Seja pela falta de janelas ou pela pouca incidência da luz solar, alguns ambientes se tornam mais escuros por receberem pouca luz natural. Mas isso não precisa se tornar um problema nem para você, nem para o seu cliente!

Usando alguns truques na hora de decorar é possível compensar essa falta de luz e valorizar os espaços da forma como eles merecem!

Apostes nas cores com mais luminosidade ou brilho

Quando falamos de cor, falamos da luminosidade dela, ou seja, quão clara ou escura é esta cor, a quantidade de luz que essa cor recebe!

Quanto mais clara, mais luz essa cor vai receber. Por isso mesmo que, quando vamos escolher a cor para um ambiente pequeno ou mal iluminado, sempre temos a tendência de optar por uma cor que receba uma maior quantidade de branco, porque ela vai refletir mais a luz a dar mais sensação de amplitude.

Aí você me pergunta: para dar amplitude é preciso usar o branco?

Não só o branco! Você precisa usar uma cor que receba mais luminosidade, que seja mais clara, para que você tenha aquela sensação de estar em um ambiente mais amplo e iluminado.

Quanto mais branco a cor recebe, mais luz e luminosidade a gente vai ter dentro do ambiente.

Dica: se você tem um espaço pequeno, evite utilizar cores que reflitam pouca luz, isso porque você terá a sensação de compactar e diminuir o ambiente.

Outro ponto muito importante é quando falamos sobre a saturação da cor. Diferente do brilho – que é quando adicionamos mais branco à cor, quando falamos de saturação é quando deixamos a cor mais pálida, menos vivaz.

Para isso adicionamos cinza à cor. Quanto mais cinza presente na cor, mais pálida ela será. Pelo fato do cinza ser neutro, ele acaba não trazendo tantas emoções e sensações.

Espelho, espelho meu!

Não tenha medo de investir em espelhos! Eles ajudam a ampliar espaços, alteram a perspectiva e a profundidade dos ambientes, refletem pontos de luz indireta, além de dar um charme à decoração.

#luzmudatudo

Se a luz natural não é suficiente, aposte numa boa iluminação artificial!

Um bom projeto de iluminação pode mudar o ambiente em sua concepção estética, deixando o espaço funcional, confortável e agradável, criando diferentes cenas e proporcionando diferentes sensações! Eu sempre digo que "luz muda tudo"!

E isso não vale só para os ambientes com gesso! Podemos utilizar o trilho, o spot, um dimmer na parede. Tudo depende do que fica melhor para cada projeto.

Por outro lado, quando você tem o gesso, é possível pensar em uma iluminação distribuída, ou seja, você consegue colocar alguns pontos de iluminação no ambiente.

Que tal aprender mais sobre decoração com a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de Janeiro, na próxima edição da SUPER AULA?

Esse encontro, que é gratuito e 100% online, é absolutamente imperdível e está marcado para o dia 13 de setembro, segunda-feira!

O tema será "Dicas para dormitórios”. Quero te ver lá, hein? Se inscreve para garantir a sua vaga!

Beijos e até depois,