Você já escolheu um piso lindo para o projeto, mas e agora, como você decide a cor do ambiente?

A primeira dica que eu vou te dar é a seguinte, se o piso for muito escuro, escolha uma cor um pouco mais clara para as paredes. Agora, se o piso for mais claro, você já pode pensar em escurecer essas paredes.

Na hora de escolher uma cor você tem que pensar no que quer passar para o ambiente, entender o significado das cores, o que cada uma delas traz para espaço, analisar o piso...

Vou dar um exemplo: dá para usar um piso bege com a parede cinza?

Se você colocar um tapetão e começar a decorar a sala de uma forma que você consiga "quebrar", ok! Senão tome um pouco de cuidado (e para ser sincera, eu não gosto de misturar bege com cinza). Mas, caso você decida usar, dá para pensar em usar um cinza mais quente para deixar tudo mais harmônico (nada de misturar um piso bege com o cinza frio!).

E se a parede for de cimento queimado?

O cimento queimado fica super bem na parede e combina com muito materiais, apesar de ser um material mais bruto, quando aplicado na parede ele não costuma rachar tanto.

Para quem tem um piso de madeira, que é um material quente, o cimento queimado dá aquela "quebrada" que eu comentei quando citei a mistura do bege com o cinza.

Quando é o contrário, um piso de porcelanato (que é um material frio), a minha dica é usar não só a madeira, mas elementos quentes na parede para fazer o contraste do primeiro plano para o segundo, desta forma você dá um complemento em termos de temperatura e deixa o ambiente aconchegante.

É como se fosse um quebra-cabeças. Tudo o que você coloca para esquentar o ambiente, vai ter que resfriar um pouco ou esquentar um pouco mais, entendendo a dosagem ideal de cada material que for usar.

Vai usar piso e parede em cimento queimado? Então tem que dar uma esquentada com outros elementos! Lembre-se sempre de cuidar a dosagem com cada um dos materiais e qual é o objetivo. Em decoração e arquitetura tudo tem uma intenção: a intenção da cor da parede, dos materiais que estamos escolhendo, dos objetos...

Quando a gente entra em um ambiente, temos a tendência de olhar a cor da parede, os móveis, os itens de decoração. Porque decorar tem a ver sim com unidade, com conjunto, proporção, com composição!

E foi por isso que eu desenvolvi o Guia de Decoração, porque além de aprender sobre conceitos como proporção, equilíbrio, percepção & harmonia, percepção visual, aplicação de cores, você também deve aprender sobre processo criativo, programa de necessidades, materialidade, layout, iluminação, como organizar, como transformar!

Beijos e até depois,