Fazer um bom levantamento arquitetônico é o primeiro passo para o sucesso do projeto. Quando a marcenaria chega, não adianta ter o detalhamento mais lindo do mundo se ele foi feito em cima de um levantamento com as medidas erradas ou de um ângulo que você deixou de perceber. Por isso eu trouxe estas dicas, para que o seu levantamento seja mais do que bom, seja perfeito!

Para mim, tudo começa no levantamento. E, com a experiência que a gente adquire ao longo do tempo fazendo obra, quase todos os problemas que acontecem no projeto são porque alguma coisa saiu errada nessa fase. Portanto é preciso ter muita atenção!

Hoje eu vou te mostrar um roteiro que eu criei, com os dez pontos mais importantes para você se lembrar durante essa etapa. Vamos lá:

Etapas do Levantamento Arquitetônico

1. A planta baixa

Desenhe uma planta baixa e tente entender o método construtivo dela. Veja se ela tem parede de gesso, porta, se a parede é de alvenaria e anote tudo. Desta forma você vai conseguir fazer uma análise correta do ambiente.

2. Localização do Norte

Localize e marque o Norte. É muito importante, na hora de projetar um ambiente, saber em que lugar bate o sol da manhã e da tarde.

3. Medidas do perímetro

Agora é hora de começar com as medidas de fato e, para isso, use a planta com as medidas gerais. Costumo ver muitos profissionais tirando as medidas picotadas, pequenas. E muitas vezes eles fazem isso por estarem sozinhos (sem ajuda e com uma trena na mão fica mais difícil medir espaços maiores). Essas medidas gerais são muito importantes porque é ali que você consegue detectar se teve algum erro nas medidas parciais. Por experiência eu indico usar a trena eletrônica, com ela fica muito mais fácil para tirar as medidas gerais.

4. Cotas parciais

Depois das medidas do perímetro, passamos para as cotas parciais, o que envolve as medidas de janela, de porta, uma parede de gesso que você identificou (e até onde ela vai) etc. É importante anotar tudo porque aquilo que podemos colocar em uma parede de gesso é diferente daquilo que podemos colocar em uma parede de alvenaria, por exemplo.

5. Esquadrias

Feitas as cotas parciais, vamos fazer as medidas de esquadria, incluindo o peitoril da janela, a altura dela e o comprimento do vão.

6. Pé direito

Aqui, além da medida do pé direito, em alguns casos pode ser necessário medir ainda o pé esquerdo e o pé direito duplo. Observe na imagem a seguir.

Pé Direito, pé esquerdo e pé direito duplo

7. Pontos hidráulicos

Veja em que lugar eles se encontram, a altura e o eixo para não correr o risco de acabar com algum móvel obstruindo o acesso.

8. Pontos Elétricos

O mesmo conselho dado em relação aos pontos hidráulicos vale para os pontos elétricos, ou seja, mesmo que você vá fazer uma intervenção só de decoração na casa é muito importante ver em que lugar estão as tomadas, para não fazer um móvel que bata no meio de uma delas (lembre-se de indicar se é uma tomada alta, média ou baixa, para isso recomendamos usar a simbologia de norma). Da mesma forma, marque todas as alturas pelo eixo.

9. Ar-condicionado

Quando vamos fazer a locação e marcar um ponto de split no ambiente, temos de marcar o eixo dele e a altura.

10. Móveis existentes

Nessa fase vamos pegar o ambiente cru e anotar se ele tem bancada ou algum móvel para aproveitar, como um sofá, por exemplo. Estes, sejam peças soltas ou presas, como no caso de uma marcenaria, anotamos numa folha à parte já que eles não fazem parte da estrutura daquele espaço.

11. Bônus: levantamento fotográfico

É importante fazer fotos de todos os lados principalmente se você quiser um "antes e depois", o que é bem impactante. Para ter certeza de que você vai fazer as fotos antes e depois a partir do mesmo ângulo, usamos como regra fotografar os quatro cantos da casa e, depois, de todos os detalhes. Não esqueça das vigas, pontos de elétrica, acabamentos da tomada, o piso...

Vai postar suas fotos nas redes? Então lê meu artigo "Como Fazer Fotos “Antes E Depois” Para Bombar Nas Redes Sociais"!

Guias ArqExpress

Gostou das dicas de hoje? Então antes de ir, dá uma olhada nos nossos Guias. Neles você encontra tudo o que precisa para nunca errar nos seus projetos. Escolha entre a versão impressa ou digital em PDF.

Beijos e até depois,