Todos os dias eu recebo muitas perguntas no instagram sobre qual a melhor pedra para usar na bancada da cozinha, qual a mais resistente, se pedra branca mancha (fiz até um teste sobre isso, lembra?).

Eu digo que existem vários materiais que a gente pode utilizar, inclusive já te contei a minha experiência com o mármore, falamos bastante sobre o granito e hoje, aqui na Dica do Dia, vou trazer respostas para as 8 maiores dúvidas sobre o Silestone!

1. O que é o Silestone?

O Silestone é a marca registrada de uma pedra sintética, também chamada de Quartzo Stone, material composto por um aglomerado de quartzo, pigmentos e resina de poliéster.

2. Qual a composição do Silestone?

Ele é composto por 90 a 94% de quartzo natural, 1 a 2% de pigmento orgânico, 5% de resina de base poliéster que funciona como liga. Quanto maior a granulometria menos resina contém em sua composição. Portanto, aqueles de granulometria pequena contém mais resina, que é um dos insumos mais caros do processo produtivo.

3. Quais são os acabamentos do Silestone?

  • Polido (Brilho)
  • Suede (Mate)
  • Volcano (Rugoso)

4. Silestone é resistente a manchas?

Silestone é uma superfície não porosa e altamente resistente as manchas de café, azeite, vinho e muitos outros usos cotidianos. O coeficiente de porosidade é praticamente nulo e muito inferior ao granito e mármore. Produtos ácido com pH>10 a partir de 24 de exposição, podem começar a reagir e gerar um ataque químico (queima de pigmentação orgânica).

5. Silestone é resistente ao calor?

Ele pode ter resistência ao calor em até 180o.C gradativos. O problema não é o aumento linear da temperatura, mas o choque térmico. Isso porque ele gera uma ação muito rápida de quente e frio. Por esse motivo é recomendado sempre usar suportes, apoios de materiais refratários, para que não haja contato direto com as superfícies quentes ou recém-retiradas do fogo e assim, evitar possíveis fissuras no material. 

6. Silestone é resistente a riscos?

Ele é altamente resistente a riscos! O quartzo é um dos minerais mais duros que existem na natureza, portanto, mais resistente aos riscos rabrasão do que a grande maioria dos materiais naturais.

7. Como higienizar?

Somente um pano macio, umedecido com água e sabão neutro para a manutenção diária.

8. Pode instalar em áreas externas?

Não. Desde 2018 o fabricante utiliza uma resina com maior resistência aos raios UV, porém resinas a base de poliéster podem sofrer alteração na cor sob a ação de raios ultravioletas. Por isso é indicado apenas para projetos em áreas internas.

Quer aprender mais sobre decoração? Então se inscreve na próxima Super Aula, que vai acontecer no dia 18/10! Nela eu e a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de janeiro, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre um assunto essencial para o sucesso de um projeto: "Como medir um ambiente".

Clica agora para garantir a tua vaga!

Beijos e até depois,

Rê.