Sempre recebo muitas perguntas de estudantes de arquitetura, arquitetos recém-formados e até mesmo profissionais com algum tempo de caminhada que me pedem dicas de carreira, como conquistar mais clientes e sobre a sonhada estabilidade financeira.

Então, decidi formular um Guia de Carreira da Arquitetura, um artigo onde você encontra informações sobre o que é preciso para ser arquiteto, quanto ganha o profissional e quais áreas de atuação. Também deixo dicas que eu apliquei na minha carreira e que você também pode usar para conquistar o seu lugar ao sol. Não é um caminho fácil, mas eu garanto que a arquitetura é uma profissão incrível e, com muito esforço e dedicação você também alcança o sucesso.

O que faz um arquiteto?

Arquiteto é o profissional que planeja espaços viáveis e seguros para as pessoas viverem. Na nossa profissão podemos desenvolver um design, supervisionar a execução do trabalho e acompanhar para que seja bem feito e entregue no prazo. Tudo isso seguindo as normas técnicas e leis vigentes de cada local e estado.

O que é preciso para ser arquiteto?

Para ser arquiteto é preciso ter diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e ser registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). A faculdade em arquitetura é de cinco anos, ou seja 3.600 horas de estudo. Também é exigido o estágio supervisionado do aluno de arquitetura.

A formação é bem abrasiva e capacita o profissional para atuar na arquitetura de interiores, paisagismo, edificação e construção, restauração de edifícios, arquitetura industrial e mais. Ao concluir a faculdade, e caso você não se identifique com nenhuma das opções acima, também é possível atuar com design industrial, design têxtil, design de mobiliário, design gráfico e até fotografia.

Arquitetos trabalhando

O que todo arquiteto precisa saber?

A faculdade vai te ensinar as teorias e o básico para elaborar projetos, o resto é com você. A arquitetura exige constante estudo e aperfeiçoamento. Será preciso fazer cursos para além daquilo que o bacharelado te ensinou. Ler e se manter atualizado também fazem parte da vida do arquiteto. É preciso saber quais são as novas tendências, os assuntos que todo mundo está comentando e o que já é considerado ultrapassado.

Além disso, é preciso conhecer sobre materiais e técnicas de construção. Também é necessário saber sobre leis locais e estaduais. Eu ainda te aconselho a aprender sobre as ferramentas digitais e marketing para as redes sociais.

Por onde começar?

A melhor dica que eu posso te dar é que, se você tiver a oportunidade de fazer um estágio ou de trabalhar com um profissional já conhecido no mercado, não perca essa chance. Você precisa ganhar experiência e começar a praticar com a supervisão de alguém que já saiba fazer aquilo, para um dia conseguir projetar sozinho ou ter o seu próprio negócio.

Outra boa dica é que você comece a montar moodboards e colocar no papel (ou no autocad) seus desenhos e ideias. Você vai ver que com o tempo o seu olhar (e o seu gosto) estará mais treinado e refinado. Com isso, você desenvolverá projetos mais charmosos e autênticos.

Criação de Moodboard

Com o tempo e a prática você irá identificar suas facilidades na arquitetura e poderá se especializar nelas. Isso pode te fazer um profissional que seja referência naquela área.

Dica do Club

Comece projetando ambientes pequenos e que não precisem de obras.

A propósito, se quiser se aprofundar um pouco mais neste assunto, dá uma olhada no meu post "Diferença Entre Um Moodboard Conceitual E De Consultoria".

Re, dá para ganhar bem com a arquitetura?

A resposta é que sim, mas isso não vai acontecer logo no início da carreira e nem da noite para o dia. Eu levei mais de 10 anos para conseguir viver muito bem com os ganhos do meu trabalho. Tive que ralar muito, estudar muito e me dedicar muito para chegar até aqui.

Assim como em outras profissões, o arquiteto também não começa ganhando salários altos. A média nacional de um arquiteto júnior é de R$ 3.200,00, um valor que pode variar dependendo do tamanho da empresa.

Lembre-se, você está em começo de carreira e ainda não tem muitas experiências para ter um salário mais alto. No entanto, esse valor pode ir aumentando conforme você vai adquirindo conhecimento e prática, podendo chegar a uma remuneração de R$ 11.500,00 ou até mais. Não desista!

Outra coisa que todo arquiteto precisa ficar atento é que essa é uma profissão muito sujeita aos percalços econômicos. Se a construção civil dá uma estagnada, o mercado da arquitetura também tende a parar, ou seja, faturamos menos neste tempo. A vida na arquitetura é basicamente essa, um mês ganha-se mais e no outro pode se ganhar menos. Tenha um preparo financeiro.

Onde investir em cursos e aprimoramentos?

Aqui no Club ArqExpress eu te ajudo a se tornar um profissional ainda mais completo e preparado para as atuais necessidades do mercado. Você encontra um catálogo de cursos que te ajudam desde o planejamento dos projetos até como formular orçamentos para eles.

Além dos cursos, temos os super consagrados Guias ArqExpress, os quais você pode ter em dois formatos: livros ou e-books. Os Guias irão tornar os seus projetos muito mais interessantes, práticos e funcionais.

Seja um profissional antenado, reconhecido e bem remunerado no mercado agora mesmo fazendo parte da comunidade de profissionais que se ajudam e saem na frente!

Beijos, Rê