Você tem um modelo de briefing de arquitetura? Não? Pois saiba que esta é uma das etapas mais importantes do projeto. É através dele que entendemos os objetivos, prioridades e necessidades do nosso cliente, o dia a dia dos moradores, as atividades que acontecem no ambiente, como o espaço será usado, ou seja, quais as melhores escolhas para o projeto de design de interiores.

Não fazer as perguntas certas no briefing pode gerar retrabalho e trazer muita dor de cabeça na hora de desenvolver qualquer projeto. Um projeto é um planejamento e, após a etapa de levantamento, devemos planejar a etapa de briefing.

Conforme explica Renata Pocztaruk:

Respostas claras podem levar a um resultado mais objetivo, com menos retrabalho e de forma mais ágil. Muitos profissionais se frustram na hora de entregar seus projetos, mas muitas vezes o grande erro é não entender a importância e como fazer um bom briefing.

Afinal, o que é um briefing na arquitetura?

É a reunião inicial com o cliente, o ponto de partida. Como já dissemos, é onde vamos conhecer e entender suas necessidades. Essa etapa oferece uma visão geral do projeto, os objetivos, as intenções, cronogramas, escolhas, orçamentos… e tudo mais que envolva o planejamento e o levantamento das informações iniciais.

Em um bom briefing conseguimos reunir todas as informações possíveis antes da fazer qualquer escolha, tendo como objetivo principal unir beleza, funcionalidade e preço.

Por que fazer uma reunião de briefing

Costumamos dizer que é melhor passar duas horas fazendo uma reunião de briefing do que perder muitas horas depois ajustando o projeto e tendo retrabalho. Um briefing é o direcionamento do projeto, ele otimiza o tempo e facilita a organização e o planejamento.

As informações coletadas no briefing vão servir não só como ponto de partida, vão também funcionar como uma espécie de repositório, guiando o desenvolvimento do projeto até o final.

Não importa se você fizer o briefing de forma presencial ou online, o que importa é o modo como você conduz e as perguntas e informações que você obtém.

O que perguntar em um briefing

Claro que não basta saber a importância de realizar uma reunião de briefing se você não souber o que perguntar ou se esquecer de algum ponto importante.

Reunião de Briefing

Por isso, na ArqExpress nos valemos dos nossos anos de experiência com tantos projetos entregues para criar um Checklist de Briefing onde nenhum passo dessa etapa tão importante seja deixado pra trás. Nele, definimos o que para nós são Os 10 Mandamentos do Briefing.

Além disso, nosso Checklist trás outras informações importantes, desde o momento da apresentação até questões específicas para cinco diferentes ambientes.

Os 10 Mandamentos do Briefing

Como nosso objetivo é democratizar a arquitetura, estamos disponibilizando aqui nossos 10 mandamentos e ainda um modelo de briefing de arquitetura e projetos de design de interiores de uma sala de estar.

1. Defina o Objetivo do Projeto

Nesta etapa é importante entender o que o cliente busca, o que ele pretende, o que ele espera para o projeto.

Lembre-se, diferentes pessoas têm diferentes necessidades e expectativas. E este momento é fundamental para o alinhamento dessas expectativas. As entregas, bem como as etapas e o cronograma devem estar 100% alinhados a essa altura.

2. Saiba qual o Tipo de Imóvel

O imóvel é próprio ou alugado? Este fator muda completamente a forma de projetar e fazer as escolhas para o projeto, pois determina o alcance das mudanças, sobretudo estruturais.

3. Entenda a Finalidade do Espaço

É fundamental saber se o espaço é residencial ou comercial, se é para uso próprio ou para ser alugado, por exemplo, o que pode definir se as escolhas serão para o cliente ou para atender necessidades de terceiros.

4. Pergunte sobre os Itens Existentes

O cliente já possui alguma coisa? Algo será aproveitado no ambiente? Este alinhamento de informações deve ser feito nesta reunião. Caso existam móveis que pretendem ser utilizados é necessário ter acesso a informações como fotos e medidas.

5. Compreenda a Rotina do Cliente

Entenda como é a rotina no ambiente e como os usuários interagem com o espaço. Essas informações interferem 100% no projeto, uma vez que escolhas como o tipo de revestimento, por exemplo, podem ser totamente diferentes dependendo se o ambiente é usado com maior frequência ou apenas exporadicamente.

6. Conheça as Necessidades e Prioridades

Quais as necessidades do espaço? Quais equipamentos serão utilizados, a quantidade de tomadas, o tipo de iluminação, qual a ordem de prioridades... essas são questões que devem ser respondidas pelo cliente.

7. Apresente e Peça Referências

Apresente imagens e peça referências para desenvolver um projeto que atenda as expectativas do cliente. Precisamos pensar sempre em funcionalidade, praticidade, estética e orçamento na hora de desenvolver qualquer projeto! Do que o cliente gosta? Do que ele não gosta?

Apresente e peça referências

Muitas vezes o cliente tem muitas ideias, mas não consegue expressar o seu estilo ou gosto através de palavras. Assim, solicitar fotos ou apresentar imagens de outros projetos é uma maneira de entender o que o cliente realmente espera.

8. Dimensione o Projeto de Acordo com o Orçamento

Quanto o cliente quer gastar? Essa pergunta você sempre leva para a reunião de briefing. É muito importante entender o orçamento do projeto para não frustrar o cliente. Quando o orçamento é apertado não adianta indicar painéis em todas as paredes com lâmina natural por exemplo, o cliente até pode gostar, mas ao mesmo tempo irá se frustar por não poder executar.

Use o orçamento como régua para suas escolhas e decisões, levando sempre em consideração as prioridades já listadas nos itens acima.

9. Certifique-se Quanto a Materiais e Fornecedores

É importante ter este alinhamento na reunião de briefing. Muitas vezes os clientes já vêm acompanhados de decisões e fornecedores, ideias e referências, e é importante saber no primeiro momento para evitar retrabalho.

10. Alinhe Prazos e Esclareça Dúvidas

Faça sempre o alinhamento de entrega e cronograma, bem como a organização de quais canais de comunicação você irá utilizar para se comunicar com o cliente.

Quando inicia o processo? Em quanto tempo você entrega o projeto e quais as próximas fases? Essas são as perguntas que não podem ser esquecidas e devem fazer parte do seu roteiro na hora de fazer um briefing.

Considerações

Para desenvolver um bom briefing é importante ter um levantamento técnico, fotos e todas as informações antes de começar. Primeiro você deve coletar todas informações, para depois sentar com o cliente para alinhar expectativas e os 10 mandamentos!

Não importa se é o seu primeiro ou decimo projeto, o processo será sempre o mesmo, a diferença é que quanto mais experiência, mais automático será! Na hora da reunião, não esqueça de se apresentar, sorrir e passar segurança e confiança para o cliente!

Modelo de Briefing - Sala de Estar

Primeiros passos

Antes de mais nada você vai precisar reunir algumas informações do seu cliente:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço completo.

São informações básicas de cadastro para que você mantenha tudo organizado e fácil de localizar.

Fluxo de pessoas

  • Quantas pessoas vão utilizar a sala?

Com essa pergunta você vai descobrir qual precisa ser o tamanho do sofá e qual a quantidade de poltronas. Por exemplo: uma família de quatro pessoas precisa de espaço para que todas fiquem na sala vendo televisão e conversando, certo?

Faixa etária

  • Qual a idade dos usuários?

Essa pergunta ajuda na escolha do mobiliário! Se o projeto for para um casal de idosos, evite prever sofás ou cadeiras baixas. Já para uma família com crianças é indicado um tecido mais resistente e fácil de limpar.

Gostos e preferências

  • O cliente tem algum hobby?

Procure saber os gostos e preferências do cliente, se ele pratica algum esporte, se gosta de jogos, videogame, fotografia, instrumentos musicais etc.

TV e equipamentos

  • Gosta de ver TV na sala?
  • Quais equipamentos serão utilizados junto da TV?

Sabendo disso já vai ficar mais fácil na hora de detalhar e escolher o móvel! Se tiver um subwoofer ou soundbar, por exemplo, precisa de mais espaço. Se for apenas TV por assinatura ou streaming, pode ser um móvel simples ou até mesmo somente uma prateleira para acomodar o receptor de sinal.

Tv e Equipamentos

Aproveita e depois lê nosso artigo sobre Cinco Formas Para Esconder Os Fios Da TV.

Cada detalhe importa

  • O cliente gosta de receber amigos em casa? Quando? Em quais situações?
  • O que não pode faltar nesta sala para não atrapalhar a rotina?
  • O que o cliente mais gosta, ou gostaria de ter neste espaço? Tem algum pedido especial?
  • Tem animal de estimação? Quantos?
  • Gosta de flores e plantas?
  • É alérgico?
  • Possui alguma deficiência física?
  • O que mais gosta de fazer nos finais de semana?
  • Quais cores e tons que mais gosta e quais não gosta de jeito nenhum?
  • Tem algum item que seja indispensável neste ambiente?
  • Precisa de um espaço para leitura?
  • Possui algum tipo de coleção que precise acomodar neste ambiente?
  • Trabalha em casa? Precisa de espaço na sala para trabalhar?
  • Precisa de muito espaço de armazenagem (tem necessidade de muitos armários)? O que vai guardar neles?
  • Gosta de espelhos?

Iluminação

  • Quanto a iluminação, como imagina o espaço?

A iluminação é um ponto chave em qualquer projeto. Neste item procure saber a quantidade de luz esperada pelo cliente (muita ou pouca luz?) além da temperatura (quente, fria ou ambiente?).

Iluminação

Para aprofundar o assunto iluminação, leia Projeto Luminotécnico Residencial Sem Segredos

Não custa lembrar

Se você seguir os nossos 10 mandamentos, vai lembrar de registrar tudo que o cliente já tem, o que não tem, o que pode ser reaproveitado e também o que pode ser reformado.

Se o orçamento for curto, isso vai te orientar a investir naquilo que for prioridade (como você vai ter todos os itens listados, vai ficar mais fácil de entender o que priorizar - lembre-se de que o ambiente tem de caber no bolso do seu cliente).

Olhando pela primeira vez pode até parecer extenso, mas se você fizer sempre todas as perguntas, de acordo com as necessidades dos ambientes, você não terá mais problemas quanto a isso. Lembre-se: quem acerta no briefing, acerta no projeto!

Quer mais dicas de como não errar no seu projeto? Nesse texto eu te dou 10 dicas para evitar erros e muita dor de cabeça!

Próximos passos: mais checklists!

Não apenas na reunião de briefing, preencher checklists é imprescindível! É neles que registramos tudo o que não pode ser esquecido em cada etapa do projeto.

Assim como fizemos com o briefing, criamos e utilizamos em nossos projetos, checklists específicos para outras etapas e demais ambientes.

Checklists

Você pode ter acesso aos checklists que usamos aqui na empresa, com todos os itens que definimos como prioridade em um projeto! Os Checklists ArqExpress vão chegar prontinhos na sua casa para você preencher! São blocos tamanho A4 de checklists de Cozinha, Banheiro, Sala, Quarto, Executivo, Iluminação, Marcenaria, Levantamento e inclusive, o de Briefing! Confere lá!

Este post foi originalmente escrito em dezembro de 2022 e atualizado em maio de 2023.