Os apartamentos estão cada vez menores, já reparou?

Por conta disso, planejar os móveis e a decoração, utilizando truques que ajudam a ampliar os espaços têm se tornado fundamental para deixar o lar mais acolhedor!

Mas como usar esses truques para deixar aquela sala que tem com uma metragem menor perfeita?

A primeira coisa é ter atenção com as medidas antes de sair comprando os móveis! As cores também ajudam muito na sensação de um ambiente maior. Na Dica do Dia de hoje vou te contar sete truques que vão te ajudar a garantir a sensação de amplitude:

Invista nos espelhos para criar uma ilusão de ótica

Quer um ótimo truque para ampliar uma sala pequena? Use espelhos! Eles ajudam a ampliar o ambiente, dando a impressão de que ele é muito maior.

Os mais amplos são uma excelente pedida! Eles refletem um espaço maior, enganando os nossos olhos (só não exagere na dose)!

Quadros ajudam a compor

Faça uma composição de quadros, mas não exagere! Dois ou três é o ideal para deixar bonito e não sobrecarregar o espaço de informação. Não quer muitos furos na parede? Opte por uma prateleira de quadros, que garante um visual bonito e harmonioso.

Cortina em toda a extensão da parede

Fazer uma cortina clara, em tecido leve e que pegue toda a extensão da parede é outro truque para dar amplitude ao ambiente. Isso porque o tecido leve permite que a luminosidade passe com mais facilidade.

Esqueça o rack, use um painel de TV

Incluir um painel de TV no lugar do rack é mais uma forma de aproveitar o espaço de uma sala pequena e deixar mais área livre para circulação. Além disso, esta opção deixa o ambiente com um ar moderno e ajuda a esconder os fios pendurados!

Cuide do tamanho dos móveis

Tirar as medidas e planejar quais itens colocar é fundamental para ter certeza de que os móveis vão caber no espaço. A regra de ouro nesses casos é: menos é mais! Nada de colocar um sofá profundo e enorme se isso vai atrapalhar toda a circulação! Cada centímetro é importante para o projeto!

Cores claras nas paredes ajudam a dar sensação de amplitude

A escolha correta da cor tem o poder de aumentar a sensação de bem-estar, faz com que os ambientes pareçam mais quentes ou mais frios e torna um espaço maior ou menor!

Para dar a sensação de amplitude em um ambiente pequeno, opte por cores claras (inclusive para os móveis), mas isso não precisa ser uma regra! Pintar uma única parede em um tom mais escuro ajuda a garantir a sensação de profundidade.

Mas onde eu posso usar a cor então?

Nos quadros, almofadas, nas mantas para o sofá e em muitos outros elementos decorativos (desses que podem ser facilmente trocados quando o seu cliente enjoar deles).

Quer entender mais sobre cores e composições? Então corre e se matricula no meu curso INTENSIVO DE DECORAÇÃO!

Nele eu e a Renata Lemos vamos compartilhar com você tudo o que aprendemos nesses anos sobre mobiliário/complementos para que você possa implementar nos seus projetos!

Beijos e até depois,