Sabe aquelas dúvidas de decoração que sempre surgem nos projetos?

Decorar é mais do que misturar cores e objetos aleatoriamente, tem a ver com unidade, conjunto, proporção e composição!

Precisamos pensar nas questões técnicas e na função do espaço antes de definir quais os materiais e cores vamos usar nele.

Hoje eu vou te contar algumas dicas “coringa” para você se se inspirar na hora de renovar um ambiente.

Papel de parede ou adesivo

Além de ser um jeito prático de transformar o ambiente, tanto o papel de parede quanto o adesivo de parede têm a instalação super-rápida e limpa!

Esse tipo de revestimento também oferece uma gama incrível de padrões e fornecedores (você pode inclusive personalizar a sua arte).

Sem falar que a gente não precisa instalar o papel ou adesivo da forma mais comum (cobrindo totalmente uma das paredes), podemos pensar em uma forma diferenciada de uso.

Olha aqui um exemplo de transformação feito pela ArqExpress:

 

Faça uma bonita composição de almofadas!

A almofada é um elemento decorativo utilizado para trazer mais conforto, aconchego e também para deixar o ambiente mais bonito!

Eu sei que para muitos profissionais compor com estampas é sempre um desafio, mas dominar essa arte é fundamental para quem trabalha com interiores!

Nos meus projetos eu uso sempre sete dicas infalíveis na hora de montar uma combinação: determine a escala correta (1), determine a estampa mãe (2), identifique as cores da estampa mãe (3), faça uma família de cores compatíveis (4), misture padronagens com estampas (5), evite texturas muito diferentes nas superfícies com estampas (6) e insira texturas em cores sólidas na mistura tricot, palha, relevo (7).

Muitos quadros nas paredes!

Quer fazer com que o cliente sinta que o ambiente é único, com a cara e o estilo dele?

Invista em quadros para fazer uma bonita composição de decor e personalizar o espaço!

Para acertar nas escolhas você vai precisar, antes de começar a consultoria, ter informações básicas sobre o seu contratante, como as cores preferidas dele, os hobbys, profissão...

Se ele não quer encher a parede de furos sugira uma prateleira / calha para quadros, que possibilita mudar constantemente a configuração e fazer composições utilizando diferentes tamanhos e incluir fotos de família, livros, plantas em vasos pequenos, velas e outros objetos.

Mude o tapete!

Ele dá personalidade, delimita espaços, aumenta ou diminui o ambiente, serve como Isolante térmico e como um ponto de cor, protege o piso, dá aconchego e, quando bem escolhido, pode ser o centro das atenções!

Na hora da escolha esteja atenta às necessidades do seu cliente!

Respostas para perguntas como “seu cliente tem pet ou tem filho pequeno” são fundamentais antes de pensar no tamanho, no padrão ou na cor (fuja dos tapetes claros se o seu cliente tiver crianças em casa).

Troque a cortina!

Elas são um excelente item de decoração, melhoram o conforto térmico, garantem a privacidade, protegem os móveis e o ambiente contra a luminosidade em excesso e ajudam a compor o visual.

Escolha um novo tecido para o sofá!

Ele é um dos destaques na decoração do ambiente, além de ser uma peça enorme!

Na hora de escolher as cores para ele você pode ousar, mas uma base neutra vai te dar mais liberdade para colocar cores nas almofadas, tapetes, mantas...

Se o orçamento for curto para reestofar, mude a cara dele fazendo uma capa! A sarja é uma ótima opção, tanto pelo custo-benefício, quanto pela resistência.

Além disso ela tem um toque leve, sua trama é bem fechada (para quem tem pet isso é muito importante) e oferece maior durabilidade.

Puffs são versáteis e ajudam a compor!

Eu já falei que adoro um puff? Além de servir como um assento extra, ele transforma um sofá em uma chaise (fica super aconchegante) e, se você colocar uma bandeja por cima ele se transforma em uma mesa de centro (apoiando objetos como controle remoto, copos).

Quer mais uma dica imperdível? Toda segunda-feira a gente tem um encontro na minha SUPER AULA gratuita do Youtube, onde eu compartilho as principais soluções sobre os assuntos técnicos e criativos que usamos no dia a dia da Arqexpress, para você aplicar no seu método de trabalho e conseguir melhores resultados!

O tema da próxima semana é "Decoração – dicas práticas e rápidas para serem aplicadas". Se inscreve!

Beijos e até depois,

Rê.