O tapete serve como Isolante térmico, protege o piso, dá aconchego, ajuda a delimitar espaços (ele aumenta ou diminui o ambiente), serve como um ponto de cor, dá personalidade e é um excelente elemento de decoração! Você sabe como escolher o melhor tapete para o seu projeto?

A escolha do tapete correto para o projeto precisa de atenção. Onde ele vai ficar? Na sala de estar, jantar ou quarto? Seu cliente tem pet? Tem filho pequeno? Tudo tem que ser levado em consideração antes de pensar no tamanho e na cor.

Escolher o tapete errado pode deixar o ambiente com uma sensação de ser menor ou “atulhado”. Olha o exemplo:

Viu como um tapete maior dá a sensação de "abraçar" os principais móveis do ambiente? Hoje vou falar sobre algumas características dos diferentes tipos de tapetes que a gente costuma usar nos nossos projetos

Tapete de fibra natural

São muito duráveis e costumam ter uma textura mais rústica. Das opções de fibra natural você encontra os tapetes de lã, seda, algodão, bambu, fibra de coco, juta e hemp.

Tapete de fibra sintética

São fáceis de limpar e costumam ter um preço mais acessível. Dos sintéticos tem o tapete de PVC, que tem uma cara bem vinílica e serve para casos muito específicos. Não traz aconchego, mas delimita o espaço quando precisa. O de garrafa pet, que é um tecido supermoderno em termos industriais, super bem-feito, caro, muito tecnológico. Tem ainda o nylon e o poliéster.

Tapete Kilim

São tapetes tramados com fios horizontais e verticais. Como não se tem nós nesse tapete, pode ser usado dos dois lados. Na maioria das vezes os tapetes de kilim são feitos manualmente, o que te dá uma possibilidade gigante de desenhos (tradicionalmente eles são feitos na Turquia e Egito de forma manual, mas hoje já se encontra industrializado). Dica: para saber se o tapete de kilim é feito de forma manual ou industrializada basta olhar o acabamento.  O industrializado é perfeito, todo igual. Já o tapete manual tem leves imperfeições.

Tapete Tufado

Tapetes com tufos que são presos a uma tela principal. Comum serem feitos por uma máquina, mas também podem ser manuais. Um exemplo de tapete tufado é o persa.

A minha última dica para hoje é: que tal ter um ganho superior ao valor de um projeto sem sair de casa, e o melhor, monetizando as dicas que você já dá para os seus clientes e amigos!

Faça o seu tempo valer e aprenda a fazer consultoria online!

No meu Curso Aprenda a fazer Consultoria Online eu vou te ensinar como se inserir no mercado, valorizar a sua hora e conseguir mais clientes!

Beijos e até depois,