Quem nunca passou pela experiência ou conhece alguém que tenha furado um cano na hora de fixar os móveis? Ou então, na hora de instalar a marcenaria, ter interferência de pontos elétricos ou hidráulicos? Ou ainda, instalar um painel ou perfil de LED e ter esquecido a previsão do ponto de força? Todo profissional da área passa por alguns ou por todos estes "BOs" ao longo da carreira!

Estes e muitos outros são problemas comuns de um profissional na hora de detalhar a marcenaria e, não à toa, este é um dos conteúdos mais procurados do nosso blog.

Mas afinal, por onde começar o detalhamento de marcenaria da cozinha? Você sabe?

Primeiro o layout, depois o detalhamento

A cozinha é um dos ambientes mais complexos de detalhar devido à quantidade de instalações que precisam ser consideradas. Por isso, antes de pensar no detalhamento do projeto precisamos resolver o layout. O projeto da cozinha começa pela escolha dos equipamentos e, a partir disso, conseguimos fazer o lançamento do layout.

Projeções

Na hora de desenvolver o layout, existem três pontos fundamentais que devemos levar em consideração:

  1. Proporção e distribuição;
  2. Relação entre os equipamentos;
  3. Circulações de acesso e passagem.

Detalhamento que reflete necessidades

Com o layout definido, a distribuição dos eletros e o lançamentos dos pontos (hidráulicos, elétricos…) podemos pensar no detalhamento. Mas antes de sair detalhando, lembre-se que é necessário entender algumas questões, como: quais as necessidades de armazenamento, as formas e o volume dos itens que precisam ser armazenados, se o cliente prefere portas ou gavetas, se a cozinha precisa de lixeira embutida, armários superiores, despenseiros, se estes terão fundo ou não, e por aí vai.

Mas por que tudo isso é importante? Porque se o cliente preferir gavetas, não adianta apresentar um projeto com portas e, se tiver muita louça, não adianta desenvolver um projeto sem móveis superiores ou não considerar um louceiro. O ponto de partida é sempre o local, o layout e as necessidades do cliente. Entendendo isso, entramos para a parte técnica. E a base para detalhar é entender sobre a estrutura do móvel, como veremos a seguir.

Estrutura de um móvel sob medida

A caixa do armário é composta pela base inferior, base superior, laterais e fundo, depois temos as divisórias internas que podem ser verticais ou horizontais. As portas são fixadas com dobradiças e, muitas vezes, a estrutura acaba funcionando como batente.

Detalhamento de Marcenaria - Estrutura do móvel

Em cozinhas, principalmente na área do balcão, costumamos não utilizar fundo para facilitar o acesso aos pontos hidráulicos e também para proteger a marcenaria do contato com este material. Em armários com fundo, recomenda-se que este seja afastado pelo menos 1 cm da parede, prevenindo assim problemas com umidade.

A escolha da dobradiça é outro fator que pode mudar completamente a estética do projeto, bem como o orçamento. Muitas vezes, os profissionais não conhecem as ferragens e acabam não se preocupando com estes detalhes decisivos.

Detalhamento de Marcenaria - Tipos de Dobradiça

Eu também já falei aqui sobre A Importância Dos Materiais No Detalhamento De Marcenaria, confere lá.

Outro ponto importante que deve ser considerado na hora de detalhar é a modulação dos armários, portas, gavetas e frentes. Pense sempre na harmonia! Criar um móvel com uma porta de cada tamanho pode acabar estragando o projeto como um todo, a menos que exista uma intenção. Idealmente, indicamos trabalhar com módulos que se repetem, ou seja, se uma porta tem 50 cm, costumamos indicar que essa repetição seja contínua, podendo ser interrompida por uma gaveta com uma medida de módulo igual ou maior para fazer sentido.

O caminho para o sucesso

A parte boa de trabalhar com detalhamento de marcenaria é que podemos sempre criar coisas novas e sempre temos coisas novas a aprender.

Um bom detalhamento de cozinha, banheiro ou qualquer outro ambiente depende de um bom planejamento e de conhecimento técnico. Pesquisar, buscar referências, analisar o projeto de outros profissionais também é uma forma de treinar o olhar. Mas lembre-se que não adianta apenas ter um projeto bonito, ele precisa ser exequível e é isso que diferencia um profissional mediano de um bom profissional.

Detalhamento de móveis está presente em todos os projetos da ArqExpress e, por isso, nos criamos Guias com os Detalhamentos que nós já desenvolvemos e que, com certeza, vão ajudar você a detalhar com muito mais confiança!

Beijos e até a próxima! Rê.