Por que as pessoas resistem tanto em contratar um profissional de arquitetura? Você saberia me responder?

Quando comecei a minha carreira as respostas que mais ouvia dos clientes eram o medo do orçamento, do projeto não sair exatamente como o desejado ou de entrar em uma obra interminável. A ArqExpress veio para mudar isso, propondo uma execução rápida e dentro do budget do cliente.

Já durante a pandemia esse pensamento mudou. Com a impossibilidade de sair, se divertir e de conviver com a família e os amigos, vi a casa virar prioridade! Muita gente quis arrumar os ambientes, deixar seus espaços mais bonitos...

E isso aconteceu principalmente porque, antes dessa loucura toda, as pessoas olhavam para o lar como um local de passagem, direcionando seus gastos para lazer, viagens. Na correria do dia a dia muita gente nem chegava a usar a cozinha, a sala ou o espaço de lazer. Era muito mais o quarto, que é o nosso refúgio, nosso lugar de descanso.

Um dos maiores responsáveis por essa mudança de comportamento, desse olhar “para dentro”, foi o home office, que trouxe uma nova maneira de viver e de trabalhar. Com ele as pessoas passaram a prestar atenção em coisas que antigamente não as incomodavam, como uma lâmpada que estava queimada, a tomada que não funcionava, a cor da parede que parecia estranha ou desbotada, a falta de contato com a natureza ou de ter um espaço para o lazer com a família.

Muito se falou da necessidade de adequação do espaço de trabalho, com o objetivo de melhorar a produtividade no home office, mas e o restante da casa, como ficou?

Nas milhares de mensagens que recebi pelo instagram, vi muitas famílias dizendo que não se reconheciam mais em seus ambientes, ou porque achavam que faltava cor, personalidade, ou porque não sabiam como deixá-los da forma como sonhavam, pela falta de conhecimento sobre reforma e decoração.

Foi um momento em que todo mundo se viu precisando da ajuda de um profissional ou das dicas de um profissional. E qual era a queixa mais frequente?  Não “poder” contratar esse profissional para ajudar! E o que eu fiz para ajudar esses profissionais? Criei um curso de Consultoria Online que teve mais de dez mil inscritos! Nele eu ensinei aos meus colegas de profissão os principais conceitos, as marcas, falei sobre proporção...

Passada a fase do distanciamento social, ainda hoje eu escuto a mesma queixa do início desse post! Pessoas que acreditam que a ajuda de um profissional continua sendo uma coisa muito distante da realidade delas.

Aliás, se a gente pegar o mercado da arquitetura e decoração, 90% das pessoas não contratam um profissional porque acreditam não ter condições para isso, em contrapartida, sabemos que esses mesmos 90% querem viver melhor dentro de suas casas!

E como nós podemos ajudar essa imensa parcela que deseja viver bem? Auxiliando essas pessoas com as melhores soluções para o lar e simplificando suas escolhas!

Cuidar da casa, melhorar o ambiente onde vivemos, muda a qualidade de vida das pessoas, a produtividade, o bom-humor e todo o resto!

Lembre-se de que o cliente não te contrata pela fama! Ele quer segurança, responsabilidade, entrega e retorno. Quando você tem a base completa, consegue ganhar a confiança dele e dar todas as respostas.

Mas aí você me pergunta:

- Renata, quanto eu vou ganhar por projeto?

Antes de pensar no retorno financeiro eu gostaria de te fazer duas perguntas:

- Qual o seu nível de conhecimento? Seja muito sincera na sua resposta!

Minha segunda pergunta é:

- Quanto do seu tempo você tem disponibilizado para estudar e aprender mais?

Aumentar o seu conhecimento é uma tarefa que só depende de você, quanto mais projetos você fizer, mais vai aprender! É isso que vai te ajudar a ganhar dinheiro, sua força de vontade, disciplina e principalmente o seu conhecimento! Você tem que saber como ler o ambiente e entender qual a intenção do cliente para aquele espaço.

Você acredita que tem segurança, repertório, bagagem e conhecimento? Ou ainda te falta confiança e você continua errando no básico?

Depois de entregar mais de sete mil projetos, vou te ajudar a destravar na profissão com o mapa da nova arquitetura!

Quer saber mais sobre o mapa? Então conheça a Escola da Nova Arquitetura!

“Uma escada pode te levar ao topo, basta subir todos os degraus, um de cada vez”.

Beijos e até depois,

Rê.