Não basta fazer um decor lindo, de arrasar! Às vezes um pequeno erro acaba com a beleza do ambiente! Quer um exemplo? Aqueles fios da TV pendurados, aparecendo...

Não tem marcenaria, detalhamento ou qualquer outra coisa que dê jeito no impacto visual (negativo) que isso vai causar!

Por isso o meu conselho é: redobre a atenção para aqueles detalhezinhos que têm o poder “derrubar” o seu trabalho, como uma iluminação ruim, um quadro com a altura errada ou um tapete pequeno demais. Vai ser muito difícil passar por eles sem conseguir notar. E, na Dica do Dia de hoje, vou te ensinar alguns truques para você não errar na decoração da sala:

Problema: Fios da TV e dos aparelhos aparecendo (pendurados).

Solução: Fazer um painel com porta, esconder os fios dentro da parede, usar um rack com painel...

Problema: TV muito perto do sofá e ou um sofá com tamanho desproporcional em relação ao da sala (aliás, sofá grande demais ou pequeno demais é um dos erros que mais recebo nos stories).

Solução: a altura da TV deve estar no eixo da visão, 1,20m a 1,40m do piso (eixo distância).

Problema: Tapete muito pequeno!

Solução: Para dar vida e ajudar a compor o ambiente o tapete precisa abraçar os móveis principais, como as poltronas, a mesa de centro e o sofá. A escolha errada do tapete pode trazer a sensação de que o espaço é menor, já a escolha correta pode ajudar a ampliar o espaço!

Problema: Altura de quadro errada ou tamanho de quadro desproporcional.

Solução: A altura é aquela em que o eixo da composição esteja centralizado na linha média dos olhos de quem observa. Posicione os quadros 10cm a 20cm acima do sofá ou 90 a 100cm do piso! Já em relação ao tamanho/proporção, procure preencher 2/3 do espaço do sofá.

Problema: Um único ponto de luz na sala.

Solução: Somente um ponto não funciona! Crie pontos de luz na parede, nos móveis, escolha bem a luminária. Luz muda tudo!

Problema: Cor escura para ambiente pequeno e com pouca luz natural.

Solução: Esse é um dos maiores erros. As cores escuras em um espaço pequeno nos dão a impressão de que o ambiente é ainda menor. Se a ideia é ampliar visualmente esta sala, opte por cores claras.

E antes de ir embora tem mais uma dúvida campeã de directs lá no instagram: qual piso escolher para cada ambiente?

Para te ajudar com isso eu te convido a assistir a minha próxima Super Aula, que vai acontecer na segunda, 25/10. Nela eu vou te ensinar a escolher o porcelanato ideal para a sua casa! Te inscreve para garantir a sua vaga!

Beijos e até depois,

Rê.