Vocês sabem que detalhamento é a minha paixão, mas eu já contei como eu me interessei pelos mínimos detalhes de um projeto?

Bem no comecinho da minha vida profissional eu trabalhei na fábrica de móveis Florense (fiquei lá por quase quatro anos). Foi na Florense que eu aprendi tudo sobre detalhamento e organização de ambientes e hoje eu tenho verdadeiro amor por detalhes em DWG!

Mas, quando eu falava sobre isso com os meus colegas, comecei a entender que existe uma grande dificuldade para todos os profissionais na hora de detalhar!

Por isso eu resolvi te mostrar na prática alguns detalhes que podem mudar um projeto de marcenaria! Confere comigo:

Puxadores de diferentes cores e formatos

O móvel ganha outra cara quando a gente inclui um puxador novo ou com formato diferente! Além de deixar a peça personalizada, você pode criar um modelo de acordo com o tema ou estilo da decoração! São muitas as possibilidades! Abaixo eu coloquei dois modelos usados nos nossos projetos para você entender melhor o conceito:

Puxador escultura

O puxador escultura é super arrojado e dá um toque incrível na decoração! Mas fique atenta, este é o tipo de detalhe que a gente consegue fazer só com marcenaria, não dá para fazer com o modulado!

Exemplo de Puxador Escultura - ArqExpress

Puxador revestido

A gente usa muito nos projetos da ArqExpress, já fizemos projetos em formato redondo e triangular (adoro este detalhe para quartos de criança).

Gosto sempre de mesclar, fazendo a porta de uma cor e o detalhe do puxador de outra (fora que este detalhe está super em alta nos projetos).

Exemplo de Puxador Revestido - ArqExpress

Armário com diferentes cores e materiais

A gente não precisa se prender a uma única cor ou tipo de material quando vamos detalhar um armário ou móvel maior. Converse com o cliente sobre o que ele gosta e o que espera do ambiente! Aqui vão algumas sugestões sobre como eu costumo misturar cores e materiais:

Armários inteiros com cor

Este armário por si só já é um super destaque para o ambiente e, para fazer o puxador na mesma cor escolhida para o móvel, tem que ter um fabricante de melamina na cor desejada (ou então fazer o puxador em laca).

Armários interiros com cor - ArqExpress

Armários bicolores

Fazer um projeto utilizando duas cores pode ajudar a deixar o ambiente mais alegre! Tanto pela chance de combinar quanto de contrastar os materiais na hora da composição. Gosto muito quando a gente consegue enxergar um pedaço do móvel de uma cor e outro pedaço de outra cor (nos projetos da ArqExpress costumamos usar muito este recurso para racks, para dar leveza).

Agora, se a ideia é dar contraste, minha dica é mudar um pouco o material, usando telinha, laca, desenhos... Esse tipo de composição vai trazer todo um charme para o projeto!

Armários Bicolores - ArqExpress

Se você, assim como eu, é apaixonado por marcenaria, não deixa de ler os 10 mandamentos do projeto de sucesso de marcenaria

Todos esses detalhes a gente vai aprendendo a fazer com o tempo e, à medida que fazemos mais e mais vezes, vamos ficando mais confiantes e melhorando cada vez mais a qualidade dos nossos trabalhos!

E mesmo que você não seja o profissional que vai executar o detalhamento, é muito importante saber o que fazer, as correções finas e a importância de preencher o checklist para evitar retrabalho!

Depois de anos detalhando projetos eu entendi que nós, como profissionais, precisamos saber sobre a parte técnica, transformar a parte técnica em exequível e só então a gente vai sair aplicando nos nossos trabalhos e projetos.

Quer aprender tudo sobre detalhamento de marcenaria? Então eu te convido para fazer o meu curso Aprenda a Detalhar Marcenaria!

Nesse curso eu te ensino todos os meus segredos de detalhamento de móveis: medidas mínimas, detalhamento de divisórias, tipos de abertura de porta, tipos de puxadores, altura, profundidade... Além disso você recebe como bônus detalhes em DWG e em SKP!

Gostou das dicas de hoje? Antes de ir embora eu tenho mais uma pergunta: você sabe como fazer puxador escavado?

Aprenda a detalhar marcenaria - ArqExpress - Puxador escavado

Tem tudo sobre isso no meu Guia de Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria Áreas Secas!

A nova edição do guia de Marcenaria Áreas Secas traz várias informações técnicas e checklists para otimizar o seu tempo e auxiliar ainda mais a sua vida! Nele eu te ensino como fazer detalhamento de marcenaria para dormitório, sala de estar e jantar, home office...

Garanta o seu e depois me conta o que achou aqui nos comentários!

Beijos e até depois,