O projeto de um banheiro hoje pode acabar custando mais do que o projeto de uma cozinha. Sendo assim, na hora de projetar existem alguns cuidados que podem evitar muita dor de cabeça, tanto para você quanto para o seu cliente e eles merecem toda a sua atenção. O banheiro é um ambiente que pode abrir muitas funções, e antes de iniciar o projeto é importante entender as atividades que serão realizadas neste ambiente.
A etapa de briefing e levantamento são fundamentais em qualquer projeto (para saber mais sobre briefing leia 10 Mandamentos Do Briefing - Modelo De Briefing De Arquitetura).
Todo projeto deve ser feito de acordo com a intenção e a necessidade do cliente, e escolhas erradas na iluminação, no tipo de revestimento e no modelo da cuba podem acabar com a beleza e com a funcionalidade do lugar, além de, em alguns casos, torná-lo muito perigoso.
Na hora de desenvolver um projeto precisamos levar em consideração a funcionalidade, a estética e o orçamento.
Funcionalidade
Verifique as medidas mínimas, as circulações, o acesso e as profundidades na hora de desenvolver um projeto.
Estética
As escolhas não podem ser feitas de forma isolada. O piso, a parede, os revestimentos, a cor do teto, a marcenaria, a bancada, os metais, louças e acabamentos devem conversar. Para ser mais preciso use como referência nossa Matriz de Projeto.
Orçamento
De nada adianta fazer um projeto que não cabe no bolso do cliente, a melhor forma de conquistar o cliente é trabalhar dentro do seu orçamento.
Confira agora os dez erros comuns na hora de projetar um banheiro e fuja deles:
1. Piso polido? Não!
O piso polido é escorregadio, pouco seguro e ainda reflete toda iluminação. Segundo a norma, o piso polido não deve ser utilizado em banheiros, por ser uma área úmida que possui contato direto com a água. Se você procura um brilho suave, leve, o piso acetinado é uma ótima opção. Além de ser mais resistente e riscar menos, dá mais segurança ao escorregamento e por isso é indicado para áreas molhadas. A mesma regra vale para o piso cerâmico.
2. Mania de limpeza? Então fuja do piso claro!
Se o seu cliente se irrita quando vê fios de cabelo caídos no chão, repense colocar piso claro no banheiro. O piso claro faz com que qualquer mínima sujeira fique em evidência e passem a aparecer de longe.
No piso um pouco mais escuro a sujeira não fica tão aparente. Pode parecer bobagem, mas a cor do cabelo da sua cliente pode ser uma ótima dica para escolher a cor do piso. Cabelos escuros? Piso escuro! Nesse caso, para abrir o ambiente escolha paredes mais claras com uma boa iluminação e você terá um ótimo resultado.
3. Cuba esculpida em banheiro de uso diário? Pense bem.
A pia esculpida é bonita, bem acabada, chama atenção, mas é pouco funcional. Falamos sobre funcionalidade, estética e orçamento certo? Ela é mais cara e menos funcional! Com o tempo os cantinhos encardem e, em alguns casos, chegam a manchar a pedra. Seu cliente ama uma pia esculpida? Sugira para o lavabo, onde o uso é menos frequente e assim fica mais prático na hora da limpeza.
4. Caimento para o ralo, tem?
Não faça o piso do box sem prever o caimento! Isso vai evitar problemas com acúmulo de água no canto contrário ao ralo, falta de escoamento, infiltração e aquele cheiro ruim! Faça sempre o teste com um balde ou algumas bolinhas de gude para ver se o box possui caimento. Muitas vezes essa verificação pode ser feita antes de receber o apartamento da construtora ou até mesmo antes de colocar o piso.
5. Cuidado com a pedra da bancada!
Gosta de mármore? Cuidado! Mármore é uma pedra natural, muito porosa e tudo o que você colocar sobre ela, se tiver gordura, vai manchar. Existem diferentes tipos de mármore, o dolomítico é uma opção que pode sim ser utilizada na bancada do banheiro, os demais devem ser evitados!
O banheiro geralmente não tem gordura, mas tem muita água parada em cima da bancada, produtos utilizados na rotina de beleza e higiene diária... Tudo isso pode vir a manchar o mármore também. Para as áreas molhadas o indicado é escolher granito, quartzo, silestone ou dekton. Leia mais em Qual A Melhor Pedra Para Bancada De Cozinha.
6. Pode usar qualquer iluminação na área da bancada?
Não! Para que as cores sejam reproduzidas fielmente é preciso observar sempre o IRC (Índice de Reprodução de Cor) das lâmpadas.
Se a ideia é usar o espaço para maquiagem, a lâmpada ideal é aquela que tem o IRC mais próximo de 100. É importante entender as atividades que serão realizadas, e não podemos olhar apenas a temperatura de cor (em banheiro indicamos neutro quente), mas é preciso ficar atento ao IRC. O posicionamento da iluminação também é fundamental, evite posicionar lâmpadas sobre o vaso sanitário e chuveiro, no nosso Guia de Iluminação temos um passo a passo para desenvolver qualquer projeto que pode ajudar você.
7. Precisa de tomada na bancada?
Claro que sim! Afinal, onde o seu cliente vai ligar o secador de cabelo, carregar a escova de dentes elétrica, o barbeador elétrico... não só precisamos de tomada como as tomadas da bancada devem ser de 20A. Isso é uma dica que você não pode nunca mais esquecer! Evite posicionar a tomada sobre a cuba e não esqueça de ficar atento a escolha do acabamento, os espelhos de tomada também fazem parte do resultado estético final do projeto.
8. Soleira em contraste com a cor do piso? Socorro!
Eu não gosto de soleiras! Para mim elas criam uma barreira entre os ambientes. Já falei disso no post Não Use Soleiras! Confere lá. Além disso, soleiras não são necessárias, elas não têm função quando os ambientes estão em um mesmo nível. Se tornam necessárias apenas na troca de nivel para dar acabamento.
Minha dica é usar o mesmo revestimento para fazer a soleira (você vai ver que ela vai dar a sensação de continuidade e amplitude).
Lembre-se que o contraste não combina nesta escolha! Outra alternativa é usar uma cor que se aproxime a do piso que você tem!
9. Tem espaço de armazenamento?
Seu cliente é vaidoso? Usa muitos produtos de pele e de cuidados com o cabelo?
Se a resposta for sim, pense que a marcenaria precisa ter espaço para guardar todos estes itens (ou, pelo menos, a maioria deles). Tente aproveitar cada centímetro para acomodar os produtos de uso diário. Um briefing completo prevê espaço de armazenamento de acordo com as necessidades do cliente!
10. O modelo da torneira é compatível com o modelo da cuba?
Nada pior do que abrir uma torneira para lavar as mãos e vir aquele jato de água bem em cima de você! Sabe o que é isso? Falha de projeto! Antes de pensar na beleza estética de torneiras e chuveiros é preciso ter certeza que eles são compatíveis para aquele espaço sem comprometer a sua utilização (pressão da água, tamanho da cuba, altura dos armários aéreos etc).
Para não errar, analise a posição do ralo em relação à saída do jato (quanto mais forte for o jato, mais baixa será a torneira).
Tenha todas as nossas dicas na sua mão
Se você gostou dessas dicas e quer saber ainda mais sobre o que é importante na hora de projetar um banheiro, dá uma olhada no nosso Guia de Banheiro!
Beijos e até depois,
Rê
Este post foi originalmente escrito em maio de 2021 e atualizado em junho de 2023.