As cortinas protegem o ambiente contra a luminosidade em excesso, protegem os móveis, melhoram o conforto térmico, garantem a privacidade, além de compor o visual. Hoje eu vou te dar quatro dicas sobre como usar as cortinas na decoração!

 

 

Posição

Ao instalar sua cortina, a posição correta de colocar é entre o teto e o topo da janela ou rente ao teto. Lembra que ela precisa de espaço para correr, ou seja, aquele mesmo espaço que existe no cortineiro, precisa estar livre embaixo também (estou me referindo a uma cortina com comprimento até o chão). Então quando o móvel da sala fica próximo a parede, por exemplo, ele não pode estar colado nela, precisa de um espaço livre de 15 a 20 cm, pelo menos, para a cortina correr (não esquece que esse espaço precisa ser higienizado)!

Comprimento

Se não tiver nenhum móvel abaixo da janela, escolha um comprimento de cortina que vá até o chão. Caso tenha um móvel logo abaixo da janela, opte por uma cortina menor, porém que “sobre” tecido. Cortinas curtas e que terminam logo após a janela dão a sensação de que o ambiente é menor!

Estética

Calcule a quantidade de tecido para que seja o dobro da medida da janela. Assim a cortina, mesmo quando estiver fechada, não vai ficar totalmente esticada. No caso dela ficar aberta, ainda vai ficar com um bom caimento.

 

 

Tecidos mais utilizados para cortinas

A escolha do tecido vai depender de quanto você precisa controlar a iluminação do ambiente. Alguns dos tecidos mais utilizados em cortinas são a seda, o cetim, o voil e o linho (tecidos leves e que promovem mais luminosidade). Já o shantung, o veludo e a sarja (mais pesados) são mais indicados para ambientes onde o cliente deseja ter maior controle da entrada de luz. Mas você pode sempre compor com diferentes soluções de cortinas e persianas. Para quartos recomendamos a combinação de rolô blackout com cortina de tecido.

 

 

Um projeto de decoração é o que acaba mudando visualmente todo o ambiente, traz impacto, enche os olhos! São os detalhes que vão fazer toda a diferença, sempre! Se você, assim como eu, ama decoração, comece hoje mesmo o Curso de Decoração, onde eu compartilho o que aprendi nesses anos sobre materiais, cores, texturas e como combiná-los de forma harmônica e surpreendente!

Beijos e até depois,

Rê.