O que a gente precisa se preocupar quando está desenvolvendo um projeto? Quais são os pontos importantes que precisamos estar atentos? O que não pode faltar?

O ponto de partida de qualquer projeto é a arquitetura pré-existente do ambiente!

É ela que vai nos dizer se a planta é mais quadrada, mais retangular, se o ambiente é maior ou menor.

É muito importante conhecer, entender o local e saber quais são as características dele. E quais são as informações que precisamos ter para começar?

Em primeiro lugar uma planta baixa com as medidas básicas e fotos em diversos ângulos.

Depois disso temos de analisar a planta executiva, para ver onde estão os pontos elétricos, os circuitos de iluminação, a estrutura, onde tem pilar, qual é o tipo de parede...

E por que isso é importante? Para a gente saber se pode ou não quebrar uma parede, onde fica o ar-condicionado...

Além disso a gente precisa entender o estilo do cliente (no meu curso intensivo de decoração eu falo bastante sobre isso), saber o que ele gosta, fazer um briefing bem detalhado, como se fosse um raio-x.

E nesse briefing deve constar tudo o que você precisa perguntar (quantas pessoas moram na casa, quem vai usar o espaço, se a casa tem crianças, se tem idosos, se tem pets, qual a finalidade e a importância daquele espaço para os moradores).

Depois que você conheceu o cliente, entendeu as necessidades dele e analisou todo o ambiente, vamos para a primeira parte antes de tomar qualquer decisão, que é o estudo do layout (as opções de layout que a gente vai dar para o espaço).

Muitas vezes o cliente não está muito certo do que deseja, nesse caso fazemos duas opções para que ele entenda o que vai funcionar melhor (colocando o sofá em paredes diferentes, mudando o tipo de mesa).

O nosso papel como profissional é analisar o que é melhor para o cliente e a partir disso ele decide com qual layout seguir e a partir dele serão feitas todas as escolhas.

Uma coisa que eu sempre digo (e que nunca podemos esquecer) é que estamos fazendo a casa do cliente!

Por mais que a gente goste de um monte de coisas, o que precisa estar muito claro é que estamos fazendo o projeto para alguém, e essa casa tem que ser confortável para o usuário, não só para os nossos olhos, afinal é o seu cliente quem vai morar lá!

 O nosso grande objetivo como profissionais de decoração é melhorar a qualidade de vida do nosso cliente, trabalhar para fazer com que eles vivam melhor.

Uma boa apresentação é essencial para o projeto! Quanto mais clara ela for, mais o seu cliente vai entender e maior será a sua chance de sucesso!

Agora que eu sei que você vai aplicar todas as dicas de hoje na sua rotina, deixa eu te fazer uma pergunta: você faz orçamentos para os seus projetos?

Não? Então eu vou te ajudar com isso! No Curso "Como Fazer Orçamento de Projeto", eu compartilho com você todos os meus segredos sobre como orçar, como montar um orçamento e o que é necessário contabilizar em cada uma das etapas. O que você está esperando para começar?

Beijos e até depois,

Rê.