Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

A espessura da chapa afeta diretamente no custo do móvel!

A espessura da chapa afeta diretamente no custo do móvel!

| Renata Pocztaruk

 

A escolha correta da espessura da chapa de MDF, MDP ou compensado naval afeta diretamente o custo do nosso móvel, isso porque quanto mais espessa a peça, mais caro o móvel vai custar.

Existe uma diferença de orçamento de um armário com a estrutura da caixa de 18mm e de um de 25mm. Abaixo a gente pode ver os usos mais comuns de cada uma delas:

MDF 3MM a 12MM

O MDF de 3mm é normalmente utilizado no fundo dos móveis, ou seja, na parte que fica em contato com a parede ou também na parte inferior/debaixo. Vale ressaltar que o MDF de 6mm e 9mm também pode ter o mesmo tipo de uso.

MDF 12 E 15MM

Utilizados para projetar estruturas ou a caixaria dos móveis, os MDF de 12mm e 15mm são mais resistentes que os demais. Eles ainda servem para criar painéis de TV, cabeceiras de cama ou apenas para revestirem as paredes.

MDF 18 MM – 6CM ou DUPLADO

Essa espessura de 18mm é ideal para as frentes dos móveis, pois permite um encaixe melhor dos puxadores de alumínio. Ela também é usada para prateleiras, mas deve-se observar o tamanho dessas, caso sejam maiores é indicado espessuras acima de 18mm (20mm a 25mm).

Alguns armários a gente consegue fazer com a espessura de 15mm, outros já não é possível. Por exemplo, em um balcão baixo a gente pode usar a estrutura de 15mm na volta. Já em um armário alto, de porta de correr ou de abrir, a gente não consegue. Por quê? Porque à medida que a chapa vai ficando maior ela fica muito pesada e pode empenar.

Uma outra coisa muito importante e que as pessoas não prestam atenção é que a chapa possui um tamanho, um limite. Normalmente, na maioria das fábricas, esse tamanho é de 2,73m. E o que acontece? A gente tem que cuidar com as emendas e também com o acesso da casa do cliente (elevador, escada).

Se você projetar um móvel de 2,7m, se a chapa for inteira, como a gente vai fazer para passar na escada ou no elevador para chegar na casa do seu cliente?

Às vezes a marcenaria exige que a gente tome cuidado e que tenha um pensamento que nos leve para a questão da montagem, de chegar até a casa do cliente. Não somente no aspecto estético do móvel e sim no aspecto construtivo.

Vamos usar como exemplo uma cabeceira de 3 metros. Em primeiro lugar: eu não tenho uma chapa de 3 metros! Então eu começo a paginar as emendas e os recortes para deixar mais fácil a montagem, o acesso no elevador e também para ficar mais bonito.

Tudo isso acaba afetando o custo. Por quê? Você pode fazer com um painel de 2,7m? Pode! Mas ele vai ter um custo para conseguir içar e levar na casa do cliente. Isso aumenta muito o valor! Fora que para fazer isso a peça tem que ser mais grossa, mais resistente. Entendeu por que a gente tem que pensar tudo isso quando está detalhando?

Quer aprender tudo sobre detalhamento de marcenaria? Então eu te convido para fazer o meu Curso Detalhamento de Marcenaria! 

Nele eu vou te ensinar todos os meus segredos de detalhamento de móveis: medidas mínimas, detalhamento de divisórias, tipos de abertura de porta, tipos de puxadores, altura, profundidade e muito mais!

Beijos e até depois,

Comentários

  • Publicado por ESTEFANIA CARDOSO SILVA em

    Obrigada Renata, vou projetar marcenaria essa semana e aplicarei suas dicas.

Deixe um comentário