A escolha correta da espessura de uma chapa de MDF, MDP ou compensado naval afeta diretamente o custo do nosso móvel, isso porque quanto mais espessa for a peça, mais caro este móvel vai custar (e mais pesado ele fica também). Existe uma diferença de orçamento de um armário com a estrutura da caixa de 18mm e de um de 25mm.

Por isso é tão importante detalhar corretamente o material a ser utilizado no projeto! A espessura da chapa vai influenciar não somente no preço final, mas na durabilidade e qualidade da peça. Por isso, antes de definir qual delas vamos usar, temos que analisar qual a melhor para cada parte do móvel (e qual acabamento mais indicado de acordo com o ambiente em que ele será colocado: seja ele envernizado, pintado, laminado, tingido).

 

Hoje o MDF e o MDP são as opções mais utilizadas para a produção de móveis planejados, por causa da versatilidade e custo-benefício. Para te ajudar, a Dica do Dia de hoje separou algumas informações sobre o MDF, o MDP e alguns de seus usos mais comuns:

MDF 3MM a 12MM

O MDF de 3mm é normalmente utilizado no fundo dos móveis, ou seja, na parte que fica em contato com a parede ou também na parte inferior/debaixo dele. Vale ressaltar que o MDF de 6mm e 9mm também pode ter o mesmo tipo de uso.

MDF 12 E 15MM

Utilizados para projetar estruturas ou a caixaria dos móveis, os MDF de 12mm e 15mm são mais resistentes que os demais. Eles ainda servem para criar painéis de TV, cabeceiras de cama ou apenas para revestirem as paredes.

MDF 18 MM – 6CM ou DUPLADO

Essa espessura de 18mm é ideal para as frentes dos móveis, pois permite um encaixe melhor dos puxadores de alumínio. Ela também é usada para prateleiras, mas deve-se observar o tamanho dessas, caso sejam maiores é indicado espessuras acima de 18mm (20mm a 25mm).

Chapas de MDF

Alguns armários a gente consegue fazer com a espessura de 15mm, outros já não é possível. Por exemplo, em um balcão baixo a gente pode usar a estrutura de 15mm na volta. Já em um armário alto, de porta de correr ou de abrir, a gente não consegue. Por quê? Porque à medida que a chapa vai ficando maior ela fica muito pesada e pode empenar.

Uma outra coisa muito importante e que as pessoas não prestam atenção é que a chapa possui um tamanho, um limite. Normalmente, na maioria das fábricas, esse tamanho é de 2,73m. E o que acontece? A gente tem que cuidar com as emendas e também com o acesso da casa do cliente (elevador, escada).

Se você projetar um móvel de 2,7m, se a chapa for inteira, como a gente vai fazer para passar na escada ou no elevador para chegar na casa do seu cliente?

Às vezes a marcenaria exige que a gente tome cuidado e que tenha um pensamento que nos leve para a questão da montagem, de chegar até a casa do cliente. Não somente no aspecto estético do móvel e sim no aspecto construtivo.

Vamos usar como exemplo uma cabeceira de 3 metros. Em primeiro lugar: eu não tenho uma chapa de 3 metros! Então eu começo a paginar as emendas e os recortes para deixar mais fácil a montagem, o acesso no elevador e também para ficar mais bonito.

Projeto de cabeceira

Tudo isso acaba afetando o custo. Por quê? Você pode fazer com um painel de 2,7m? Pode! Mas ele vai ter um custo para conseguir içar e levar na casa do cliente. Isso aumenta muito o valor e vai gerar o maior transtorno! Fora que para fazer isso a peça tem que ser mais grossa, mais resistente. Entendeu por que a gente tem que pensar tudo isso quando está detalhando?

Principais diferenças entre o MDF, MDP e Compensado Naval

Compensado Naval

Formado por lâminas de madeira sobrepostas em sentido alternado (coladas entre si com resina), ele é à prova d'água e pode ser utilizado em ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias.

MDP

O MDP, ou Medium Density Particleboard, é formado de Partículas de Média densidade (mais grossas), sendo mais resistente contra empenamentos e deformações. Seu uso é indicado para estantes, armários...

MDF

O MDF, ou Medium Density Fiberboard, é formado por Fibras de Média Densidade, resultando em um material uniforme, perfeito para receber a colagem de laminados decorativos, couro ou pintura (laca, texturas, vernizes ou efeitos especiais).

Quer aprender tudo sobre detalhamento de marcenaria? Então eu te convido para fazer o meu Curso Detalhamento de Marcenaria!

Nele eu vou te ensinar todos os meus segredos de detalhamento de móveis: medidas mínimas, detalhamento de divisórias, tipos de abertura de porta, tipos de puxadores, altura, profundidade e muito mais! E se você quiser complementar esse material, eu te indico o meu E-Book de Marcenaria para Áreas Secas, onde eu trago várias informações técnicas e checklists para auxiliar ainda mais sua vida!

Beijos e até depois,