar feliz e você não vai ter que ouvir dele (tempos depois da instalação) que essa pia não é nada prática de higienizar ou que foi uma péssima escolha!

Não aproveitar os espaços

O ambiente é pequeno? Isso não é motivo para deixar de aproveitar até os mínimos espaços!

A marcenaria é uma grande aliada nesse tipo de caso! Além disso, use as paredes para complementar o espaço para armazenamento, incluindo armários suspensos, nichos e prateleiras no seu projeto!

Errar nas cores

Se o seu cliente ama cores vibrantes, pense em sugerir incluí-las naquilo que ele vai poder trocar facilmente, como mantas, almofadas, quadros e etc.

Na maioria das vezes a escolha da cor é feita por impulso e, passado algum tempo, o cliente costuma se cansar e pede para mudar.

Na hora de iniciar um projeto de decoração temos que pensar nas questões técnicas e na função do espaço!

Foi por isso que eu desenvolvi o Guia de Decoração, porque além de aprender sobre conceitos como proporção, equilíbrio, percepção & harmonia, percepção visual, aplicação de cores, você também deve aprender sobre processo criativo, programa de necessidades, materialidade, layout, iluminação, como organizar, como transformar!

Beijos e até depois,