As cortinas fazem uma grande diferença na decoração!
Elas ajudam a compor e destacar o visual do ambiente, bloqueiam parcial ou totalmente a luminosidade, melhoram do conforto visual e térmico do espaço, protegem os móveis, garantem a privacidade...
Mas como escolher o modelo ideal de cortina entre os diversos tipos?
Cortina rolô
Ela é fácil de limpar e de instalar, pode ter sistema de acionamento automático e é uma ótima opção!
Escolheu esse modelo? Então instale 10-15cm acima da janela - abaixo e nas laterais o ideal é ultrapassar 10-15cm pelo menos!
Quer fazer a janela parecer maior? Faça a cortina com mais largura! Quer esconder? Se você tiver cortineiro de gesso ela pode ficar “oculta” no teto! Quer proteção solar? O tecido “tela solar” é o mais indicado nesses casos.
Se a ideia é deixar o ambiente mais escuro, escolha a blackout (que barra a entrada de luz solar)!
Persiana de alumínio
Esse é um dos modelos mais fáceis de encontrar já pronto, mas requer alguns cuidados na conservação! Como ela é bem delicada, precisa de mais cuidado ao abrir e fechar.
A instalação segue as mesmas orientações da cortina rolô: 10-15cm acima da janela, ultrapasse 10-15cm abaixo e, nas laterais, 10-15cm a mais para cada lado. Lembre que quanto maior a persiana, maior a sensação da janela!
Você também encontra este formado em madeira (cuidado com o peso dela).
Cortina de tecido
Quanto mais fechado for o tecido, maior será sua capacidade de bloquear o sol! Se esta é a ideia opte pelo veludo, o algodão ou o linho.
Para quem deseja mais luz nos ambientes as melhores opções são o voal e o chiffon (indicados para sala de estar). Vai instalar? Considere usar o trilho suíço no forro ou o varão (que é instalado direto na parede).
Persiana Romana
Com sistema de recolhimento vertical, a persiana romana possui “gomos” largos que se dobram e desdobram conforme ela é aberta ou fechada. É indicada para a sala de estar, quarto e para o espaço gourmet.
A instalação segue as mesmas orientações da cortina rolô e da persiana de alumínio: 10-15cm acima da janela, ultrapasse 10-15cm abaixo e, nas laterais, 10-15cm a mais para cada lado.
São os detalhes que vão fazer toda a diferença, sempre! Se você, assim como eu, ama decoração, comece hoje mesmo o Curso Intensivo de Decoração, onde eu compartilho tudo o que aprendi nesses anos sobre materiais, cores, texturas e como combiná-los de forma harmônica e surpreendente!
Beijos e até depois,
Rê.