O piso laminado é perfeito quando queremos dar uma cara nova ao ambiente! Ele tem um bom custo-benefício, é isolante térmico, de fácil instalação e manutenção e a sua colocação praticamente não faz sujeira!
Uma das vantagens do laminado em relação ao vinílico é a instalação que, por conta da sua composição, o contrapiso não precisa estar tão nivelado. Além disso, produtos como os das linhas Smart, Vision, Eligan Wide e Impressive da Quick Step são resistentes a riscos, têm resistência à água e oferecem até 25 anos de garantia!
Qual a melhor paginação?
A paginação ajuda a determinar o número de peças necessárias para o ambiente, por onde a gente começa e por onde termina a instalação, isso para que a perda ou desperdício de material seja o menor possível.
Além disso, é preciso decidir em qual direção a instalação será feita, onde será preciso fazer corte.
Para definir qual o melhor desenho para o ambiente o ideal é observar o tamanho dele, assim como o tamanho da peça escolhida, geralmente o sentido da colocação segue a parede mais extensa do ambiente.
O padrão de instalação pode seguir paginação horizontal, vertical e diagonal, mas a mais recomendada é aquela que siga o mesmo sentido de entrada de luz, dessa forma você poderá ver toda a beleza do piso, seus desenhos, vincos e chanfros.
Mas isto não é uma regra, é apenas uma recomendação! Se você optar por colocar o piso no sentido invertido não tem nenhuma contraindicação.
Tipos de paginação
- Sentido longitudinal
- Sentido transversal
- Sentido diagonal
Vantagens do piso laminado
Além da facilidade de limpeza e conservação (basta uma vassoura de cerdas macias, aspirador de pó e um pano úmido), para quem mora em um imóvel alugado e quer dar uma nova cara ao ambiente o piso laminado é uma excelente opção, isso porque como ele não é pregado ou colado no contrapiso (suas réguas têm encaixe macho e fêmea), podendo ser desmontado e instalado em outro lugar (basta ter cuidado na hora da remoção).
Outra vantagem é para quem gosta de andar descalço! O piso mantém uma temperatura agradável (diferente da cerâmica que parece congelar os pés quando a temperatura cai).
Cuidados com o piso laminado
- Se você tem móveis pesados e costuma empurrá-los na hora de fazer a limpeza, use feltro colado nos pés para reduzir o atrito;
- Seque os líquidos derramados o quanto antes;
- Não use vassoura de cerdas rígidas;
- Não use cera ou enceradeira;
- Não use produtos de limpeza abrasivos.
Dúvida na hora de fazer uma planta de piso?
Lembre-se que, além da questão estética, ela garante a sustentabilidade econômica do seu cliente e o melhor aproveitamento do revestimento. Confira o checklist de uma planta de piso:
- Especificar o piso;
- Nível do piso;
- Indicar o início e sentido da colocação;
- Legenda;
- Indicar soleira e rodapé (quando há);
- Cotas gerais e parciais.
Gostou desse conteúdo? Quer aprender mais sobre decoração? Então se inscreve agora mesmo no meu curso para aprender todos os meu segredos!
Beijos e até depois,
Rê