Existem diversos materiais que a gente pode utilizar na marcenaria. Mas quais são os mais indicados? Qual o melhor material para móveis? Você saberia me responder?

Madeira Maciça é boa?

Quando falamos em móveis de madeira maciça, estamos nos referindo àqueles feitos com madeira de reflorestamento, mais pesados, que recebem um tratamento químico para aumentar sua resistência à umidade. É a madeira 100% pura. Na minha opinião, ela vem em primeiro lugar.

Em segundo lugar tem o compensado, que é um tipo de chapa feita com várias lâminas prensadas e depois coladas com resina.

No mercado encontramos o compensado normal e o compensado naval, que é mais caro, mas muito resistente e super indicado para ambientes úmidos como o banheiro, a cozinha e a lavanderia.

Em seguida temos o MDF e o MDP, que são os mais utilizados (ambos são feitos através de processos muito parecidos de fabricação e tecnologia). Mas você saberia qual é a diferença entre o MDF e o MDP e qual a melhor opção para cada caso?

MDF (Medium Density Fiberboard)

Matéria-prima que a gente mais usa na marcenaria, o MDF é uma chapa de fibra de madeira de média densidade, feita de pó de madeira prensada e resina sintética, que recebe tratamento especial para evitar pragas como o cupim, por exemplo. O resultado disso é um material uniforme e homogêneo e suas chapas vão de 3mm a 6cm, ou seja, dá para fazer de tudo com esse tipo de madeira!

Uma das principais características desta chapa é ser bem lisa e pouco porosa, por isso, quando a gente precisa fazer uma pintura, uma laca ou uma lâmina, fazer um acabamento ou uma usinagem para as portas, usamos essa base homogênea para ter um melhor resultado.

Mas, ao mesmo tempo em que o MDF tem a base homogênea e é a nossa primeira opção para o uso da laca, ele é um material mais pesado, que não suporta peso ou a montagem e desmontagem dos móveis!

Comece a observar quando você entrar em uma loja de modulados, o corpo dos armários é feito em MDP, por ser um material que suporta melhor a montagem e desmontagem, e também por ser feito com partículas de madeira prensadas, aguentando muito mais peso (na aparência ele lembra muito o aglomerado).

Neste outro post eu respondo outra questão importante: Marcenaria Ou Móveis Modulados, Qual A Melhor Opção? Não deixe de ler.

MDP (Medium Density Particleboard)

Mais leve do que o MDF, ele é ideal para fazer a estrutura de móveis e prateleiras, o MDP (painel de partículas de média densidade, como o nome mesmo diz, feito com partículas de madeira) é mais indicado para a fabricação de móveis com linhas retas, por suportar mais peso e por não empenar facilmente.

Hoje é muito comum que a gente faça uma mistura desses dois materiais (o MDF e o MDP), usando ambos na confecção da mesma peça ou escolhendo um ou outro de acordo com o ambiente e com o móvel que estamos projetando.

 Vantagens e desvantagens do MDF 

  • Material pouco poroso e com bom acabamento para pintura;
  • Ótima opção para revestir com o laminado;
  • Não expande ou contrai quando exposto ao calor e umidade;
  • Não precisa de um equipamento pesado para fazer o corte das peças;
  • Seu custo é maior que o MDP.

Vantagens e desvantagens do MDP

  • O material é mais resistente à montagem e desmontagem dos móveis;
  • Boa opção para revestir com o laminado;
  • Custo menor que o MDF;
  • Precisa de um equipamento pesado para fazer o corte das peças.

Se você quer aprender tudo sobre esse tema eu te convido a fazer o meu Curso Detalhamento de Marcenaria, onde eu ensino todos os meus segredos de detalhamento de móveis: medidas mínimas, detalhamento de divisórias, tipos de abertura de porta, tipos de puxadores, altura, profundidade e muito mais!

Beijos e até depois,