Fogão ao lado da geladeira? Geladeira Side by Side sem espaço para abrir a porta? Faltou espaço para abrir as gavetas dos armários? Planejar uma cozinha não é uma tarefa fácil! Tem sempre muita coisa para armazenar, é o lugar onde mais usamos eletrodomésticos na casa e cada um deles pode exigir um tipo de instalação diferente... São pontos elétricos, hidráulicos, medidas específicas, circulação mínima... Sim, são muitos detalhes!
E, para que ela fique bonita, prática, funcional e dentro do orçamento do cliente, a ajuda que nós, profissionais, daremos é essencial.
Eu já passei por muitas experiências projetando as cozinhas dos meus clientes, e hoje eu trouxe aqui para a #DicaDoDia 7 DICAS preciosas que eu aprendi na prática e vou te dar aqui como um atalho, para o sucesso da sua carreira e para que você não precise errar para aprender. 😉
1️⃣ O perigo de uma iluminação inadequada
Quando trabalhamos com alimentos, limpeza e higiene precisamos ver com nitidez se eles estão em boas condições! Para isso a cor da lâmpada vai ter muita influência no preparo das refeições!
Lembre-se que é fundamental escolher para a cozinha lâmpadas com IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto, pensando sempre que o ideal é que o ambiente todo deve ser bem iluminado.
Além disso, interruptores e tomadas devem estar instalados em locais estratégicos! Confira sempre no manual do fabricante de cada eletrodoméstico, qual a indicação e posição indicada para a tomada de alimentação deles.
2️⃣ Desperdiçar os espaços de armazenamento
Pratos, copos, talheres, panelas, eletrodomésticos... A cozinha é um ambiente que tem sempre muita coisa para guardar e organizar e o ideal é que seja da forma mais funcional possível. O aproveitamento de cada cantinho é fundamental, principalmente quando o espaço é pequeno. Então, para ajudar na organização dos objetos e eletros, além dos armários podemos fazer uso de prateleiras e nichos, sempre respeitando as medidas necessárias para cada utensílio.
3️⃣ Tem espaço para abrir as portas e gavetas dos armários?
Deixar espaço para circulação é essencial. Mas ele é suficiente mesmo quando as portas e gavetas estão abertas? E além de considerar a abertura dos armários e gavetas, precisamos lembrar que quem utilizar a cozinha precisa ter espaço para alcançar o que tem dentro.
4️⃣ Cantos mal aproveitados
Uma cozinha pequena precisa que cada mínimo espaço seja aproveitado, inclusive aqueles cantos que acabam ficando sem função quando o projeto não é bem pensado. Lixeira de embutir e bandejas giratórias nos armários de canto são boas soluções para aproveitar centímetros valiosos que poderiam ser desperdiçados.
5️⃣ Não considerar a estatura no usuário
Se curvar para acessar o forno ou ficar na ponta dos pés para abrir a porta do micro-ondas...Na hora de definir a altura da bancada e dos armários é preciso considerar a estatura do cliente! Uma ergonomia bem planejada faz toda a diferença em um projeto.
6️⃣ Ignorar a estrutura
O cliente quer que derrube a parede para ter uma cozinha integrada? Antes de dizer sim é preciso que ele entenda que tudo depende da estrutura. Peça os projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, entre outros) para a construtora do imóvel, para saber onde estão as tubulações de água, os eletrodutos, vigas e pilares antes de desenvolver qualquer projeto e sempre alinhe as possibilidades reais de alterações com os clientes.
7️⃣ Escolher um piso escorregadio
A cozinha é um ambiente que precisa de um revestimento antiderrapante e fácil de limpar. Seu cliente pediu porcelanato polido? Então ele tem que saber que este material é extremamente escorregadio e um perigo para as áreas molhadas!
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje! Quer aprender mais?
Então navega pelo nosso blog, aqui nós temos todos os conteúdos do #DicaDoDia e você pode aprender muito sobre desenvolvimento de projeto, detalhamentos, iluminação, decor, gestão, empreendedorismo!
E até sexta que vem!! 💕