Você sabe como prestar (bem) serviços de decoração de forma online? Qual a melhor forma para encantar este novo cliente? Eu sempre recebo muito este tipo de pergunta. Então vamos lá:

Na ArqExpress, ao longo do tempo, já passamos por várias fases de padrões de consultoria. E, conforme fomos atendendo mais clientes, fomos entendendo COMO ATENDER MELHOR!

Por isso, hoje vim dividir com vocês um pouco sobre este nosso aprendizado:

Como Entender o Cliente

A consultoria é um serviço mais rápido e mais curto se comparado a um projeto. Então, o cliente vai valorizar muito cada detalhe da entrega que você fizer. Você vai passar menos informações, mas elas devem ser super funcionais para ele!

Para alcançar um bom resultado neste sentido, faça um bom briefing de consultoria com o cliente antes de entregar as sugestões e analise muito bem o perfil dele.

(Quer saber mais sobre Briefing? Leia o artigo!)

Durante a consultoria, normalmente a gente sugere, no máximo, duas opções de um elemento. Mais opções podem confundir o seu cliente. O ideal é sugerir apenas um item de cada produto.

Moodboard Conceitual versus Moodboard de Consultoria

Entendam bem a diferença! O Moodboard conceitual (que normalmente nós profissionais fazemos) é uma etapa de conceito do nosso processo criativo para desenvolver um PROJETO. Já em um Moodboard de uma CONSULTORIA, o CLIENTE precisa entender todas as sugestões da composição do ambiente dele.

O cliente é leigo na nossa área, então ele precisa de mais informações (do que em um moodboard de conceito) e que elas sejam apresentadas a ele de forma clara.

O Que Apresentar

Quando se trata de uma dúvida pontual a ser solucionada, o conteúdo da consultoria vai variar muito. Mas, se for uma consultoria de composição de decoração (como é a maioria dos casos que nós atendemos), o mínimo que o cliente precisa saber de cada produto sugerido é: o que é o produto, onde usar/aplicar, as principais características dele e (a cereja do bolo) onde comprar ou quem contratar!

Por exemplo: um sofá novo que vai substituir o sofá existente depois de tanto uso na mesma posição. O sofá novo deve ter tecido rosa claro/rosé, lugar para três pessoas, estilo "vintage" conforme o produto sugerido, no moodboard; sugestão de loja para comprar: LZ Studio (inclua o contato e o endereço da loja).

Assim você vai fazer com cada produto ou serviço sugerido!

Esses foram apenas três pontos essenciais que entendemos que as consultorias devem ter. Claro que tem muuuito mais conteúdos que eu posso passar para vocês sobre este assunto. Eu poderia ficar horas aqui escrevendo!

Por isso eu ofereço os Cursos da ArqExpress que incluem assuntos como Moodboard, consultoria online e tantos outros fundamentais para quem quer evoluir na profissão!

Tenho tido um feedback incrível dos profissionais que já estudaram comigo ao longo desse ano!

Você é a única pessoa que pode mudar a sua realidade! Você pode se preparar, estudar, conhecer outros formatos de trabalho, se reinventar e assim mudar tudo! É só você dar o primeiro passo.

Já são milhares de profissionais que passaram pelos nossos cursos, acredita? Até eu me surpreendo com esse número porque, como eu já escrevi aqui em outros momentos, eu comecei a dar esses conteúdos realmente pensando em ajudar outros profissionais que não sabiam como trabalhar na crise da pandemia.

Por hoje é só, beijos, Rê