Todos os dias eu recebo muitas perguntas no instagram sobre qual a melhor pedra para usar na bancada da cozinha, qual a mais resistente, se pedra branca mancha (fiz até um teste sobre isso, lembra?).
Eu digo que existem vários materiais que a gente pode utilizar, inclusive já te contei a minha experiência com o mármore, falamos bastante sobre o granito e hoje, aqui na Dica do Dia, vou trazer respostas para as 8 maiores dúvidas sobre o Silestone!
1. O que é o Silestone?
O Silestone é a marca registrada de uma pedra sintética, também chamada de Quartzo Stone, material composto por um aglomerado de quartzo, pigmentos e resina de poliéster.
2. Qual a composição do Silestone?
Ele é composto por 90 a 94% de quartzo natural, 1 a 2% de pigmento orgânico, 5% de resina de base poliéster que funciona como liga. Quanto maior a granulometria menos resina contém em sua composição. Portanto, aqueles de granulometria pequena contém mais resina, que é um dos insumos mais caros do processo produtivo.
3. Quais são os acabamentos do Silestone?
- Polido (Brilho)
- Suede (Mate)
- Volcano (Rugoso)
4. Silestone é resistente a manchas?
Silestone é uma superfície não porosa e altamente resistente as manchas de café, azeite, vinho e muitos outros usos cotidianos. O coeficiente de porosidade é praticamente nulo e muito inferior ao granito e mármore. Produtos ácido com pH>10 a partir de 24 de exposição, podem começar a reagir e gerar um ataque químico (queima de pigmentação orgânica).
5. Silestone é resistente ao calor?
Ele pode ter resistência ao calor em até 180o.C gradativos. O problema não é o aumento linear da temperatura, mas o choque térmico. Isso porque ele gera uma ação muito rápida de quente e frio. Por esse motivo é recomendado sempre usar suportes, apoios de materiais refratários, para que não haja contato direto com as superfícies quentes ou recém-retiradas do fogo e assim, evitar possíveis fissuras no material.
6. Silestone é resistente a riscos?
Ele é altamente resistente a riscos! O quartzo é um dos minerais mais duros que existem na natureza, portanto, mais resistente aos riscos rabrasão do que a grande maioria dos materiais naturais.
7. Como higienizar?
Somente um pano macio, umedecido com água e sabão neutro para a manutenção diária.
8. Pode instalar em áreas externas?
Não. Desde 2018 o fabricante utiliza uma resina com maior resistência aos raios UV, porém resinas a base de poliéster podem sofrer alteração na cor sob a ação de raios ultravioletas. Por isso é indicado apenas para projetos em áreas internas.
Quer aprender mais sobre decoração? Então começa o meu curso agora mesmo!
Beijos e até depois,
Rê.