Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

Cinco erros na hora de decorar!

Cinco erros na hora de decorar!

| renata pocztaruk

Um dos maiores erros na hora de decorar a casa é querer fazer tudo sozinho, ignorando a assessoria de um profissional! Isso porque o trabalho do arquiteto e do designer de interiores envolve muito mais questões que apenas misturar cores e objetos!

Envolve pensar na proporção dos móveis em relação ao ambiente, (não entulhando o espaço com móveis grandes demais para ele, deixando o lugar parecendo menor do que realente é), considerar um bom espaço de circulação livre (andar tropeçando nas coisas é sempre péssimo!), fazer uma iluminação adequada (imagine um quarto iluminado com luz fria, como relaxar?), aproveitar bem todos os espaços (a marcenaria é uma ótima aliada para isso).

Hoje vou te contar alguns dos que considero os maiores erros na hora de decorar a casa:

Não use soleiras!

Antigamente as soleiras eram muito utilizadas, mas eu, particularmente, não gosto!

Principalmente em ambientes pequenos, quando precisamos fazer a transição de um espaço para outro a minha sugestão é que a soleira tenha o mesmo material utilizado no piso ou que a cor seja semelhante (você vai ver como esse detalhe dá uma sensação de amplitude imensa).

Isso porque quanto menos diferença de piso existir entre os ambientes, mais integrado e amplo ele vai parecer!

Cuidado com o porcelanato de acabamento polido!

O porcelanato com acabamento polido pode ser extremamente perigoso quando usado em cozinhas, banheiros e em qualquer ambiente que tem contato com umidade/água. Isso porque esse acabamento com a superfície lisa e brilhante é muito mais propenso a escorregamento.

Piso liso em contato com a água é um perigo e tanto, te digo por experiência própria! Durante uma viagem o piso do meu banheiro precisou ser trocado (eu não estava lá para ver) e adivinhem qual revestimento foi escolhido? Porcelanato polido!

Agora me pergunte quantas vezes eu já caí durante o banho???? Várias!!!!!!

Este piso também não é recomendado para casas com pessoas idosas e crianças.

Cuba esculpida em banheiro de uso diário

A pia esculpida é linda, mas ela é muito mais complicada de limpar, com o tempo os cantinhos encardem (pode até mesmo manchar a pedra).

O seu cliente é apaixonado por ela e não abre mão de ter uma em casa? Sugira para o lavabo!

Ele vai ficar feliz e você não vai ter que ouvir dele (tempos depois da instalação) que essa pia não é nada prática de higienizar ou que foi uma péssima escolha!

Não aproveitar os espaços

O ambiente é pequeno? Isso não é motivo para deixar de aproveitar até os mínimos espaços!

A marcenaria é uma grande aliada nesse tipo de caso! Além disso, use as paredes para complementar o espaço para armazenamento, incluindo armários suspensos, nichos e prateleiras no seu projeto!

Errar nas cores

Se o seu cliente ama cores vibrantes, pense em sugerir incluí-las naquilo que ele vai poder trocar facilmente, como mantas, almofadas, quadros e etc.

Na maioria das vezes a escolha da cor é feita por impulso e, passado algum tempo, o cliente costuma se cansar e pede para mudar.

Na hora de iniciar um projeto de decoração temos que pensar nas questões técnicas e na função do espaço!

Foi por isso que eu desenvolvi o Guia de Decoração, porque além de aprender sobre conceitos como proporção, equilíbrio, percepção & harmonia, percepção visual, aplicação de cores, você também deve aprender sobre processo criativo, programa de necessidades, materialidade, layout, iluminação, como organizar, como transformar!

Beijos e até depois,

Deixe um comentário