Quem está acompanhando as últimas postagens no meu perfil do Instagram já sabe que eu e a minha sócia, a Renata Lemos, recentemente finalizamos a produção da estante do meu Home Office. E ela ficou linda!

Então hoje quero trazer um pouco deste tema aqui para a #DicaDoDia porque, afinal de contas, para quem não trabalha com produção de ambientes pode até achar que decorar é só sair espalhando objetos novos pelos móveis, mas o nosso trabalho não é esse não. De forma alguma!

Se esse é o seu caso, anota essas dicas ✏️🗒️

1a.: A ideia de decorar o ambiente do seu cliente não é sobre montar o showroom de uma loja na casa dele! A casa das pessoas tem que ter a cara e personalidade delas. A história de quem mora nesse lugar deve fazer parte deste momento. É assim que transformamos espaços em lares, em lugares únicos, com memória afetiva e aconchego.

Para conseguir chegar nesse resultado a nossa dica é usar lembranças, heranças de família, objetos comprados em viagens, coleções, fotografias, livros de leitura de quem mora nessa casa e compor eles junto com os novos objetos que você "garimpou" nas lojas.

2a.: E os objetos novos, o que escolher?

Quatro elementos que não podem faltar: livros, vasos, quadros e plantas.

A quantidade de cada um deles vai depender do tamanho e da quantidade de móveis de cada ambiente, mas nunca leve 1 opção só de cada, é importante testar a composição no espaço. Se o ambiente for maior, você pode incrementar as opções, levando também porta-retratos, caixas, esculturas e bandejas, por exemplo.

3a.: Na hora de distribuir as composições nos móveis, sempre priorize a harmonia e o ritmo entre eles. Na ArqExpress a gente gosta de usar o método de "arrumação em X": você cruza os elementos de diferentes alturas.

Por exemplo, se em uma extremidade eu coloco uma planta alta, na sua diagonal vou colocar uma planta pendente, que são mais baixas.

Se na outra extremidade tem um quadro alto, então na diagonal dele vamos colocar um objeto mais baixo. E assim vamos criando a sensação de equilíbrio.

4a.: Eu sei que a maioria dos profissionais ama essa etapa de produção, mas não se empolgue demais na quantidade de elementos! Deixar espaços de respiro entre um objeto e outro também é muito importante para criar essa sensação de equilíbrio.

5a.: Sempre que você for começar uma produção, esvazie os móveis. Tira todos os objetos existentes do lugar e reúna todos eles no chão, por exemplo. Só depois disso você deve começar as composições novas. Assim fica muito mais fácil de planejar a disposição de cada coisa. 😉

E a minha estante, quer saber como ficou?

Tô apaixonada! Uma produção bem planejada faz toda a diferença na decor, não é?

Quer saber mais detalhes sobre a produção da minha estante? A Rê Lemos gravou um vídeo inteirinho sobre ela para o canal da ArqExpress no Youtube e lá tem mais dicas sobre esse assunto!

Você pode conferir tooodos os detalhes assistindo ao vídeo!