Pontos elétricos como item de conforto? A tomada no dormitório não é apenas uma necessidade, ela se tornou um item essencial de conforto para o seu cliente! Imagine a seguinte situação: você está deitado, quer carregar o celular, mas não tem uma tomada na mesa de cabeceira... Ou ainda, você tem uma tomada próxima, mas é daquele modelo antigo...

Isso é muito desconfortável para qualquer um e, quando propomos esse tipo de solução no início de um projeto, podemos fazer toda a diferença! O mesmo problema acontece quando o dormitório tem poucas tomadas ou quando elas estão longe da mesa de cabeceira.

A altura média de uma tomada é de 1,10m, mas, quando ela fica ao lado da cama, sugerimos fazer com altura de 70cm a 80cm. Já se o projeto inclui uma cabeceira e a tomada está muito baixa, não é preciso quebrar a parede!

Neste caso você pode passar a tomada por dentro da cabeceira (que é um recurso que usamos muito para mover as tomadas de lugar sem ter de fazer sujeira ou quebra-quebra). Fica muito mais fácil e prático fazer esse deslocamento!

Como posicionar o ar-condicionado no quarto

Outro detalhe que muda o nosso conforto dentro do quarto é a forma como posicionamos o ar-condicionado!

Imagine o quanto é desconfortável ter o ar com aquele vento forte bem na nossa direção!

O local mais utilizado para posicionar o aparelho é em cima da cama, mas o meu local preferido para a instalação, tanto para quarto de casal quanto para quarto de criança, é em cima da porta. Nem sempre a gente tem espaço suficiente para isso, porque grande parte dos apartamentos de hoje têm o pé direito baixo (em média 2,30m).

Quando tem espaço eu prefiro desta forma, por ser um local que fica discreto e não atrapalha em nada a decoração de uma forma geral (afinal, o que a gente coloca em cima da porta mesmo?). Já em cima da cama a gente pode colocar um quadro, uma luminária, um pendente.

Como esconder os fios da TV?

Esta é uma das perguntas que a gente mais recebe no instagram!

O recurso que usamos para esconder os fios é colocar um túnel embutido na parede. Para isso é preciso quebrar a parede, colocar um conduíte largo ou um tubo de PVC para fazer o “túnel” e fechar (isso é uma obra de um ou dois dias, mas o mais importante é que o tubo seja largo o suficiente para passar o cabo HDMI – um conduíte mais fino não vai adiantar!).

Televisão no quarto

Na grande maioria dos projetos a gente usa a TV presa na parede e fixa uma prateleira acima dela. Isso para não atrapalhar a circulação, deixando o ambiente mais espaçoso.

Aí você me pergunta: qual a função da prateleira?

Colocar o aparelho de TV a cabo, internet, incluir uns adornos, uma decoração bonita, mostrando a personalidade do cliente naquele quarto.

Viu quanta informação importante?

Esse tema "dormitórios" é superamplo! Minha última dica de hoje é: se você quer aprender mais sobre detalhamento de closet, armários e gavetas, não deixe de conferir mais de 50 detalhes indispensáveis no meu E-book Detalhamento para Arquitetos 004!

Beijos e até depois,
Rê.