Uma dica que eu gosto de dar no início de um projeto é que podemos escolher deixar o ambiente mais horizontal ou mais vertical. Aí você me pergunta:

- Renata, como assim ambiente mais horizontal ou mais vertical?  

Pense em um espaço com os móveis mais baixos, como uma sala de jantar (mesa e cadeiras). Como fazer para quebrar a horizontalidade e trazer um pouco de movimento? Colocando um pendente! Olha na imagem abaixo:

Outro recurso que utilizamos muito para trazer verticalidade para os ambientes é incluir um elemento com mais altura, como um vaso. Ele é uma forma fácil, prática e rápida da gente conseguir esse efeito, além disso, se o cliente quiser mudá-lo de lugar ou movimentar a peça, tem liberdade para fazer essa alteração sempre que desejar.

 

Optou por um vaso? Qual o tamanho da planta?

Olhe o espaço como um todo e o seu preenchimento, tomando cuidado com o tamanho deste vaso em relação ao tamanho da planta. Outra coisa: não dá para sair escolhendo qualquer espécie! Temos que levar em conta que a planta é um ser vivo, com raízes e que precisa de uma determinada quantidade de terra para sobreviver!

Então, pense duas vezes antes de colocar uma planta gigantesca em um vaso minúsculo (muitas vezes a raiz não vai ter nem para onde crescer)!

Cuidado com a proporção!

Quando falo sobre proporção, me refiro a melhor forma de harmonizar o tamanho de um objeto no ambiente em relação ao que esse espaço precisa (seja ele mais horizontal ou mais vertical).

Por exemplo, quando um ambiente está muito linear, se você colocar um elemento mais alto pode trazer um movimento e deixar o espaço mais bonito.

Ponto de cor

Quer incluir um ponto de cor no ambiente sem usar quadros? Use um vaso bonito e colorido, afinal, as plantas também trazem a cor!

Gostou das dicas de hoje? Quanto mais a gente conhece os produtos e entende os acabamentos, mais fácil fica para decorar!

Obviamente que o repertório e a forma como a gente combina isso no ambiente tem a ver com o olhar, com os projetos que já fizemos e com o estilo. Mas vasos e plantas são itens que combinam em qualquer casa! Pode usar sem medo!

Quer aprender mais algumas "estratégias" que eu uso para projetar um ambiente?

Então comece agora os meus cursos e saia aplicando tudo o que aprender!

Beijos e até depois,

Rê.