Cozinha é um dos assuntos mais comentados e mais perguntados do meu instagram! Para você ter uma ideia, todos os dias eu recebo cerca de duzentas perguntas só sobre cozinha! Por isso eu tenho certeza de que, quando falamos sobre ela, sempre temos algo novo a acrescentar!
Quando a gente começa a desenvolver um projeto, não podemos pensar somente na estética, mas na funcionalidade e no orçamento. Tem que olhar o material, o preço, se ele funciona ou não...
Quer um exemplo? Lembra que eu já comentei várias vezes sobre o piso polido? Se você coloca na cozinha do seu cliente ele pode escorregar, cair e se machucar. Isso porque em contato com a água o piso polido é um perigo! Então esse material não funciona!
Mas aí você me pergunta: Renata, por onde eu começo?
O nosso Norte sempre vai ser o espaço e o ambiente existente! E para saber qual é o nosso tipo de layout e como a gente vai distribuir essa cozinha, precisamos entender quais são as possibilidades do imóvel.
É superimportante analisar o lugar, o tamanho, a dimensão e a circulação do ambiente para entender se existe espaço útil para fazer aquele “layout” que sonhamos. E para cada tipo de layout existe um cuidado diferente, coisas que temos que observar e cuidar para que o projeto fique perfeito!
Em uma cozinha linear, vemos todos os equipamentos e o mobiliário em linha. E o que é importante cuidar e também ter em mente quando a gente tem esse tipo de distribuição? Toda cozinha é feita pensando na organização! Nela a gente vai preparar, lavar e cozinhar.
No modelo linear a gente tem a geladeira, tira o alimento dela, apoia na bancada, lava, prepara e cozinha. Depois a gente faz o exercício contrário. Terminou de cozinhar, lava todos os materiais e guarda. Aqui não tem como criar um triângulo funcional, mas conseguimos criar um fluxo de trabalho, entendeu?
Com a ausência do triângulo funcional, o mais importante na cozinha linear é cuidar o espaçamento entre os locais de preparar, lavar e cozinhar, deixando livre pelo menos 60cm para usar como ilha de preparo.
Já quando falamos em cozinha paralela, temos móveis de um lado e de outro da parede e, para isso funcionar perfeitamente, o ideal seria que a gente tivesse uma circulação dupla para que duas pessoas consigam utilizar o ambiente ao mesmo tempo.
Mas, na maioria dos apartamentos hoje, nós não temos essa circulação de 1,20m. Com isso a circulação mínima para esse tipo de situação é de 90cm. E o que é importante cuidar neste layout? Quando vamos abrir as portas dos equipamentos, não ter nada que atrapalhe.
Como neste desenho abaixo, se você abrir a geladeira e a máquina ao mesmo tempo, as portas vão se chocar!
Na cozinha em U nós temos um pouco mais de espaço – são três paredes para utilizar, na em L utilizamos duas paredes. Tanto em uma como na outra a gente tem que pensar no triângulo projetado dentro do espaço para a questão funcional, entender se podemos mexer de estrutura e, por último, escolher o estilo, a cor dos móveis, etc.
No caso da cozinha em ilha, que exige mais espaço, a gente tem que ter um raio de circulação de pelo menos 80cm para cada lado.
Agora conta para mim: você gostou dessas dicas de cozinha?
Eu trabalhei 4 anos projetando cozinhas e desenvolvi um guia inteirinho como resultado de tudo o que eu aprendi em todos os meus anos de experiência profissional e tenho certeza de que ele pode te ajudar! Quer conhecer o meu Guia de Cozinha? Então clica aqui!
Beijos e até depois!!
Rê.