Eu não consigo imaginar o nosso mundo sem cores! Às vezes eu fico pensando em como era no passado, quando tinha aquelas televisões em preto e branco, como devia ser chato assistir aos programas! Já em um mundo repleto de cores a gente consegue deixar tudo mais alegre e melhorar a qualidade de vida das pessoas!

Mas como a gente combina as cores entre si?

No círculo cromático nós temos as cores primárias, depois delas vêm as cores secundárias (que são uma mistura de duas cores primárias) e em seguida as cores terciárias - uma união das cores primárias com as cores secundárias.

Círculo Cromático - ArqExpress

Já as cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras, ao lado umas das outras no círculo cromático. Quando a gente está buscando uma harmonia, um ambiente um pouco mais neutro, procuramos usar cores que seguem o tom sobre tom, sem muita variação, sem muito contraste.

Quando utilizamos essa paleta mais neutra, conseguimos que o ambiente transmita harmonia. Por exemplo, quando optamos pela harmonia monocromática em um espaço, ele não terá uma cor só! Para ilustrar, imagine que escolhemos utilizar o bege como base. Vai ter um bege mais claro, um bege mais escuro, o fendi, um pouquinho do marrom...

É diferente quando falamos sobre cores complementares, que são as cores opostas no círculo cromático, que têm contraste entre elas. Quando desejamos usar as cores opostas é preciso ter uma intenção, pois é isso que vai trazer personalidade para o ambiente! Por exemplo, usar uma tinta azulada e um piso alaranjado...

Depois que a gente começa a entender as cores, passamos a aplicar esse conhecimento nos materiais e nos ambientes (lembrando sempre que o ambiente deve falar pelo cliente, deve revelar a personalidade dele)!

Por isso é sempre bom entender qual é o objetivo, a intenção, saber o que aquele cliente está procurando, para poder escolher a paleta de cores ideal para ele.

Cores quentes e cores frias

Quando falamos de escolher uma paleta de cor dentro do círculo cromático nós temos as cores que são quentes e as cores que são frias. As cores quentes puxam para o sol, para o calor, para o fogo, para a sensação de aconchego. Já as frias puxam para o gelo, para a água, para a sensação de tranquilidade e limpeza.

Cores quentes versus cores frias - ArqExpress

Quer aprender como eu uso cores vibrantes na decoração? Então não deixa de ler as minhas dicas!

Cores neutras

Quando falamos sobre neutros estamos dizendo que aquela cor, quando utilizada, está valorizando qualquer uma das outras cores do círculo cromático! Quando usamos o laranja e o azul em um mesmo ambiente as duas cores acabam contrastando, ambas chamam a atenção. Já quando você usa o cinza e o laranja, qual delas vai chamar mais a atenção? A cor que tem pigmento, que dá vida!

Cores neutras - ArqExpress

E o que as cores trazem para o nosso ambiente?

Vermelho

O vermelho é uma cor quente, viva e que chama a atenção. Além disso ela é estimulante e dinâmica, por esse motivo precisamos ter um pouco de cautela ao incluir o vermelho em um projeto. Basta lembrar dos restaurantes fast-food, como Bob's e McDonald's, ambos têm uma forte presença do vermelho na decoração por conta das suas características. Ao mesmo tempo que achamos bonito, sentimos a necessidade de ir embora rápido desse tipo de lugar.

Aí você me pergunta: dá para usar o vermelho em uma sala?

Dá! Se você tirar o tom vivo dele e deixar um pouquinho mais neutro, vai conseguir conviver com essa cor por mais tempo!

Laranja

O laranja é uma cor quente, estimulante, de ânimo, que também está relacionada ao fogo. E onde a gente usa o laranja? Principalmente em ambientes de trabalho porque ela ativa a nossa criação! Se você olhar nas grandes empresas, a parte de criação sempre vai ter uma parede amarela ou laranja, isso porque essa cor estimula a nossa criatividade.

Amarelo

Quando falamos de amarelo também falamos de alegria, de otimismo! É a cor mais iluminada do círculo cromático, a que mais reflete luz e por isso é muito utilizada em detalhes e em áreas de criação, junto do laranja.

Verde

O verde é a cor da natureza, uma mistura do quente e do frio. Ele é uma cor muito acolhedora, que nos traz segurança e esperança. Neste momento em que estamos vivendo, onde a pandemia começa a perder força e o convívio social está retornando aos poucos, cada vez mais as pessoas quiseram trazer um pouco da natureza para dentro de casa. Tanto agora, como no período de quarentena, o verde está sendo muito aplicado nos projetos, justamente por nos proporcionar esse resgate.

Azul

O azul é a cor queridinha entre os brasileiros, ele traz tranquilidade, traz profundidade, é a cor da harmonia e do equilíbrio.

Parede Azul - Quarto de Bebê - ArqExpress

Se você usar o azul na parede do fundo de um ambiente, ela vai te dar a sensação de que o espaço está maior.

Neste post eu te ensino mais sobre a Psicologia das Cores na Decoração! Vem ler!

Gostou das dicas de hoje?

Quer entender mais sobre cores e composições? Então corre e se matricula no meu curso APRENDA A DECORAR!

Nele eu e a Renata Lemos vamos compartilhar com você tudo o que aprendemos depois de entregar mais de seis mil ambientes sobre mobiliário, complementos, combinações e materiais para que você possa implementar nos seus projetos! Faz o curso e depois me conta o que achou nos comentários!

Beijos e até depois,