Me formei, e agora? Acreditamos que essa seja uma pergunta comum que todo profissional faz ao se formar. Menos de 50% dos estudantes têm a oportunidade ou interesse de fazer um estágio durante a faculdade e o que acontece é que, ao se formar, os profissionais não têm experiência e nem conhecimento, e isso acaba dificultando o processo de procura por trabalho.

O recém formado se sente frustrado porque não tem a oportunidade de trabalhar, de mostrar o que aprendeu, de como pode ajudar e, ao mesmo tempo, os escritórios possuem um dia a dia corrido e procuram por profissionais com mais experiência. Então, ao mesmo tempo que sim, deveríamos ter a oportunidade de aprender, quando falamos de empreender, precisamos pensar no negócio. E o negócio precisa de profissionais experientes.

A ArqExpress é uma escola. Diferente de qualquer outro escritório de arquitetura e decoração, trabalhamos com um método próprio, com início, meio e fim. As habilidades que procuramos em um profissional são completamente diferentes das habilidades que um escritório de arquitetura tradicional procura. Em menos de um ano os profissionais ArqExpress são capazes de gerenciar uma agenda com 40 projetos simultâneos, e isso requer conhecimento do processo, bagagem, experiência e repertório (leia também O Que É E Como Surgiu O Club ArqExpress). Hoje contamos com uma equipe de profissionais seniors e uma head de arquitetura que é responsável pela conferência de projetos e ajuda dos profissionais.

Mas no passado isso não existia. Quando a ArqExpress começou tivemos um problema sério, porque até então, não entendíamos que precisávamos contratar pessoas com bagagem, repertório e experiência, e nossos primeiros projetos tiveram muitos contratempos. Entravam e saiam profissionais com uma alta rotatividade e os problemas nunca acabavam.

Pensando nisso, começamos a criar manuais para facilitar o desenvolvimento dos projetos por ambiente. Quando falamos de projeto, falamos de planejamento. Existe uma parte técnica e uma parte criativa, a parte técnica possui informações que muitas vezes se repetem, são replicáveis nos projetos, e que precisam sempre ser consideradas, como por exemplo as medidas mínimas dos ambientes, as circulações necessárias para uso e passagem, entre outras coisas.

Começamos a reunir todas estas informações e isso passou a facilitar o processo de desenvolvimento do projeto. Ao fazer o projeto de uma cozinha, era só abrir os manuais e ficar atento às questões e indicações técnicas. Os erros e os problemas diminuíram em mais de 70% com o uso desses materiais. Funcionou tanto que começamos a desenvolvê-los para todos os ambientes.

Foi assim que surgiram os Guias ArqExpress. Hoje são nove guias, oito deles já na segunda edição, em formato impresso, que são os nossos livros, e também em formato digital, os nossos e-books em PDF.

Já consagrados, os Guias ArqExpress têm ajudado profissionais de arquitetura e decoração em, literalmente, cada detalhe dos seus projetos por todo o país e até mesmo no exterior. Conheça cada um deles:

Guias ArqExpress

Guia de Iluminação

Um dos materiais mais completos, eleito o melhor material no assunto do mercado. Nele falamos desde conceitos básicos, tipos de lâmpadas, luminárias e efeitos até o desenvolvimento do projeto como um todo. Iluminação é muito mais que um projeto. Iluminação tem a ver com sentidos, sensações, necessidades e saúde. Um profissional que souber destacar o seu projeto utilizando iluminação é um profissional diferenciado.

Guia de Iluminação


Guia de Decoração

Um passo a passo dos conceitos necessários para conhecer antes de fazer um projeto. Precisamos entender o que é harmonia e como ela é formada, precisamos conhecer o sentido das cores e o que elas são capazes de levar para dentro do ambiente. No guia de decoração falamos um pouco sobre todo o conhecimento que é necessário para desenvolver qualquer projeto.

Guia de Decoração


Guia do Projeto Arquitetônico

Este é um material que deveria ser obrigatório na faculdade, de onde muitas vezes saímos sem saber o que é um projeto arquitetônico, o que é um projeto executivo, quais as etapas, qual o processo. Nesse material nós deixamos tudo isso muito bem explicado. Ele foi desenvolvido em conjunto com uma das maiores profissionais de arquitetura do Brasil, Elizabeth Pocztaruk. Sem dúvida, vale a pena ler e conhecer mais sobre.

Guia do Projeto Arquitetônico


Guia de Cozinha

Dentre todos os ambientes, a cozinha é o mais solicitado aos profissionais da área, sejam arquitetos, designers de interiores, engenheiros… e ao mesmo tempo é o ambiente que gera a maior quantidade de erros nos projetos. Pensando nisso, criamos um material bem técnico que apresenta o passo a passo desde o início até a apresentação do projeto todo detalhado. Sim, ele ajuda qualquer um a entender as etapas e não esquecer de nada.

Guia de Cozinha


Guia de Banheiro

Setorização do ambiente, medidas mínimas, espaço livre em frente aos equipamentos, detalhamento de marcenaria e ergonomia são alguns dos principais assuntos apresentados no guia de banheiro. É um dos nossos “queridinhos” e possui inclusive uma curadoria de louças e metais para facilitar ainda mais o seu detalhamento.

Guia de Banheiro


Detalhamento para Arquitetos - Armários e Closet

Importante considerar no detalhamento dos quartos e closet a distribuição do armário, isso faz parte da funcionalidade. É muito desconfortável um cliente receber um armário que não está compatível com as suas necessidades. Chamamos uma especialista em organização para deixar o conteúdo ainda mais completo. No guia apresentamos exemplos reais de armários e distribuições que já foram utilizadas em nossos projetos.

Detalhamento para Arquitetos - Armários e Closet


Detalhamento para Arquitetos - Detalhes Construtivos

O mais vendido e querido entre todos os profissionais. Nele apresentamos plantas com seus detalhamentos além de um checklist de tudo que não pode faltar em um projeto bem sucedido da parede ao teto. Ele é fácil, simples, didático e completo. Além disso, neste guia apresentamos alguns dos detalhes mais importantes e mais utilizados nos projetos, como tento, soleira, guarda-corpo entre outros. Você vai gostar e usar muito esse material.

 Detalhamento para Arquitetos - Detalhes Construtivos



Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria - Áreas Molhadas

Complementar aos guias de cozinha e banheiro, nele você encontra detalhes para bancadas, mobiliários, cozinhas detalhadas, iluminação no móvel, entre outras técnicas muito utilizadas no detalhamento de cozinhas e banheiros além de alguns exemplos de lavanderias também.

Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria - Áreas Molhadas


Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria - Áreas Secas

Rack de marcenaria é um dos assuntos mais procurados, bem como maneiras de esconder fios. Neste guia temos desde detalhes de mesa de cabeceira até racks com e sem painel. Realmente um guia perfeito para você desenvolver os melhores projetos de quartos e salas.

Detalhamento para Arquitetos - Marcenaria - Áreas Secas


Profissionais Preparados para a Vida Real

Se tem uma coisa que todos os profissionais das áreas de arquitetura e decoração concordam é que a faculdade não prepara o profissional para a vida real. Nós da ArqExpress estamos aqui para te ajudar nessa jornada rumo a uma carreira mais do que real, uma carreira de sucesso!

Esse foi apenas um resumo do nosso material. Depois de treinar mais de mil arquitetas, resolvemos compartilhar nossa experiência, liberando o nosso combo para vocês. Hoje já temos mais de 300 mil guias vendidos. Com certeza nosso material vai te ajudar!

Caso queira conhecer mais nossos guias, neste link você encontra os e-books em formato PDF. Cada um deles tem disponível uma amostra grátis para você baixar.

Não deixe de conferir também os nossos Templates. Entre eles temos detalhamentos em DWG com mais de 100 desenhos para você usar no seu detalhamento de projeto.