Qual o tipo de iluminação que a gente deve usar em cada ambiente? Antes de nos preocuparmos com o tipo de iluminação ou qual a luminária ideal para o seu projeto, existem alguns conceitos que precisamos conhecer, o primeiro deles é a temperatura de cor!

Temperatura da cor

A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais clara será a tonalidade de cor da luz (mais semelhante com o branco frio). Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela irradia para o ambiente.

Temperatura de cor - Renata Pocztaruk

  • Abaixo de 3 mil Kelvins: luz quente;
  • Entre 3 e 4 mil Kelvins: luz neutra;
  • Por volta de 6.500 kelvins: luz fria.

IRC

O IRC (Índice de Reprodução de Cor), consiste na relação entre a cor real de um objeto ou superfície diante de uma fonte luminosa. O índice varia numa escala de 0 a 100 e que é utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos (o IRC é a métrica mais aceita para representar a capacidade que uma fonte de luz tem de reproduzir com exatidão a cor do objeto iluminado).

Nesta imagem a gente consegue perceber melhor:

IRC - Alta reprodução de cores versus baixa reprodução de cores - ArqExpress

Alta reprodução de cores (à esquerda) versus Baixa reprodução de cores (à direita)

As lâmpadas com IRC entre 80 a 100 na escala, são aquelas que reproduzem mais fielmente as cores vistas nos objetos, independente da sua Temperatura de Cor, visto que quanto mais próximo de 100 na escala, maior será a precisão das cores.

IRC x Temperatura de Cor nos projetos

No momento de avaliar qual luz será escolhida para um projeto, pense sempre em qual será a finalidade do espaço (por isso é importante conversar e entender com o cliente para que o ambiente vai ser utilizado e quem vai utilizá-lo). Desta forma você consegue perceber, por exemplo, se as cores precisam ser mais destacadas ou menos destacadas.

Comparação entre diversos níveis de IRC - ArqExpress

Em uma cozinha, além de garantir luz natural em abundância, um IRC alto é fundamental, já que estamos trabalhando com alimentos, limpeza e higiene. Por isso é extremamente importante ter uma iluminação homogênea e bem distribuída para ver se tudo está em boas condições de uso. Se o IRC for baixo e o ambiente tiver pouca luz, é muito provável que você não perceba quando um alimento estiver estragado (e você não vai querer isso, não é mesmo?).

Muita gente não sabe, mas a cor da lâmpada tem muita influência no preparo das refeições, principalmente pelo fato da interferência que uma iluminação errada pode causar nas cores dos alimentos.

Alto IRC x Baixo IRC no preparo de alimentos - ArqExpress

Lâmpadas LED possuem, em sua maioria, IRC 80 que é excelente também para cozinha, além de apresentar outros benefícios.

E por falar em cores, quer saber como eu uso CORES VIBRANTES na Decoração? Se eu fosse você marcava este texto como a sua próxima leitura!

Luz quente acolhe, luz fria acorda

O efeito (sensação para o ambiente) também é de extrema importância: luzes mais quentes, de tonalidades amareladas, dão aconchego para o espaço, nos dão a sensação de relaxamento. Já as luzes frias são indicadas para ambientes em que é necessário estar mais alerta, como os escritórios e demais locais de trabalho (tudo isso para garantir a concentração).

Já em casas de cuidado para idosos, os especialistas em saúde da terceira idade aconselham que seja utilizada a luz fria, uma vez que pessoas nessa faixa etária se expõem menos à luz natural e tendem a se deprimir mais. Assim, a luz nesta temperatura de cor contribui para melhorar a saúde das pessoas mais velhas.

Tem no Guia de Iluminação

Tipos de Iluminação - ArqExpress

Eu não sou expert em iluminação, mas depois de entregar mais de 6 mil projetos posso dizer, com toda certeza, que luz muda tudo! Ela tem o poder de transmitir aconchego, criar diferentes cenários e destacar um ponto específico do ambiente!

Gostou dessas dicas? Quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em iluminação, como eletricidade básica, circuitos e comandos elétricos, cálculo luminotécnico, fluxograma das etapas de um projeto, entre outros temas?

Então não deixe de conferir o meu Guia de Iluminação! Eu desenvolvi este material no intuito de compartilhar os meus conhecimentos de forma democrática e te ajudar na sua jornada do sucesso!

Comece a leitura agora mesmo e me conta o que achou aqui nos comentários!

Beijos e até depois,

Rê.