Se tem um assunto que sempre é motivo de dúvidas na hora de projetar uma cozinha, é a torre de eletros, torre de eletrodomésticos ou torre quente. Pra quem não sabe, a torre de eletros é onde geralmente empilhamos o forno e o micro-ondas. Nada impede que nela sejam colocados outros eletrodomésticos, como uma cafeteira, por exemplo.

Para ajudar a esclarecer dúvidas como altura do forno, altura do micro-ondas e medidas da torre quente, hoje selecionei estas dicas muito valiosas que aprendi do melhor jeito: projetando, estudando e colocando o conhecimento em prática. Vamos lá:

1. Considere a altura do usuário

Muita atenção com as alturas de cada eletrodoméstico, antes de tudo uma cozinha precisa funcionar e ser ergonomicamente correta para quem usa.

Alturas de forno e micro-ondas na torre de eletros

Por exemplo: para pessoas de estatura média e alta, um forno micro-ondas pode ser instalado na altura de 1,50 m, já para quem é mais baixinho essa altura não é acessível, precisa estar em uma altura um pouco menor. O mesmo vale para o forno. Geralmente a variação fica em torno de 30 cm mas no final das contas o importante é funcionar bem para o seu cliente.

Dica do Club:

Você costuma perguntar a estatura dos seus clientes na fase do briefing? Não? Então comece agora!

Neste post você encontra meu Modelo de Briefing de Arquitetura!

2. Consulte os manuais

Outra dica essencial que deve ser feita na fase de projeto e detalhamento, e que pode evitar MUITA dor de cabeça na obra é checar as medidas exatas de cada eletrodoméstico que será instalado na torre, de acordo com indicação do manual do fabricante.

Lembrando que não basta "fazer caber", é preciso observar as distâncias mínimas recomendadas no manual em relação às laterais e o fundo para garantir um bom funcionamento e prolongar a vida útil do aparelho. Mais do que isso, é uma questão de segurança.

Medindo a Torre Quente

Ou seja, para os nichos dos eletrodomésticos, não usamos medidas padronizadas, porque cada modelo e fabricante pode exigir alguma medida ou detalhe diferente. Então não custa reforçar, defina e confira os modelos e manual de cada eletro, antes de detalhar o projeto.

3. Detalhe a ventilação e os pontos elétricos

Depois dos modelos e posições definidos, precisamos prever os pontos elétricos, hidráulicos se necessários e a circulação de ar da torre.

Para que aconteça uma circulação de ar adequada nos fornos precisamos posicionar a grelha de ventilação na lateral ou no fundo (dependendo do projeto). Assim acontece a troca do ar quente gerado pelos fornos, pelo ar frio. Essas informações também devem seguir as recomendações dos fabricantes e precisam estar no projeto e no detalhamento, para que o marceneiro possa prever os recortes necessários durante a produção do móvel.

Marcenaria da torre quente

Além disso, temos os pontos de alimentação elétrica de cada aparelho. Dependendo da situação de cada projeto, podemos colocar os pontos elétricos na lateral ou nos fundos do móvel. E além da posição das tomadas, no manual do eletrodoméstico você precisa conferir informações como tensão, corrente e potência de cada eletro e colocar no projeto também. Assim você garante que cada tomada seja instalada de forma correta e não aconteçam surpresas desagradáveis na hora da instalação final.

Gostou das dicas? Então deixa o teu comentário!

Sabia que este blog tem muito mais conteúdos de marcenaria?

Continua explorando para ler mais conteúdos como esse. E não deixa de conferir os nosso Guias!

Até depois,

Rê 💕