Vai fazer um projeto de banheiro?

Existem alguns cuidados que podem evitar muita dor de cabeça para você e para o seu cliente e eles merecem toda a sua atenção!

Escolhas erradas na iluminação, no tipo de revestimento e no modelo da cuba podem acabar com a beleza e com a funcionalidade do lugar (além de, em alguns casos, torná-lo muito perigoso!).

Confira na Dica do Dia de hoje dez erros comuns na hora de projetar um banheiro e fuja deles!

Piso polido não!

Ele é muito escorregadio e pouco seguro (principalmente se o cliente for idoso ou tiver algum idoso morando em casa), além disso a iluminação artificial vai refletir nele como um espelho!

Já o porcelanato acetinado tem um brilho leve, é mais resistente (risca menos), dá mais segurança ao escorregamento e por isso é indicado para áreas molhadas (a mesma regra vale para o piso cerâmico).

Tem toc com limpeza? Então fuja do piso claro!

Se o seu cliente se irrita quando vê fios de cabelo caídos no chão, repense colocar piso claro no banheiro!

O piso claro faz com que qualquer mínima sujeira fique em evidência e as sujeirinhas passam a aparecer “de longe”.

No piso um pouco mais escuro a sujeira não fica tão aparente. Uma outra dica é pensar antes de fazer um ambiente todo branco, que acaba com a percepção de profundidade.

Cuba esculpida em banheiro de uso diário? Não também!

A pia esculpida é linda, mas não é funcional e é mais complicada para limpar em alguns lugares!

Com o tempo os cantinhos encardem e, em alguns casos, chegam a manchar a pedra. Seu cliente ama uma pia esculpida? Sugira para o lavabo, onde o uso é menos frequente e fica mais prático na hora da limpeza.

 

Caimento para o ralo, tem?

Não faça o piso do box sem prever o caimento! Isso vai evitar problemas com acúmulo de água no canto contrário ao ralo, falta de escoamento, infiltração e aquele cheiro ruim!

Cuidado com a pedra da bancada!

Gosta de mármore? Cuidado! Ele é uma pedra natural, muito porosa e tudo o que você colocar sobre ela, que tiver gordura, vai manchar [aconteceu comigo]!

O banheiro não tem gordura, mas tem muita água parada em cima da bancada, produtos utilizados na rotina de beleza e higiene diária...Tudo isso pode vir a manchar também! Para as áreas molhadas o indicado é que vocês usem granito, quartzo, silestone e o dekton...

Pode usar qualquer iluminação na área da bancada?

Não! Para que as cores sejam reproduzidas fielmente é preciso observar sempre o IRC (índice de reprodução de cor) das lâmpadas.

Se a ideia é usar o espaço para maquiagem, a lâmpada ideal é aquela que tem o IRC mais próximo de 100 e, no mercado atualmente, encontramos essa característica na lâmpada com temperatura de cor de 4.000K (luz neutra imita que um dia de sol!).

Precisa de tomada na bancada?

Claro que sim! Afinal, onde o seu cliente vai ligar o secador de cabelo, carregar a escova de dentes elétrica, barbeador elétrico...

Soleira em contraste com a cor do piso? Socorro!

Eu não gosto de soleiras! Para mim elas criam uma barreira entre os ambientes.

Minha dica é usar o mesmo revestimento para fazer a soleira (você vai ver que ela vai dar a sensação de continuidade e amplitude).

Lembre-se que o contraste não combina nesta escolha! Outra alternativa é usar uma cor que se aproxime com o piso que você tem!

Tem espaço para armazenagem?

Seu cliente é vaidoso? Usa muitos produtos de pele e de cuidados com o cabelo?

Se a resposta for sim, pense que a marcenaria tem que ter espaço para guardar todos estes itens (ou a maioria deles). Tente aproveitar cada centímetro para acomodar os produtos de uso diário.

O modelo da torneira é compatível com o modelo da cuba?

Nada pior do que abrir uma torneira para lavar a mão e vir aquele jato de água bem em cima de você! Sabe o que é isso?

Falha de projeto! Antes de pensar na beleza estética de torneiras e chuveiros é preciso ter certeza que eles são compatíveis para aquele espaço sem comprometer a sua utilização (pressão da água, tamanho da cuba, altura dos armários aéreos).

Para não errar, analise a posição do ralo em relação à saída do jato (quanto mais forte for o jato, mais baixa será a torneira).

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então se inscreve na Super Aula gratuita de 24/05, onde vamos tirar todas as suas dúvidas sobre Banheiros!

Beijos e até depois,