Embora ambos derivem das mesmas espécies de madeira reflorestada (pinus e eucalipto) e passem por um processo de fabricação e de tecnologia iguais, o MDF (Medium Density Fiberboard) é composto de uma forma diferente do MDP (Medium Density Particleboard).

Isso porque a composição do MDF é feita de fibras de madeira muito finas!

Elas são prensadas e compactadas, passando por todo um processo até se tornarem uma chapa toda da mesma cor. Experimente olhar as bordas, você vai perceber o quanto o material é compacto, bem liso e pouco poroso.

Já o MDP é produzido com resíduos e cavacos de madeira, mas um pouco maiores que os do MDF.

São partículas prensadas a média densidade, ao olhar na borda do material é possível visualizar que o aspecto dele é diferente (parece até um aglomerado).

Aí você me pergunta:

- Renata, qual é o mais resistente? O MDF ou o MDP?

Ambos têm a mesma resistência! A diferença entre um e outro é que o MDP é um pouco mais leve, por ser composto por partículas maiores, isso reduz o peso do móvel.

No caso do MDF, a marcenaria não precisa ter um equipamento tão pesado para fazer o corte das peças de um painel (o que não acontece com o MDP, que por ter em sua composição partículas maiores, o corte necessita de serras diferenciadas e o desgaste desta serra também vai ser maior).

Em função deste maior desgaste dos equipamentos, as marcenarias não costumam usar tanto o MDP. Mas então onde se usa o MDP com mais frequência?

Em grandes fábricas de modulados, que produzem os móveis em série e que possuem um equipamento somente para o corte do MDP. Como estas fábricas trabalham com alguns modelos e tamanhos específicos e o esse material suporta melhor a montagem e desmontagem, a preferência é pelo uso dele.

Vantagens e desvantagens do MDF

  • Material pouco poroso e com bom acabamento para pintura;
  • Ótima opção para revestir com o laminado;
  • Seu custo é maior que o MDP.

Vantagens e desvantagens do MDP

  • O material é mais resistente à montagem e desmontagem dos móveis;
  • Boa opção para revestir com o laminado;
  • Custo menor que o MDF.

Quer aprender mais sobre detalhamento de marcenaria? Então eu te convido para fazer a minha Super Aula de hoje, que vai contar com a presença do Jonas Pastore, da Casa 46 e da Renata Lemos, da ArqExpress Rio de Janeiro!

Nela vamos te ensinar nossos segredinhos de detalhamento de móveis, que usamos nos nossos projetos e muito mais!

Beijos e até depois,