Cozinha linear é aquela em que o fogão, a pia e a geladeira ficam alinhados sobre uma mesma bancada encostada na parede. Já a cozinha com ilha geralmente tem duas bancadas, uma contra a parede e outra que chamamos de ilha, no centro do ambiente. Vamos conhecer um pouco mais sobre as características de cada uma delas.

Cozinhas Lineares

Cozinhas lineares são muito usuais em apartamentos populares. Ambientes menores precisam sempre ser bem aproveitados. Portanto, uma ótima ideia é utilizar armários superiores na parede, o que ajuda a deixar a bancada livre.

Apesar da disposição dos equipamentos não formar um triângulo de trabalho, uma vez que ficam todos lado a lado, se forem bem posicionados, isso não será um problema.

Cozinha Linear

O ideal é que a pia fique entre o fogão e a geladeira e, entre eles, tenha sempre uma bancada de apoio. Essa disposição faz mais sentido pois temos apoio para os alimentos que saem da geladeira para serem preparados e depois levados para o fogão. Esse tipo de configuração é utilizada em ambientes pequenos ou largos. Em ambientes largos, você terá mais espaço para acomodar uma torre de eletros e uma lava-louças, por exemplo.

Como eu já falei aqui no blog outras vezes, devemos sempre evitar que o fogão e a geladeira fiquem lado a lado: o aquecimento do fogão pode atrapalhar o funcionamento da geladeira e vice-versa.

Depois lê este outro post onde eu dou 04 Dicas Para Ter O Melhor Layout De Cozinha.

Cozinha com Ilha

Em apartamentos compactos, as cozinhas com ilha podem ser uma solução para ampliar e integrar os ambientes.

Como eu já disse, as cozinhas desse formato normalmente têm duas bancadas de trabalho, uma encostada na parede e outra paralela, a qual chamamos de ilha. Na ilha pode estar o fogão, um cooktop ou, em algumas situações, até mesmo a pia.

Sempre tome cuidado com a circulação. A ilha deve respeitar a distância mínima de 120 cm entre as duas bancadas e, pelo menos, prever 60cm em toda a circulação do entorno. As ilhas podem ter armários inferiores e serem acompanhadas por mesas ou bancadas de refeições. Nesses casos, lembre-se de observar a abertura dos armários bem como a altura e o espaço superior da bancada de refeições.

Cozinha com Ilha

No caso de uma reforma, antes de optar pela cozinha com ilha, é muito importante ficar atento às questões técnicas e estruturais e também aos projetos complementares. Veja sempre a possibilidade de deslocar os pontos hidráulicos, elétricos ou paredes.

Agora conta para mim: você gostou dessas dicas de cozinha? Eu trabalhei 4 anos projetando cozinhas e desenvolvi um guia inteirinho como resultado de tudo o que eu aprendi nos meus anos de experiência profissional. O Guia de de Cozinha é parte do nosso Combo de Guias e eu tenho certeza de que ele pode te ajudar!

Beijos e até depois! Rê.