Por aqui a gente ama uma cozinha bem pensada. É o espaço essencial de uma casa, mesmo que o cliente não tenha o hábito de cozinhar, ele vai precisar de um lugar para armazenar uma água gelada que seja, ou ainda para guardar utensílios e alimentos comprados prontos. Então, certamente é um espaço que estará presente na maioria dos projetos de casas e apartamentos.

Na ArqExpress é um dos espaços mais procurados. Sempre temos clientes que querem repensar suas cozinhas e ter um lugar mais acolhedor e prático para preparar os alimentos. Por isso, são projetos que precisam trazer muita funcionalidade para o dia a dia e ter um bom orçamento, uma vez que pode envolver muitos gastos.

Pensar em um projeto de cozinha envolve muitas etapas e conhecimentos técnicos. É um ambiente que pode ter poucos equipamentos e móveis ou ser uma cozinha digna de restaurante.

O bom projeto de cozinha começa na hora da elaboração do layout. Como já contei várias vezes por aqui, layout não é o projeto em si, mas a disposição dos móveis no ambiente. Para te ajudar a construir um bom layout de cozinha, separei quatro dicas essenciais que vão facilitar muito na hora da criação.

1 - Saiba as medidas básicas

É importante saber medidas para conseguir pensar no projeto como um todo. Sim, é preciso decorar uma média das dimensões que móveis, equipamentos, torre quente, eletros, espaços de respiro e circulação podem ter. É claro que terá uma variação, pois existe uma grande possibilidade de modelos à venda no mercado e formas variadas de compor um ambiente. Mas saber uma média facilita na projeção e ajuda a respeitar as medidas mínimas, o tamanho mínimo de cozinha.

Um exemplo é a geladeira. Encontramos desde modelos pequenos como frigobares, até geladeiras de porta dupla que contam com funções eletrônicas. Mas as mais utilizadas são, a geladeira comum, que têm de 65 a 75 cm de largura, a geladeira porta dupla que pode ter de 85 a 100 cm de largura e a geladeira porta reversível que pode ter de 85 a 90 cm de largura. Portanto, estude a média dos equipamentos mais utilizados no layout de cozinha.

Dica do club:

Também vale saber sobre medidas de espaço de respiro e circulação.

Medidas médias de geladeiras

2 - Tenha um excelente briefing

Antes mesmo de fazer o layout de cozinha, precisamos fazer um briefing para entender as necessidades do cliente e do que ele está em busca. Diferente dos outros ambientes da casa, em que acabamos sugerindo itens para compor o ambiente, na cozinha, o cliente já pode ter os objetos ou sabe o que planeja ter. Então isso precisa ser questionado no briefing e levando em conta no layout. Outras perguntas essencial a se fazer são:

• Quantas pessoas vão utilizar o ambiente?
  • Quais atividades costumam acontecer na cozinha?
  • Os moradores utilizam ou será utilizado por outra pessoa?
  • Serão realizadas refeições neste ambiente?
  • Qual o volume de louças e utensílios para serem armazenados na cozinha?

Se quiser aprofundar esse assunto, dá uma lida no nosso Modelo de Briefing de Arquitetura!

3 - Hora de analisar a planta da cozinha

Você já tem o briefing e sabe de cor as medidas dos objetos desejados para o seu projeto, então está na hora de analisar a planta da cozinha.

Repare no formato do ambiente e onde estão os pontos de gás, altura dos pontos de água e esgoto na bancada da pia e as instalações elétricas. Aqui começa o planejamento da setorização da cozinha que se divide em áreas de preparo, quente, armazenamento, molhado e despensa. Também se pode pensar se será preciso fazer alguma modificação das instalações e se precisará de mais pontos de energia.

Neste outro post eu falo sobre Altura Da Pia Da Cozinha E Como Reconhecer Os Pontos De Água E Luz Em Um Projeto, dá uma conferida!

Pense ainda se há espaço para alocar todos os itens desejados pelo cliente e também nas medidas necessárias para área de respiro e circulação confortável.

Dica do club:

Em cozinhas muito pequenas, evite colocar objetos, como fogão e cuba, um de frente para o outro; assim há espaço confortável para mais de uma pessoa utilizar a cozinha.

4 - Você conhece o triângulo funcional da cozinha?

Na cozinha, temos três elementos essenciais que são o fogão, a cuba e a geladeira. Eles devem ser distribuídos estrategicamente no espaço de forma a facilitar o uso e garantir a melhor circulação. Portanto, triângulo funcional é a relação entre esses três itens. O ideal é que o espaço entre os equipamentos não seja superior a dois metros. Se o layout incluir uma ilha ou península, lembre-se sempre de prever a área ocupada pelas banquetas além do espaço para circulação.

Triângulo funcional

Estude com a gente

Se você quer aprender tudo sobre layout de cozinha eu te convido a fazer parte da Escola da Nova Arquitetura, onde eu ensino todos os segredos da nova arquitetura para ter um bom layout no seu projeto.

Seja um profissional antenado, reconhecido e bem remunerado no mercado agora mesmo fazendo parte da comunidade de profissionais que se ajudam e saem na frente!

Ah, e não deixe de conferir nosso consagrado Guia de Cozinha!

Beijos, Rê