Vai montar um escritório de arquitetura? Então comece pensando em como você pode fazer a diferença em um mercado com tantos profissionais.

Por que as pessoas devem te contratar? Você já escolheu em que nicho quer atuar? Veja aqui quais são os maiores erros de um arquiteto no empreendedorismo!

Ignorar a nova realidade e as importantes mudanças que vieram com ela

Desde o princípio da pandemia recebi muitas mensagens de arquitetos que sentiram dificuldade em se adequar à esta nova realidade.

Na ArqExpress o serviço de consultoria online já estava estruturado muito antes do distanciamento social, como uma forma de levar o nosso trabalho a todos os pontos do país.  

Passado mais de um ano desse “novo normal” o atendimento virtual se tornou essencial para a nossa profissão (seja para fazer reuniões, consultorias etc.), uma vez que, com as pessoas passando muito mais tempo dentro de suas casas, a busca pelo bem-estar e por uma melhor qualidade de vida dentro do lar também aumentou.

Ignorar a concorrência

Por mais que a gente tenha ótimas ideias sobre um novo negócio ou um novo serviço, precisamos pesquisar e estudar o mercado para entender se existe demanda para ele, se você vai ter acesso ao público-alvo e se as pessoas pagariam por este serviço!

Estar atento à concorrência e aos valores praticados pelos escritórios de arquitetura da região onde você vive ajuda a manter o seu negócio competitivo.

Não saber como é o seu processo

Quando você começa a fazer um projeto tem que ter todas as etapas dele bem definidas, o tempo que será gasto e qual o valor de cada hora. Imagine que você vai fazer um quarto:

  • Quando tempo você levou para buscar as referências para esse ambiente?
  • Quanto tempo levou para fazer o layout?
  • E para fazer o 3d?
  • Quanto tempo levou para detalhar?

É importante achar o tempo total do projeto para saber se o valor que você pretende cobrar está justo, se com ele, e com os outros projetos que você está fazendo, consegue ganhar o que estabeleceu como meta.

Não estar atento às necessidades do cliente

Converse com o seu cliente, entenda quais são os desejos dele e o que ele espera do seu trabalho!

Não adianta fazer um projeto lindo e maravilhoso se não atender as necessidades de quem está te contratando!

Perguntas como: porque ele quer mudar o ambiente, quanto ele espera gastar, os tipos de cores e materiais ele mais gosta são essenciais para evitar retrabalho e garantir a satisfação do contratante!

Não saber “quem” são os seus clientes

Eu sempre indico que a gente escolha um serviço e um nicho. E em cima desse serviço e desse nicho a gente vai se desenvolvendo.

Por exemplo, você pode se desenvolver em quarto infantil, em home-office, em salas integradas, em consultórios médicos...

Depois que ganhar credibilidade e se desenvolver no nicho que você escolheu, todo mundo vai te conhecer por causa disso e fica mais fácil de aumentar os serviços oferecidos, fazendo tudo o que você quer.

Se tivesse que escolher hoje um serviço, um ambiente ou um foco para o teu trabalho, qual seria?

Quer saber mais sobre empreendedorismo? No meu curso Gestão para Escritório - ArqExpress PRO eu te conto muito mais sobre esse assunto!

Beijos e até depois,

Rê.