Você sabia que os pontos elétricos também podem ser considerados como um item de conforto? Como assim? Vou te explicar!

A tomada do seu dormitório não é apenas uma necessidade, ela se tornou um item essencial de conforto para qualquer cliente! Imagine a seguinte situação: você já está deitado e com a bateria do celular acabando, quer colocar o telefone para carregar, mas não tem uma tomada na mesa de cabeceira! Ou pior ainda, você até tem uma tomada próxima, mas é daquele modelo antigo, que não encaixa...

Aí você me diz:

- É só levantar e procurar uma tomada, Renata!

Concordo com você, mas isso é muito desconfortável para qualquer um! Quando propomos soluções para evitar esse e outros perrengues no início de um projeto, podemos fazer toda a diferença, resolvendo durante a obra questões como um dormitório com poucas tomadas ou com tomadas muito distantes da mesa de cabeceira.

Dica: na hora de instalar a tomada a altura média é de 1,10m, mas, quando ela fica ao lado da cama, sugerimos fazer com altura de 70cm a 80cm.

Tem como mudar a tomada de lugar sem quebrar a parede?

Tem sim! Se o projeto inclui uma cabeceira e a tomada está muito baixa, não tem necessidade de quebrar a parede!

Basta passar a tomada por dentro da cabeceira (este é um recurso que usamos muito para mover as tomadas de lugar sem ter de fazer sujeira ou quebra-quebra). Fica muito mais fácil e prático fazer o deslocamento dessa forma!

Altura das tomadas no quarto

Ar-condicionado: como eu faço para posicionar no quarto?

Outro detalhe que muda o nosso conforto dentro do quarto é a forma como posicionamos o ar-condicionado!

Imagine o quanto é desconfortável ter o ar com aquele vento forte bem na nossa direção!

O local mais utilizado para posicionar o aparelho é em cima da cama, mas o meu local preferido para a instalação, tanto para quarto de casal quanto para quarto de criança, é em cima da porta. Nem sempre a gente tem espaço suficiente para isso, porque grande parte dos apartamentos de hoje têm o pé direito baixo (em média 2,30m).

Quando tem espaço eu prefiro desta forma, por ser um local que fica discreto e não atrapalha em nada a decoração de uma forma geral (afinal, o que a gente coloca em cima da porta mesmo?). Já em cima da cama a gente pode colocar um quadro, uma luminária, um pendente.

Como esconder os fios da TV?

Esta é uma das perguntas que eu mais recebo no instagram!

O recurso que mais usamos para esconder os fios é colocar um túnel embutido na parede. Mas, para isso é preciso quebrar a parede, colocar um conduíte largo ou um tubo de PVC para fazer o “túnel” e fechar (isso é uma obra que demora um ou dois dias, mas o mais importante é que o tubo seja largo o suficiente para passar o cabo HDMI – cuidado porque um conduíte mais fino não vai adiantar!).

E se o cliente mora em casa alugada e não pode quebrar a parede? Como fazer? Confere este texto onde eu te ensino Cinco Formas Para Esconder Os Fios Da TV (pode ter certeza de que alguma delas é a perfeita para o seu caso)!

Televisão no quarto

O cliente pediu uma TV no quarto? Na grande maioria dos projetos da ArqExpress a gente usa a TV presa na parede, fixando uma prateleira acima dela. Fazemos desta forma não somente para não atrapalhar a circulação, este é um recurso para deixar ambiente mais espaçoso.

Instalação da TV no quarto

Aí você me pergunta: qual a função da prateleira?

Ela serve para colocar o aparelho de TV a cabo, internet, incluir uns adornos, uma decoração bonita, mostrando a personalidade do cliente naquele quarto.

Tá em dúvida sobre a altura para instalar a TV no quarto (ou na sala)? Neste texto eu te conto qual a altura correta para instalar TV.

Gostou das dicas de hoje?

Cuidar da casa ajuda a melhorar o ambiente onde vivemos, muda a qualidade de vida das pessoas que moram nela, a produtividade, o bom-humor e muito mais! Os benefícios são imensos!

E o meu propósito como arquiteta é usar toda a experiência que adquiri depois de mais de 6 mil ambientes entregues para encurtar o seu caminho na execução de um projeto perfeito, te mostrando dicas, detalhamentos e soluções testadas por mim e aprovadas pelos meus clientes!

Nos meus guias você vai encontrar, além de informações técnicas e checklists, todo o passo a passo para te ajudar a economizar o que você tem de mais precioso: o seu tempo!

Minha última dica de hoje é: se você quer aprender mais sobre detalhamento de marcenaria, não deixe de conferir o no meu e-book Detalhamento para Arquitetos, com novos detalhamentos para diversos ambientes da casa do seu cliente: dormitório, sala de estar e jantar, home office e muito mais.

Beijos e até depois,

Rê.