Antes de mais nada, para quem ainda não sabe o que é levantamento arquitetônico, saiba que ele é uma das primeiras fases de um projeto e, na arquitetura, é FUNDAMENTAL para garantir a eficiência do resultado!

A importância do levantamento arquitetônico

É no levantamento arquitetônico que coletamos dados como: as distâncias detalhadas do local (largura, profundidade, pé-direito), as espessuras e os tipos de paredes, as dimensões e posicionamento das esquadrias, a altura do peitoril, os elementos estruturais, entre outros. Enfim, uma série de itens que são indispensáveis para o projeto!

Neste outro post, eu dou 10 Dicas para Fazer o Levantamento Arquitetônico Perfeito! Confere lá!

Seja para um projeto arquitetônico, de interiores ou de decoração, é essencial coletar o máximo de informações sobre o local antes de iniciar um desenho técnico ou antes de planejar qualquer reforma. Quanto maior o número de informações, mais fácil fica para projetar depois. Conhecer o local, suas medidas e suas características é básico! Com base nessas medidas e detalhes coletados, é possível criar as plantas baixas, cortes, fachadas e outros desenhos técnicos que servirão como base para a execução. Além disso, o levantamento também permite identificar possíveis problemas estruturais, elétricos e hidráulicos, que devem ser corrigidos antes do início da obra.

Equipamentos

Entre os equipamentos necessários para realizar um levantamento arquitetônico estão alguns bem específicos, como trena, nível a laser, prumo, esquadro, compasso, régua e, claro, lápis e papel. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário utilizar equipamentos mais avançados, como scanners a laser e drones, para obter medidas mais precisas e detalhadas do espaço.

Agora, além de ser importante que o profissional responsável pelo levantamento esteja familiarizado com os equipamentos necessários e saiba como utilizá-los de forma eficiente e segura, uma coisa não pode faltar: um checklist!

Checklist, o item que não pode faltar

Ter um checklist é básico e pode ser decisivo para o sucesso do seu projeto, uma vez que te ajuda na criação, na organização e no gerenciamento, dando mais eficiência e agilidade além de aumentar a segurança e passar mais segurança para você e seu cliente.

Se você ainda não faz um checklist, então vamos facilitar a sua vida, disponibilizando aqui um modelo que vai ajudar você a não esquecer de alguns dos principais itens durante a visita de levantamento. Você pode usá-lo como base para desenvolver e personalizar o seu. Tenho certeza de que ele vai te ajudar no seu próximo projeto:

Os checklists ArqExpress

Gostou do checklist? Já imaginou se você tivesse um para cada etapa do projeto, pronto para usar, lindo e ainda com a qualidade e a experiência da ArqExpress, que já entregou milhares de projetos de sucesso?

Então pare de imaginar e conheça os blocos de Checklist ArqExpress! São blocos impressos super completos. É o material que nós usamos aqui na ArqExpress e que agora você pode receber na sua casa ou escritório. Te garanto que você vai adorar!

Beijos e até depois, Rê! 💕