Aconchego é conforto, é abraço, se sentir quentinho e acolhido, com aquela vontade de ficar naquele lugar sem hora para ir embora!

Mas como fazer para transmitir essa sensação para um ambiente? Como colocar isso em um projeto? Hoje eu separei algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a transformar a sala de estar no lugar mais disputado da casa!

Cores quentes na paleta

Se a ideia é criar um espaço agradável, comece pela escolha das cores. Uma paleta que inclua cores quentes ajuda a aquecer visualmente o ambiente, proporcionando uma sensação de calor. 

Mas é importante ter em mente que as cores quentes devem ajudar a compor a decoração, entrando nos detalhes.

Abusar delas pode acabar causando o efeito contrário ao desejado! Basta lembrar que a maioria dos restaurantes fast-food usa o amarelo e o vermelho para transmitir a sensação de energia e agitação.

Uma boa dica é combinar cores quentes com cores neutras (que proporcionam conforto e dão a sensação de amplitude).

Fotos, livros e objetos pessoais

Incluir fotos e objetos pessoais na decoração ajuda a dar alma para o ambiente, além de contar um pouco da história da família que vive lá.

Livros e lembranças de viagens também são carregados de significado, pois dizem mais sobre a personalidade, as preferências e os gostos pessoais do seu cliente, tornando o espaço único.

Minha dica para usar estes itens na decoração é usar uma prateleira / calha para quadros, que possibilita mudar constantemente a configuração e fazer composições utilizando fotos de família, livros, plantas em vasos pequenos, velas e outros objetos.

A mesinha lateral, de centro ou uma estante em nichos também são ótimos lugares para colocar livros empilhados.

Está gostando destas dicas sobre como compor um ambiente aconchegante?

E que tal aprender mais sobre esse assunto comigo e com a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de Janeiro, na próxima edição da SUPER AULA?

Esse encontro, que é gratuito e 100% online, é absolutamente imperdível e está marcado para o dia 19 de julho, segunda-feira!

Lá nós vamos te contar tudo sobre cores, sofás, layout, tapetes, além de te dar muitas dicas para te ajudar na composição de uma sala de estar em seus projetos.

Quero te ver lá, hein? Se inscreve para garantir a sua vaga!

Beijos e até depois,

Rê.