Embora ambos derivem das mesmas espécies de madeira reflorestada (pinus e eucalipto) e passem por um processo de fabricação e de tecnologia iguais, o MDF (Medium Density Fiberboard) é composto de uma forma diferente do MDP (Medium Density Particleboard).
Isso porque a composição do MDF é feita de fibras de madeira muito finas!
Elas são prensadas e compactadas, passando por todo um processo até se tornarem uma chapa toda da mesma cor. Experimente olhar as bordas, você vai perceber o quanto o material é compacto, bem liso e pouco poroso.
Já o MDP é produzido com resíduos e cavacos de madeira, mas um pouco maiores que os do MDF.
São partículas prensadas a média densidade, ao olhar na borda do material é possível visualizar que o aspecto dele é diferente (parece até um aglomerado).
Aí você me pergunta:
- Renata, qual é o mais resistente? O MDF ou o MDP?
Ambos têm a mesma resistência! A diferença entre um e outro é que o MDP é um pouco mais leve, por ser composto por partículas maiores, isso reduz o peso do móvel.
No caso do MDF, a marcenaria não precisa ter um equipamento tão pesado para fazer o corte das peças de um painel (o que não acontece com o MDP, que por ter em sua composição partículas maiores, o corte necessita de serras diferenciadas e o desgaste desta serra também vai ser maior).
Em função deste maior desgaste dos equipamentos, as marcenarias não costumam usar tanto o MDP. Mas então onde se usa o MDP com mais frequência?
Em grandes fábricas de modulados, que produzem os móveis em série e que possuem um equipamento somente para o corte do MDP. Como estas fábricas trabalham com alguns modelos e tamanhos específicos e o esse material suporta melhor a montagem e desmontagem, a preferência é pelo uso dele.
Vantagens e desvantagens do MDF
- Material pouco poroso e com bom acabamento para pintura;
- Ótima opção para revestir com o laminado;
- Seu custo é maior que o MDP.
Vantagens e desvantagens do MDP
- O material é mais resistente à montagem e desmontagem dos móveis;
- Boa opção para revestir com o laminado;
- Custo menor que o MDF.
Falando em custo, neste outro post eu explico como A Espessura Da Chapa Afeta Diretamente No Custo Do Móvel.
Quer aprender mais sobre detalhamento de marcenaria? Então eu te convido a conhecer o meu Guia de Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria Áreas Secas!
Nele eu te ensino nossos segredinhos de detalhamento de móveis, que usamos nos nossos projetos e muito mais!
Beijos e até depois,
Rê