Vale a pena usar floreira? Não sei se você já teve a oportunidade de fazer um projeto para um cliente que mora em cobertura, mas a floreira é uma escolha que dá muito trabalho, porque ela sempre traz infiltração!

Não importa o tempo que ela foi instalada! Cinco, dez, quinze anos... Um dia vai trazer algum problema para o morador!

Lembra que antigamente os prédios tinham floreiras imensas e que hoje em dia é mais comum ver as plantas dentro de vasos? Isso acontece porque o risco de se incomodar é muito menor!

Querendo ou não, o vaso é um artifício que nós usamos para reduzir a chance de ter um problema lá na frente. E dá para ter o mesmo efeito visual de uma floreira, basta usar uma composição com caixas altas.

E horta em vaso, funciona?

Ter uma horta em casa garante temperos e ervas fresquinhos e sem agrotóxico a qualquer hora. Mas e quando a gente não tem um espaço amplo, como um quintal, ainda assim dá para incluir no projeto? Claro que sim!

Cultivar a horta em vasos também funciona super bem, desde que você tenha cuidado com o tamanho e com o porte da planta que este vaso vai receber. Aposte em ervas aromáticas como a hortelã, a salsinha, o coentro, o alecrim, a cebolinha e o manjericão.

Que tipo de planta “não” colocar perto da piscina?

O paisagismo no entorno da piscina dá um charme todo especial para a área externa da casa, mas é preciso ter cuidado na hora de selecionar as espécies, desta forma a gente consegue evitar muita dor de cabeça no futuro!

Em primeiro lugar, esqueça aquelas com muitas flores ou que perdem muitas folhas durante o ano (principalmente se as folhas forem pequenas)! Isso porque, ao cair, elas vão deixar a água suja e a limpeza da piscina vai se tornar um transtorno.

O cuidado na escolha vai garantir a qualidade da água e evitar manchas em uma piscina de vinil ou de alvenaria.

Conhecer as ferramentas que o mercado oferece para sempre apresentarmos a melhor solução para o cliente é muito importante para nós, profissionais!

 

Beijos e até depois,

Rê.